Como evitar atrasos no recebimento dos pagamentos da minha empresa

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Sim, é possível evitar atrasos no recebimento dos pagamentos! Saiba como reduzir cada vez mais o número de atrasados e inadimplentes em sua empresa.

Um problema que todo negócio enfrenta e que pode lentamente levar a empresa a falência caso não seja resolvido é a inadimplência.

Pagamentos atrasados podem prejudicar o planejamento financeiro de uma empresa, caso ela não tenha separado recursos para esse tipo de situação.

Mesmo que os clientes estejam com os pagamentos em atraso, a empresa ainda tem compromissos com os seus colaboradores e fornecedores que não podem atrasar.

Quando uma parte desse processo fica em falta, as demais com o passar dos dias começam a ser afetadas criando um efeito cascata.

Efeito cascata devido ao atrasos no recebimento dos pagamentos

Para facilitar o entendimento imagine a seguinte situação:

A taxa de clientes com o pagamento atrasado está alta, acima do 15% já é o suficiente para causar uma situação insustentável.

Devido à falta de pagamentos, a empresa passa a ter que gastar os recursos destinados a esse tipo de situação, porém, caso as cobranças demorem a serem quitadas esses recursos se esgotarão.

Como o dinheiro que devia movimentar o fluxo de caixa não entra de forma efetiva, é necessário começar a remanejar os recursos para cobrir os gastos mais importantes.

Falta dinheiro para pagar os fornecedores, ocasionando a falta de materiais.

Em consequência os colaboradores têm menos ferramentas para trabalhar, o serviço perde qualidade, desanimando os clientes que estão com o pagamento em dia.

Caso eles parem de ver benefícios na contratação do serviço, irão cancelar o contrato, diminuindo ainda mais os recursos financeiros da empresa, criando um ciclo.

No decorrer dos meses, os recursos financeiros para o pagamento de colaboradores, fornecedores e despesas como conta de luz e água se tornam insuficientes, deixando a empresa com a opção de assumir grandes dívidas ou correndo risco de fechar as portas.

Para interromper esse ciclo, é necessário que a empresa identifique o problema antes que seja tarde e adquira soluções para melhorar essa situação.

Continue a leitura deste post e veja 3 dicas para evitar atrasos no recebimento dos pagamentos!

Como evitar atraso nos recebimento dos pagamentos da minha empresa?

Pense quais são as principais justificativas dadas pelos clientes que estão em atraso. É comum ouvir respostas referentes ao esquecimento e a falta de praticidade do pagamento, além de imprevistos financeiros.

Sabendo disso, desenvolva estratégias que antecipam o esquecimento e a falta de praticidade, veja:

Dica 1: Sistema de emissão de boletos

Um sistema de emissão de boletos automatiza toda a parte de envio de boletos mensais.

A adesão de um sistema ajudará com o problema do esquecimento dos clientes. Isso porque é possível programar para que um lembrete seja enviado avisando sobre o pagamento que está para vencer.

Você pode estar pensando: “porque contratar um sistema sendo que posso realizar esse trabalho?”.

Imagine: os boletos possuem vencimentos em datas variadas, em valores distintos, pois são referentes a planos diferentes.

Agora você terá que separar um momento para ver quais são os clientes que pertencem a determinado plano e que tem como vencimento o mesmo dia. Esse processo realizado várias vezes no mês não é nada prático.

Um tempo terá que ser dedicado a enviar avisos, outro a gerar e enviar boletos, e posteriormente será necessário verificar se o pagamento foi realizado.

Com o sistema de gestão será necessário apenas realizar o cadastro e o restante do processo será feito de forma automática.

O trabalho do gestor fica mais simples e os clientes esquecidos são avisados para que se organizem da melhor forma.

Dica 2: Desconto nos pagamentos realizados dias antes do vencimento

Ainda seguindo a linha de raciocínio para empresas que usam o boleto como forma de pagamento, ofereça desconto nos pagamento realizados dias antes da data de vencimento.

A adesão de um sistema de emissão de boletos, além de lembrar os clientes mais esquecidos, permite que descontos sejam predefinidos e aceitos em pagamentos antes da data de vencimento.

O desconto oferecido é um grande motivacional para que os clientes estejam com o pagamento sempre em dia.

Afinal, quem não gostaria de pagar 10% a menos em um serviço que contratou, simplesmente por estar realizando o pagamento antecipado?

Muitas pessoas se planejam considerando os descontos e por isso, não perdem as datas de pagamento, evitando assim que fiquem em atraso com as empresas.

Dica 3: Pagamento recorrente via cartão de crédito

O pagamento recorrente é uma opção de transação que consiste em realizar um débito de forma automática no cartão de crédito do cliente mês a mês, por períodos acordados.

Esse tipo de pagamento tem benefício em dobro, pois além de impedir o esquecimento do cliente, é muito prático.

Para usar a recorrência, é necessário contratar um sistema de pagamento que preste esse serviço, fazer o cadastro do cliente e está pronto.

Quando chegar o dia definido no cadastro do cliente, será realizada uma cobrança no valor da mensalidade do serviço contratado, sem a necessidade de confirmação de senha, que o cliente ligue autorizando ou que vá ao local.

Dica extra: Conheça o cel_cash!

O cel_cash é um sistema de gestão financeira, pensado totalmente para facilitar a vida de gestores que prestam serviços por recorrência em seu negócio.

Ter o controle financeiro pode ser mais simples do que você imagina. Com o sistema cel_cash, o atraso nos pagamentos por parte dos seus clientes será minimizado.

Isso porque o sistema de pagamento recorrente cel_cash, oferece as opções de pagamento recorrente via boleto bancário, cartão de crédito e geração de boletos únicos.

Todo o processo de cadastro da cobrança recorrente pode ser configurado em menos de 3 minutos e depois disso, o sistema envia os lembretes e os boletos na data programada.

Além disso, não será necessário enviar arquivos de remessa e retorno ao banco para conferir os boletos que foram pagos ou não. O sistema cel_cash já faz o registro do boleto automaticamente e realiza a baixa assim que identifica o pagamento.

No caso da cobrança via cartão de crédito, após o cadastro será gerado o débito no cartão de crédito na data acordada, sem a necessidade de interação do gestor ou do cliente.

O cliente não precisa ir até o local onde contratou o serviço para efetuar o pagamento.

O cel_cash também conta com módulos especiais e gratuitos para os seus clientes. Eles possibilitam:

  • Personalização de relatórios: assim é possível ter a visualização das informações mais importantes para o seu negócio em um único local;
    O cliente quer praticidade e você poderá oferecer isso a ele;
  • Notificação por link do Whatsapp: as pessoas de modo geral possuem fácil acesso a esse aplicativo e preferem receber boletos e cobranças nele, já que é de mais fácil a visualização.
  • Cobrança mista: possibilita trocar o pagamento da transação de boleto para cartão de crédito em determinado mês e vice-versa;

Além de muitos outros recursos que fazem diferença prática na hora da gestão.

O sistema também está integrado com as principais operadoras do mercado, como a Cielo, Rede, GetNet, Global Payments e Bin.

Converse com um especialista e saiba mais sobre o sistema cel_cash.

Caso tenha dúvidas sobre a origem do cel_cash e sua confiabilidade, veja o post: cel_cash é confiável? E tire as suas próprias conclusões.

E já que você chegou até aqui, receba como presente pela dedicação em querer entender mais sobre como melhorar o seu negócio, dicas de como estruturar o financeiro e o contábil da sua empresa.

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