Gateway de pagamento: o que é, qual o melhor e como escolher

Compartilhar

|

qual o melhor e como escolher gateway de pagamento

Com o avanço da tecnologia, a prestação de serviços pela Internet ganhou grande proporção e preferência entre os consumidores, fazendo com que comerciantes e profissionais em geral se preocupem com a resposta de seus sites para que o cliente finalize suas compras sem atrasos ou obstáculos. Por esta razão, um gateway de pagamento tornou-se essencial no processo da jornada do cliente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, 48% dos compradores dão preferência para lojas que oferecem uma ampla gama de meios de pagamento. Para os consumidores, contar com facilidade na hora do pagamento é algo crucial.

Descubra aqui como funciona esse serviço digital e escolha a melhor opção para o seu negócio.

O que é gateway de pagamento?

Afinal, o que é gateway de pagamento?

Ele é um sistema que conta com uma interface que possibilita a transmissão e a transação de dados durante uma compra virtual. A operação pode ocorrer diretamente na loja virtual ou ainda utilizar uma instituição bancária como intermediadora para a conclusão do pagamento.

Dessa maneira, podemos entender que um gateway de pagamento funciona como uma espécie de “maquininha” digital, com a vantagem de cobrar taxas menores para o empreendimento.

Através do sistema, é possível gerar opções diversas de pagamento para o cliente, como:

  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Boleto;
  • Transferência bancária;
  • Assinatura;
  • Carnê;
  • Pix;
  • Bolemix.

Qual o melhor gateway de pagamento em 2023?

O avanço digital e a grande demanda de formas de pagamentos online da atualidade fizeram com que surgissem novas tecnologias e formas de receber e cobrar. Dessa forma, o mercado de fornecedores de serviços de pagamentos digitais cresceu juntamente com essa necessidade.

Instituições de pagamentos mais dominantes do mercado se inovaram e novos concorrentes também surgiram para complementar esse marketshare.

Confira abaixo os melhores gateway de pagamento:

1. cel_cash

O cel_cash é um fintech fundada em 2016 com a missão de reduzir a inadimplência nas empresas por meio de automatização de pagamentos.

Sendo uma das melhores opções de gateway de pagamento, fornece as melhores ofertas para franqueados e profissionais que desejam contar com a segurança de um sistema de pagamento para compras online.

O cel_cash conta com soluções inovadoras e diferenciais para seu negócio, como:

  • Automatização de cobranças no cartão de crédito, boleto com QR Code, Pix e débito em conta;
  • Pagamento recorrente;
  • Taxas mais acessíveis em comparação ao mercado;
  • Plataforma simplificada e intuitiva;
  • Gestão de clientes e cobranças completo;
  • Retentativas inteligentes e outros.

Grande referência na área de soluções de pagamento, o cel_cash conta com uma consultoria especializada para cada tipo de empresa e suas necessidades, trazendo otimização de metas e estratégias para alcançar os melhores resultados juntamente ao seu negócio.

2. Pagseguro

A PagSeguro é uma empresa brasileira criada em 2006 e que hoje se encaixa como um adquirente multi-bandeira.

Com o Gateway de Pagamento PagSeguro você conta com cerca de 25 meios de pagamentos além da conta digital. Suas taxas podem variar de acordo com o prazo de recebimento, sendo assim, a melhor opção para o empreendedor é entrar em contato com a empresa para a negociação dos melhores preços.

Considerada como uma empresa confiável no Reclame Aqui, se tornou a primeira no ranking de gateway de pagamento nacionais.

3. Cielo

Também atuante como adquirente multi-bandeira, a Cielo, fundada em 1995 pelos principais bancos nacionais, hoje é considerada umas das maiores líderes do setor de serviços financeiros da América Latina.

Como gateway de pagamento, ele oferece variedade de bandeiras, pagamento recorrente, emissão de boletos e integração via API para e-commerces.

4. Mercado Pago

O Mercado Pago é a gateway de pagamento desenvolvida pelo Mercado Livre, seu próprio case de sucesso. Seus recursos permitem administrar pagamentos e cobranças, ter uma linha de crédito e resolver as finanças.

Além disso, a empresa também oferece a opção da maquininha de cartão para estabelecimentos físicos.

5. Paypal

A Paypal é a pioneira no mercado, foi fundada em 1998 e provavelmente é a gateway de pagamentos mais conhecida.

Atualmente, a empresa já tem mais de 227 milhões de contas ativas no mundo todo. Ela é uma carteira digital internacional e já possui mais de 325 milhões de correntistas ativos.

A plataforma oferece diversos tipos de pagamentos e recursos de gestão de recebimento recorrentes.

Confira também: 5 melhores plataformas de pagamentos online

Quais são as vantagens de contratar um gateway de pagamento?

Múltiplas opções para o cliente pagar

O Gateway de pagamento é uma opção muito utilizada, já que por meio dele, é possível utilizar diversos meios de pagamento, como o Boleto e o Pix, não só o cartão de crédito.

Com o cel_cash, ainda é possível mesclar os meios de pagamento para que eles se adequem às necessidades do cliente. Por exemplo, uma cobrança feita mês a mês no cartão, pode ser alterada para o boleto ou Pix, facilitando a cobrança e pagamento.

Maior possibilidade de negociação de taxas

Ao utilizar um gateway de pagamento, você está aberto a multiadquirência, ou seja, você pode usar diferentes adquirentes e bandeiras de cartão numa mesma “conta”. Assim é possivel negociar as melhores taxas de acordo com as necessidades do momento de seu negócio.

Assinaturas e pagamentos recorrentes

Modelo de negócio SAAS, que contam com assinaturas periódicas se beneficiam também do gateway de pagamentos.

Com ele é possível gerenciar as cobranças em datas específicas e períodos pre-estabelecidos.

Segurança

Para um gateway de pagamento atuar em regularidade com as normas do Banco Central, é necessário estar em conformidade com o PCI Compliance.

Essa é uma certificação de que o gateway está de acordo com as regras das indústrias de cartão,sendo autorizada a realizar a transação de dados do cartão do cliente com segurança.

Como escolher um bom gateway de pagamento?

Um bom gateway deve contar com sistema de pagamento recorrente. Ele é importante para auxiliar na otimização de processos e não apresentar inconsistência durante uma possível sobrecarga no serviço.

Além disso, ao analisar um gateway de pagamentos você deve considerar também:

  • Confiança e segurança;
  • Facilitação do processo de compras;
  • Diferentes formas de pagamento;
  • Dimensionamento de dados.

Leia também “Buy Now Pay Later (BNPL): o que significa e como funciona no Brasil” para conhecer o novo método de pagamento a prazo.

Como funciona um gateway de pagamento?

As transações financeiras através do gateway ocorrem a partir da coleta e do armazenamento de dados e informações do cliente.

Esse método é importante para que o sistema consiga se conectar ao banco e aos operadores de cartão de crédito e saber se o consumidor possui saldo disponível para concluir a compra.

Se tudo estiver correto, o pagamento online continua sendo processado e o cliente pode finalizar a aquisição sem grandes problemas. Essa facilidade possibilita aos seus negócios uma grande chance de faturamento.

Veja como é e como funciona detalhadamente em: Para que serve um gateway de pagamento e como ele funciona?

Entenda como acontecem as transações em um gateway de pagamento

O processo do gateway de pagamento ocorre em 3 passos bem simples.

Página de pagamento

Ao escolher um produto o qual deseja comprar, o cliente é redirecionado para a página de checkout para conferir as informações, adicionar os dados de pagamento e finalizar a compra.

O gateway de pagamento auxilia na economia de tempo do consumidor por não precisar ser redirecionado para outra página para inserir as informações e talvez não ter clareza do que está sendo cobrado no pedido.

Processamento do pedido

Com a compra aprovada, todo o processo do pedido é realizado através do gateway de pagamento, responsável pela comunicação com o adquirente. Toda essa sequência é importante para que a comunicação com as operadoras de cartão e instituições bancárias seja realizada.

Confirmação

Ao aprovar a solicitação de compra, uma confirmação é enviada diretamente para o gateway de pagamento, que gera uma mensagem automática ao cliente informando que a aquisição foi validada e que o produto já está disponível.

Entenda como acontecem as transações em um gateway de pagamento, aqui!

Gateway de pagamento para empresas: vantagens em obter o sistema

Além da vantagem de melhorar o faturamento da empresa, devido à diminuição das desistências no momento do pagamento, o gateway de pagamento possui outros benefícios importantes e que fazem toda a diferença no empreendimento, como:

Garantia de compras seguras

A principal preocupação dos consumidores atualmente é evitar cair em golpes durante um pagamento online. Dessa forma, ao contar com um sistema de pagamento online para sua loja virtual, você pode receber um certificado SSL e um sistema antifraude.

Através deles, você evita a clonagem e o roubo de cartões dos clientes e garante a criptografia de dados e proteção das informações, dentro das diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Melhora na taxa de conversão

Oferecendo segurança máxima aos seus clientes, sua taxa de conversão tende a aumentar pela confiança depositada pelo possível consumidor. Essa proteção, aliada com a boa velocidade de carregamento e sem redirecionamento de página, permite que o comprador chegue à fase final sem grandes desistências.

A probabilidade de um consumidor indicar seus produtos e sua loja virtual também faz parte de um tráfego orgânico que pode resultar em grandes ganhos ao final de cada mês.

Redução de custos

Ao obter um bom gateway de pagamento, você também tem a chance de buscar taxas menores diretamente com a instituição bancária, uma vez que o sistema facilita o trabalho dos dois lados.

Essa redução pode ser essencial para você manter as estratégias pensadas anteriormente por você e que possam caber no seu bolso, principalmente se a sua loja virtual estiver começando.

Gestão otimizada

Manter uma loja virtual gerando lucros requer também uma boa gestão administrativa. Dessa forma, ao contratar um sistema para receber pagamentos online, você também conta com acesso a um painel exclusivo para ter um melhor acompanhamento das vendas.

É possível também obter métricas e relatórios sensíveis às vendas do mês, o que possibilita a mudança de estratégia caso necessária, além de saber o que você pode ou não evidenciar para gerar um maior retorno.

Quer saber de mais uma vantagem para as empresas que recebem pelo gateway de pagamento? Confira: Gateway de pagamento para empresas: 5 vantagens

Qual é a melhor empresa no mercado para pagamentos digitais?

Atualmente, o cel_cash é a melhor empresa de gateway de pagamento. Ela oferece os melhores orçamentos para franquias e profissionais liberais que desejam contar com a segurança de um gateway de pagamento para as compras online.

Sendo grande referência no ramo de soluções de pagamento e transações bancárias, a cel_cash conta com especialistas para cada necessidade empresarial, fazendo com que os objetivos e as estratégias sejam otimizadas para gerar os melhores resultados.

Fale com especialista, nossa equipe pode entender melhor os problemas e as soluções que você está buscando em nossos serviços, oferecendo assim uma excelente consultoria e definindo um pacote de serviços que cabem no seu orçamento. Melhore hoje mesmo o faturamento da sua empresa.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time