Descubra tudo sobre Gateway de pagamentos

Você sabia que os gateways de pagamento muitas vezes são os responsáveis por realizar uma transação rápida em uma compra online? Descubra como isso funciona aqui!

por Lays Xavier
Descubra tudo sobre Gateway de pagamentos

Com o avanço da tecnologia, a prestação de serviços pela internet ganhou um grande destaque e fez com que lojistas e profissionais em geral se preocupassem com a resposta de suas páginas para que o cliente consiga finalizar as compras sem atrasos e empecilhos.

Devido a isso, contar com um gateway de pagamento se tornou imprescindível. Saiba como ele pode te ajudar a melhorar as vendas e a experiência do cliente a seguir.

O que é gateway de pagamento?

Afinal, o que é gateway de pagamento?

Ele é um sistema que conta com uma interface que possibilita a transmissão e a transação de dados durante uma compra virtual. Ela pode ocorrer diretamente na loja virtual ou ainda utilizar uma instituição bancária como intermediadora para a conclusão do pagamento.

Dessa maneira, podemos entender que um sistema de pagamento funciona como espécie de “maquininha” digital, com a vantagem de cobrar taxas menores para o empreendimento.

Através do sistema, é possível gerar opções diversas de pagamento para o cliente como:

  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Boleto;
  • Transferência bancária;
  • Assinatura;
  • Carnê.

Como funciona o pagamento online através do gateway?

As transações financeiras através do gateway ocorrem a partir da coleta e armazenamento de dados e informações do cliente.

Esse método é importante para que o sistema consiga se conectar ao banco e operadores de cartão de crédito e saber se o consumidor possui saldo disponível para concluir a compra.

Se tudo estiver correto, o pagamento online continua sendo processado e o cliente pode finalizar a aquisição sem grandes problemas. Essa facilidade possibilita aos seus negócios uma grande chance de faturamento.

Veja como é, e como funciona detalhadamente em: Para que serve um gateway de pagamento e como ele funciona?

Gateway de pagamento para empresas: Vantagens em obter o sistema

Além da vantagem de melhorar o faturamento da empresa, devido a diminuição das desistências no momento do pagamento, o gateway de pagamento possui outros benefícios importantes e que fazem toda a diferença no empreendimento, como:

Garantia de compras seguras

A principal preocupação dos consumidores atualmente é evitar cair em golpes durante um pagamento online. Dessa forma, ao contar com um sistema de pagamento online para sua loja virtual, você pode receber um certificado SSL e um sistema antifraude.

Através deles, você evita a clonagem roubo de cartões dos clientes e garante a criptografia de dados e proteção das informações, dentro das diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Melhora na taxa de conversão

Oferecendo segurança máxima aos seus clientes, sua taxa de conversão tende aumentar pela confiança depositada do possível consumidor. Essa proteção, aliada com a boa velocidade de carregamento e sem redirecionamento de página, permite que o comprador chegue a fase final sem grandes desistências.

A probabilidade de um consumidor indicar seus produtos e sua loja virtual também fazem parte de um tráfego orgânico que pode resultar em grandes ganhos ao final de cada mês.

Redução de custos

Ao obter um bom gateway de pagamento, você também tem a chance de buscar taxas menores diretamente com a instituição bancária, uma vez que o sistema facilita o trabalho dos dois lados.

Essa redução pode ser essencial para você manter as estratégias pensadas anteriormente por você e que possam caber no seu bolso, principalmente se a sua loja virtual estiver começando.

Gestão otimizada

Manter uma loja virtual gerando lucros requer também uma boa gestão administrativa. Dessa forma, ao contratar um sistema de pagamento online, você também conta com acesso a um painel exclusivo para ter um melhor acompanhamento das vendas.

É possível também obter métricas e relatórios sensíveis às vendas do mês, o que possibilita a mudança de estratégia caso necessária, além de saber o que você pode ou não evidenciar para gerar um maior retorno.

Quer saber de mais uma vantagem para as empresas que recebem pelo gateway de pagamento? Confira: Gateway de pagamento para empresas: 5 vantagens

Entenda como acontecem as transações em um gateway de pagamento

O processo do gateway de pagamento ocorre em 3 passos bem simples.

Página de pagamento

Ao escolher um produto do qual deseja comprar, o cliente é redirecionado para a página de checkout para conferir as informações, adicionar os dados de pagamento e finalizar a compra.

O gateway de pagamento auxilia na economia de tempo do consumidor em não precisar ser redirecionado para outra página para inserir as informações e talvez não ter clareza do que está sendo cobrado no pedido.

Processamento do pedido

Com a compra aprovada, todo o processo do pedido é realizado através do gateway de pagamento, responsável pela comunicação com o adquirente. Toda essa sequência é importante para que a comunicação com as operadoras de cartão e instituições bancárias seja realizada.

Confirmação

Ao aprovar a solicitação de compra, uma confirmação é enviada diretamente para o gateway de pagamento que gera uma mensagem automática ao cliente informando que a aquisição foi validada e que o produto já está disponível.

Entenda como acontecem as transações em um gateway de pagamento, aqui!

O que considerar para obter o melhor sistema?

Um bom gateway deve contar com sistema de pagamento recorrente. Ele é importante para auxiliar na otimização de processos e não apresentar inconsistência durante uma possível sobrecarga no serviço.

Além disso, ao analisar um gateway de pagamentos, você deve considerar também:

  • Confiança e segurança;
  • Facilitação do processo de compras;
  • Diferentes formas de pagamento;
  • Dimensionamento de dados.

Como ter sucesso utilizando o sistema?

A melhor forma de pagamento para loja virtual é aquela que mais oferece otimização e dinamismo para o cliente, ou seja, que traga também a possibilidade de variedade para meios de pagamento online. Sendo assim, é dessa maneira que você pode conseguir obter sucesso utilizando o gateway de pagamentos.

Com a otimização, você dobra a possibilidade de compras realmente finalizadas em menos tempo, além de conseguir entender melhor o comportamento de clientes que abandonam a compra no meio ou deixam para finalizar depois.

Esses pontos são bastante importantes para pensar na produção de conteúdos voltados para o marketing da empresa e fazer com que aquele cliente retorne e realmente finalize a compra.

Ao adquirir o gateway, você também está adquirindo mais tempo para cuidar dos seus negócios, o que possibilita sua equipe a melhorar cada vez mais a comunicação com o público-alvo e fazer com que esse investimento não tenha sido em vão.

Outro ponto importante para conquistar o sucesso utilizando o pagamento digital é entender também aquele cliente que já está comprando de você. Quais as novidades você pode oferecer para que ele retorne para comprar mais? Que produtos ele ainda pode não conhecer e seja uma necessidade?

Todos esses pontos são possíveis de obter a partir de uma análise dos relatórios e das métricas que a empresa tem acesso ao adquirir um gateway.

Diferenças entre um gateway e intermediador de pagamento

Embora a proposta geral seja a mesma em conectar o cliente com a loja e o adquirente, um gateway de pagamento se distancia bastante de um intermediador. Sua primeira grande diferença está no modelo da prestação do serviço.

Um intermediador de pagamentos opera um serviço financeiro, assumindo todos os riscos e responsabilidades pela cobrança. A partir disso, é importante salientar a segunda grande diferença: ele opera com o redirecionamento de página para obter uma página própria de checkout.

Já o gateway de pagamento é realmente um processador, sem a necessidade de prestar um serviço financeiro e estabelecendo uma comunicação mais direta com o cliente, gerando o impacto positivo na experiência e aumentando suas chances de retorno.

Por que utilizar um gateway e não um intermediador para o e-commerce?

O intermediador de pagamentos pode apresentar opções reduzidas de pagamento na loja virtual. É comum que o sistema não apresente todas as bandeiras de cartão de crédito, o que pode afastar o cliente na hora de finalizar a compra, impedindo as vendas.

Além disso, algumas plataformas de e-commerce podem ficar fora do alcance reduzido de um intermediador, não sendo assim vantagem no investimento.

Já o gateway de pagamento é a garantia de independência que o que seu negócio online precisa. Além de oferecer segurança na proteção de dados e demais informações dos clientes, esse sistema também trás uma grande integração com qualquer API de pagamento e consegue obter o melhor custo-benefício.

Por que utilizar um gateway de pagamento para franquias

Geralmente, as franquias lidam com diferentes clientes e comportamentos de pagamento, sendo necessário também oferecer diferentes meios de pagamento online para a aquisição do produto.

Embora as facilidades do digital tenham melhorado a possibilidade de pagamentos mais rápidos por cartões de débito e crédito, uma grande parcela da população brasileira ainda prefere realizar seus pagamentos via boleto bancário.

Dessa forma, o principal benefício para as franquias é a possibilidade de múltiplos pagamentos, além da chance de poder negociar taxas mais baixas e facilitar a otimização do sistema sempre que necessário.

Além dessa vantagem, também há a possibilidade da equipe responsável não precisar ser expert em processos de programação para poder lidar com o gateway.

Isso além de facilitar o trabalho do dia a dia, também garante que a manutenção possa ser realizada pelos próprios gestores, garantindo a boa independência do empreendimento.

Por fim, uma franquia também pode ter acesso aos dados em tempo real das transações e desistências, o que pode servir como parâmetro para entender o comportamento dos clientes de cada franquia e potencializar o marketing para as vendas no futuro.

Como associar um gateway à sua franquia?

Obter a possibilidade de um único sistema de pagamento para uma franquia é sempre a melhor opção. Contudo, é preciso entender primeiro as finalidades da empresa para poder apresentar o melhor tipo de gateway disponível.

Dessa forma, é importante que o gestor primeiro faça uma pesquisa entre as melhores empresas no mercado de pagamentos digitais para descobrir qual a mais indicada para os serviços desempenhados pela marca e gere um impacto positivo para a estratégia.

A extensão de possibilidade no uso dos gateways de pagamentos é infinita. Até mesmo aplicativos pode aproveitar desse método para realizar as suas cobranças.

Entenda como funciona gateway de pagamento para aplicativos, e se surpreenda com o quanto esse meio de pagamento é utilizado.

Qual é a melhor empresa no mercado para pagamentos digitais?

Atualmente, o Galax Pay é a melhor empresa de gateway de pagamento. Ela oferece os melhores orçamentos para franquias e profissionais liberais que desejam contar com a segurança de um gateway de pagamento para as compras online.

Sendo grande referência no ramo de soluções de pagamento e transações bancárias, a Galax Pay conta com especialistas para cada necessidade empresarial, fazendo com que os objetivos e as estratégias sejam otimizadas para gerar os melhores resultados.

Ao preencher nosso formulário de contato, nossa equipe pode entender melhor os problemas e as soluções que você está buscando em nossos serviços, oferecendo assim uma excelente consultoria e definindo um pacote de serviços que cabem no seu orçamento. Melhore hoje mesmo o faturamento da sua marca.

PROMO-CARTAO

Receba o contato de um especialista

Autor

Lays Xavier

Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos.
Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.

Outros posts feitos por Lays Xavier

Deixe seu comentário