Crescendo os lucros com ROI

Precisa aumentar os seus lucros mas não sabe por onde começar? Aprenda a calcular o ROI e dê o primeiro passo.

por Luana Carvalho

As ferramentas para análises de métricas existentes tornaram muito mais fácil a mensuração dos resultados obtidos em uma estratégia. 

Essa análise pode ser dificultada com o surgimento de questionamentos como: o que é ROI? 

Muitos empresários dizem que entender o que é essa sigla e colocar o seu uso em prática pode melhorar significativamente os resultados de seu negócio. 

Mas afinal, o que é ROI?

Antes de aprendermos como calcular o ROI é preciso entender o que ele é, certo?

O ROI (retorno sobre o investimento) é uma métrica usada para medir a rentabilidade do investimento, ou seja, se o investimento é bom para a empresa. 

Na maioria dos casos ele deve ser calculado antes mesmo do investimento ser executado.

Por meio de uma taxa de retorno, o ROI indica quanto um investidor ganhou, ou perdeu, em relação ao valor aplicado, além de possibilitar a realização de uma análise sobre o que aconteceu com o investimento e ter uma perspectiva de futuro do mesmo. 

Como calcular o ROI?

A fórmula de cálculo do retorno sobre o investimento é: 

ezcqW469b3a54lvRblWz58lDAMwS-4DPlSxYLVnY

Para que você entenda melhor e não reste nenhuma dúvida, vamos explicar um passo a passo. Continue a leitura para entender tudo!

1DOrPoRW9VdQUZiB2IFaopI9Xzq1pxL_7ZYvIrdb

Uma empresa investiu R$40.000,00 em marketing de conteúdo durante 1 ano. Nesse período a estratégia usada rendeu a empresa 500 vendas com receita média de R$150,00. 

Usando o exemplo acima, vamos aos cálculos:

Passo 1: Calcular o custo de investimento da empresa.

Para isso será necessário multiplicar o número de vendas pelo valor da receita média. 

Vendas = 500

Receita média = R$ 150,00

O custo de investimento da empresa será:

150 * 500 = 75.000

Feito isso, poderemos prosseguir.

Passo 2: Aplicar a fórmula do ROI:

ROI = (75.000 - 40.000 / 75.000) * 100

ROI = (35.000 / 75.000) * 100

ROI = 0,46 * 100

ROI = 46%

Em outras palavras, 46 centavos retornaram para essa empresa em forma de lucro, o que é um resultado ótimo! 

Ficou mais fácil né? 

Agora que já sabemos o que é o ROI e como calcular, vamos entender quais são seus benefícios e suas principais barreiras.

Quais as vantagens e dificuldades de usar o ROI?

Realizar o cálculo periódico do retorno sobre todos os investimentos, independente do setor da sua empresa, vai auxiliar a:

  • Cortar gastos desnecessários;
  • Aumentar os lucros;
  • Ter resultados duradouros;
  • Aumentar o moral da equipe;

Porém tudo tem suas desvantagens, não é mesmo? Alguns fatores podem tornar o cálculo do ROI um pouco mais difícil. São eles:

  • O ROI não leva em conta a duração do investimento;
  • Não considera as flutuações de valor devido à inflação;
  • E pode ser manipulado, uma vez que é preciso obter as informações que serão utilizadas para o cálculo de um local confiável. 

Fique atento!

Vimos como realizar o cálculo regular do ROI é importante e influencia no crescimento da sua empresa. Torne isso um hábito

Autor

Luana Carvalho
Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
Outros posts feitos por Luana Carvalho
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa