Como utilizar o Pix para e-commerce e atrair mais clientes?

Compartilhar

|

Entenda como funciona o Pix para E-commerce e porque essa nova forma de pagamento não pode ficar fora da sua loja virtual!

Após algum tempo do seu lançamento, novembro de 2020, o Pix é um meio de pagamento já bastante consolidado, superando o boleto bancário. Por esse motivo que está se tornando cada vez mais forte o Pix para e-commerce.

Segundo o Banco Central do Brasil (Bacen), a sua adesão é bastante acelerada, tendo um crescimento de 57,5% ao mês. Os consumidores já estão cada vez mais habituados ao formato – faltam apenas os vendedores.

E por que você deve usar o Pix como pagamento online? Como funciona o Pix? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre esse meio de pagamento!

O que é o Pix e como funciona no e-commerce?

O Pix já se tornou o segundo meio de pagamento mais buscado pelos clientes brasileiros.” (fonte: Fiserv)

Pix se trata de uma modalidade de pagamento fornecida pelo Banco Central do Brasil. Através dele, é possível realizar pagamentos instantâneos (em questão de segundos) a qualquer hora do dia e em qualquer dia, inclusive feriados, além de também poder parcelar tais valores.

No caso de simples transferência de valores entre usuários, não há taxas. No caso do Pix para pessoas jurídicas, há taxas, mas é um valor menor em relação às taxas de outras formas de pagamento.

Para realizar um pagamento com Pix, é possível utilizar de:

  • Chaves Pix, que podem ser o seu número de telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou chave aleatória gerada pelo sistema. Uma pessoa jurídica pode ter até 20 chaves distintas;
  • QR Code Pix, que utiliza desse sistema para a cobrança por código QR. É possível de ser aplicado até mesmo em boleto bancário e pode ser dinâmico ou estático.

Como funciona o Pix no e-commerce?

Não é nada complicado o Pix para e-commerce: ele é apenas mais um meio de pagamento que pode ser oferecido aos clientes na página de pagamento ou página de checkout.

Para as empresas, a tecnologia oferece duas grandes funcionalidades:

  • Pix Cobranças: funciona como uma fatura de pagamento com data de vencimento, ou seja, semelhante a um boleto bancário. É um dos principais recursos para o e-commerce;
  • Pix Troco: permite o troco em espécie após o recebimento de certa quantia através do Pix. Dessa forma, um estabelecimento físico pode obter o troco em dinheiro após receber um Pix acima do valor praticado.

Como é implementado o Pix para pagamento online na loja virtual?

Para receber por Pix na loja virtual, é necessário contar com a tecnologia através de um banco ou outra instituição financeira. Ao contratar o serviço, você precisa avaliar:

  • As taxas para recebimento por Pix, que variam de acordo com a instituição financeira. Em geral, são taxas mais baixas que as de outras formas de pagamento, como boleto e cartão;
  • A integração com a sua loja virtual, de forma que possa oferecer o Pix na página de pagamento.

Quais são as vantagens do Pix para e-commerce?

Por causa das vantagens do Pix online, cerca de 32% dos e-commerces já trabalham com essa tecnologia no site. Que vantagens são essas?

1. Taxa de conversão maior que a do boleto

boleto bancário, apesar de ser uma alternativa simples, nem sempre é prático e rápido, o que pode levar à desistência do cliente no checkout. Por demorar a compensar, é também desvantajoso para a sua loja.

Com o Pix online, a transação é imediata, tendo a forma de pagamento taxa de aprovação 50% maior que a do boleto bancário. Dessa forma, apresenta uma taxa de conversão superior. Além disso, um grande problema das lojas online é resolvido: estoque parado aguardando pagamento.

2. Fornece uma integração mais fácil ao site

Dependendo da instituição financeira que contratar, o Pix online apresenta uma fácil integração com lojas virtuais. Dessa forma, a opção aparece junto das outras na página de pagamento, podendo ser escolhida rapidamente pelo cliente.

Além disso, existe o link de pagamento com Pix, o que permite que o cliente possa ir para a página de pagamento pelo WhatsApp. Dessa forma, há maior conforto para o consumidor na cobrança.

3. Permite uma gestão de negócios melhor

Como o pagamento é imediato através do Pix, você ganha uma melhor gestão de estoque, de logística e do fluxo de caixa. Com isso, é possível oferecer envios de mercadoria mais rápidos, o que é um atrativo para o potencial cliente.

4. Custo menor para a aplicação

Apesar de apresentar taxas, o Pix para pagamento online possui valores menores que os praticados pelo boleto e o cartão de crédito. Inclusive, a economia do Pix chega a ser de até 80% nas taxas.

Com essa tremenda barganha, você tem uma oportunidade para oferecer mais descontos e vantagens, de forma a atrair novos clientes e manter os antigos.

5. Garante uma compra segura para o cliente

Pelo Pix seguir as diretrizes impostas pelo Banco Central, ele fornece uma compra segura no e-commerce. Além das diretrizes, possui a proteção da criptografia e da autenticação para evitar fraudes digitais.

Dessa forma, sua loja consegue conquistar o público ainda inseguro em comprar mercadorias pela internet e oferecer seus dados bancários.

6. Possui variedade de pagamento

O Pix é um meio de pagamento que é bastante variado em si, oferecendo a possibilidade de pagamento por chaves Pix e por QR Code. Inclusive, oferece a opção de Pix Cobrança, que tem as mesmas funcionalidades do boleto bancário e a função de parcelamento do Pix.

Dessa forma, traz uma variedade maior de possibilidades de pagamento ao cliente.

Onde obter o seu Pix para e-commerce?

Para ter um Pix E-commerce, a melhor opção é o cel_cash, que oferece um sistema completo para além do pagamento instantâneo. Somos uma plataforma de pagamento e gestão financeira que oferece o Pix para e-commerce com integração via API.

API é gratuita e você ainda recebe:

  • Uma gestão de contratos online, sendo possível colher as assinaturas digitais e enviar contratos por e-mail ou WhatsApp;
  • Páginas personalizadas para o pagamento do cliente;
  • Notificações de cobrança enviadas automaticamente, assim como as notas fiscais;
  • Baixa e identificação de pagamentos em Pix!

Ao contar com o Pix para e-commerce da nossa plataforma, você se junta a mais de 1.500 clientes satisfeitos. Preencha o formulário abaixo para nossos especialistas apresentarem uma proposta especial! 

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time