Como um ERP pode auxiliar na gestão financeira da sua empresa?

Compartilhar

|

Entenda como um ERP ajuda no controle financeiro do seu negócio e aumenta bastante a produtividade da empresa.

Todos os gestores de empresas, independente do ramo de atuação, possuem uma preocupação em comum: a saúde financeira dos seus negócios. Só assim é possível que a companhia se mantenha competitiva no mercado.

Por muito tempo as empresas utilizavam planilhas para realizar o controle financeiro, mas com o avanço da tecnologia e dos sistemas automatizados é possível acompanhar todas as suas receitas e despesas online, dispensando o modelo antigo de controle.

Para que toda a equipe financeira tenha este controle de maneira fácil e rápida é necessário o uso de um bom software de gerenciamento financeiro, principalmente se ele for integrado aos demais setores, isso não seria ótimo? E é desta integração que iremos falar a seguir! Vamos lá?

O que é um ERP?

Atualmente é extremamente importante que as empresas possuam um sistema ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão empresarial integrado, que como o próprio nome já diz, tem por objetivo integrar todos os departamentos da empresa em um único sistema.

A integração dos setores da empresa por meio deste software ocorre de forma segura, possibilitando um aumento da produtividade das equipes, reduzindo custos e facilitando a tomada de decisão por parte dos gestores.

Desta forma, o ERP tem o papel de unificar as informações de todos os departamentos, gerenciando os dados do seu empreendimento e se tornando uma solução completa para todas as empresas, independente da área de atuação.

Como um ERP atua na gestão financeira?

controle financeiro nada mais é do que administração de todas as atividades financeira da organização e a sua avaliação. São realizados relatórios das informações patrimoniais e controle de fluxo de caixa.

Um bom sistema de gestão que integre todos os setores da sua empresa, proporciona muitas vantagens para um bom funcionamento do departamento financeiro.

ERP organiza tudo o que acontece a nível tanto de gestão como operacional, fornecendo dados e informações importantes para um melhor desempenho do setor financeiro, a curto ou a longo prazo.

O uso de um sistema de gestão empresarial online possibilita um acesso de qualquer lugar que possua conexão com a internet, seja por meio de um notebook, tablet ou smartphone.

Esta mobilidade permite que o gestor acompanhe de perto todo o fluxo financeiro e torna a tomada de decisão mais fácil e assertiva.

Quais benefícios do ERP para a área financeira?

Estamos vivendo na era digital e nada melhor do que aproveitar o uso da tecnologia para ajudar no gerenciamento financeiro da empresa, afinal, é preciso estar sempre atento quando o assunto é dinheiro, não é mesmo?

O uso de um ERP para a gestão financeira apresenta muitos benefícios para as empresas atualmente e separamos alguns deles abaixo:

Segurança

Em um software de ERP online, os dados da sua organização ficam armazenados em nuvem, dispensa a instalação de servidores locais, facilitando a implantação e possibilitando que o gestor tenha acesso aos dados de qualquer lugar que tenha internet disponível

Controle financeiro unificado

Este software de gestão possibilita o controle financeiro total da empresa, como o gerenciamento de contas a pagar e receber, demonstrativos de fluxo de caixa, integração bancária, além da geração de diversos indicadores financeiros.

Lançamentos por centro de custo

Para que seja viabilizada uma análise de custo real, um bom ERP com módulo financeiro deve contar com a funcionalidade de lançamentos das contas a pagar estruturadas por centro de custo, assim é possível precificar corretamente cada produto.

Redução de custos

Utilizando um sistema de gestão integrado, sua empresa conseguirá acompanhar todos os processos internos, desde a ordem de produção até a expedição, conseguindo assim identificar gastos desnecessários no momento, alcançando a redução de custos do financeiro e de vários outros setores da empresa.

Segurança na tomada de decisão

Com o acesso em tempo real das informações financeiras da empresa, seja por meio de relatórios ou gráficos, você poderá se organizar melhor diante de uma decisão significativa, por exemplo, uma negociação importante com um cliente ou fornecedor ou então um grande investimento.

Ao analisar todas as vantagens que o ERP pode assegurar para a gestão financeira da sua empresa, fica fácil perceber a importância deste software para os seus negócios.

Ter um ERP online é questão de necessidade para todas as empresas que buscam agilidade e eficiência na gestão, permitindo um controle total de todos os setores, fazendo com que seu negócio cresça mediante um cenário altamente competitivo como o qual estamos vivendo.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time