Como superar os principais desafios da cobrança via boleto

Confira as melhores maneiras de driblar os desafios da cobrança via boleto!

por Lays Xavier

O uso do boleto bancário como opção de pagamento é muito comum entre os consumidores. Essa preferência não é de hoje e é alimentada pelo fato de que muitos usuários do ambiente online se sentem mais confortáveis em realizar transações em que não é necessário fornecer dados bancários pessoais em uma página na internet.

A adesão ao boleto bancário como meio de pagamento exige muita atenção dos gestores, para que eles possam acompanhar o que ocorre de fato com as movimentações financeiras em sua empresa. Deve ser considerado por exemplo, o fato de que nem todos os boletos gerados são pagos.

Por essa razão, é necessário entender os pontos fortes da cobrança através de boletos e também seus desafios para agir!

Pontos fortes

  • O consumidor de modo geral está familiarizado com esse tipo de pagamento;
  • Rapidez no repasse, já que após o pagamento por parte do cliente, o dinheiro está disponibilizado na conta do gestor em cerca de 3 dias úteis;
  • As taxas cobradas em boletos são fixas, independentemente do valor da cobrança;
  • Segurança para o usuário: os boletos só poderão ser pagos caso os dados cadastrados no momento da emissão estejam de acordo.

Desafios

  • Diminuição do compromisso com o pagamento já que boletos podem ser esquecidos e dependem 100% do interesse e ação em pagá-lo do consumidor;
  • Necessidade do envio de arquivos de remessa e retorno aos bancos;
  • Maior necessidade de acompanhamento em relação aos pagamentos obtidos;
  • Pagamento de taxas por boleto emitido sendo ele pago ou não pelo consumidor.

Observando os pontos fortes e fragilidades, é possível focar em estratégias para seu negócio.

Após o fim do uso de boletos sem registros em novembro de 2018, a emissão de boletos ficou mais segura e mais criteriosa. Isso porque o boleto registrado cobra taxas por emissão de boleto, porém trás mais segurança para as empresas e para os usuários.

Para facilitar o dia a dia das empresas que trabalham com esse meio de pagamento, foram desenvolvidos softwares de emissão de boletos bancários e a adesão do modelo de recorrência.

Recorrência via boleto

A recorrência está presente no cotidiano de todos, para entender melhor, basta pensar nas empresas de água e energia, ou até mesmo nas plataformas de streaming que usamos em nosso dia a dia, como o Spotify e a Netflix.

Para ficar ainda mais claro, podemos definir como serviços mensais que oferecem soluções sem que haja necessidade de ligar todos os meses para que o cliente renove e pague pelo serviço. No caso dos serviços de recorrência, só é necessário que o cliente realize contato para pedir o cancelamento do serviço.

A recorrência via boleto, é realizada através da cobrança de pagamentos mensais de forma automatizada. É preciso apenas cadastrar o valor da cobrança e os dados do cliente uma única vez e esse serviço irá se repetir pelos meses consecutivos ou conforme o tempo estabelecido em contrato.

O boleto recorrente é indicado para quais segmentos?

Todas as empresas que oferecem serviços e vendas de produtos através da repetição de cobranças periódicas podem usar essa modalidade. São exemplos:

  • Instituições de ensino;
  • Academias;
  • Clubes de assinaturas;
  • Clínicas odontológicas;
  • Planos de saúde;
  • Estacionamentos;
  • E muitas outras empresas que prestam serviços recorrentes.

Por que ter um sistema de gestão para pagamentos recorrentes?

Com as novas demandas geradas pela extinção do boleto registrado, a dedicação dos gestores aos pagamentos aumentaram ainda mais. O contato com o banco passou a ser diário e o acompanhamento das demandas ficaram ainda mais complexos.

Os softwares de emissão realizam o registro do boleto automaticamente, trazendo mais segurança para o cliente e agilidade para a empresa, já que não é necessário fazer o envio de arquivos para que o banco registre e só então após isso, valide o boleto.

Um exemplo de software para a emissão de boletos, é o Galax Pay. Sua contratação automatiza os processos de emissão, facilita o acompanhamento dos pagamentos, exclui a necessidade de envios nos arquivos de remessa e retorno, e o grande diferencial é cobrança de taxa somente por boletos pagos.

São características desse software:

  • Geração automática de boletos: quando registrados no sistema os dados do cliente e a cobrança, o software permitirá a geração de boletos automáticos todos os meses, na data determinada, com as informações e valores determinados.
  • Envio de boletos por WhatsApp: o cliente que possui whatsapp cadastrado, receberá o boleto pelo aplicativo, o que aumenta as chances de receber e visualizar o boleto.
  • Notificações automáticas: é possível configurar no software quando notificações devem ser enviadas para os clientes cadastrados e na data, será encaminhado um e-mail para que o cliente não se esqueça de efetuar o pagamento.
  • 2° via de boleto online: o sistema disponibiliza um link de segunda via que pode ser integrado ao site da sua empresa com facilidade, otimizando as demandas do dia a dia do seu financeiro.

O cadastro da cobrança nesse software é feito em 3 passos simples e demora menos de 2 minutos para ser concluído.

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Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
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