Como reduzir a inadimplência escolar

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reduzir a inadimplência escolar

Confira como reduzir a inadimplência escolar e evite a perda de estudantes em sua instituição de ensino.

Em setembro de 2015, o Brasil contava com cerca de 57 milhões de consumidores inadimplentes. Dos atuais inadimplentes, quase 40% se concentram na Região Sudeste do país. E essa alta inadimplência, também está atingindo às escolas particulares da região.

O Sinepe – MG estima que o índice de inadimplência nas escolas privadas possa chegar à 12% e que em algumas escolas de Belo Horizonte, a inadimplência já chega à 50%. Foi ressaltado também que há um grande risco de muitas escolas fecharem suas portas pelo grande número de pais inadimplentes.

Em outubro de 2015, a Serasa Experian divulgou que a inadimplência dos alunos de instituições particulares de ensino fundamental e médio aumentou 27,2% nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período do ano de 2014.

O cenário econômico brasileiro é perceptível em diversos setores. A crise deixa um enorme rastro de desempregos e com isso, leva à tona a insegurança dos pais em relação ao estudo de seus filhos. Como o aluno tem o direito de terminar o período letivo, muitos pais ainda mantém seus filhos nas escolas particulares, e por isso acabam se tornando inadimplentes. Já outros pais, estão tirando seus filhos das escolas particulares e os levando para a rede de ensino pública.

Com isso, a única solução encontrada pelas escolas particulares para manter os alunos matriculados, é dar descontos agressivos para que a quitação da mensalidade até a data de vencimento seja possível, o que, além de diminuir o ticket médio, não necessariamente garante o recebimento pelos inadimplentes.

Como as escolas privadas podem diminuir o número de inadimplentes e a perda dos estudantes?

Algumas estratégias podem ser adotas pelas escolas para que a inadimplência seja reduzida. Continue a leitura deste post e confira quais são as melhores soluções para o fim desse problema.

Crie descontos de adimplência

Os descontos podem ser dados condicionalmente ou seja, caso um pagamento seja efetuado até determinado dia do mês, a instituição pode oferecer desconto aos responsáveis. Outra opção é oferecer descontos em materiais e uniformes, assim você os estimula a pagar a mensalidade sempre em dia.

Utilize canais de comunicação variados

Os pais possuem preferências para a atualização dos pagamentos. Alguns preferem ser lembrados via e-mail, outros por mensagem, notificações no portal do aluno e outros. Saber qual é o meio que o responsável mais acessa ajuda a criar estratégias para reforçar a lembrança do pagamento.

Boleto bancário

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais requisitadas entre os brasileiros, ocupando o segundo lugar na lista de preferência dos consumidores. Não adicionar a possibilidade de pagamentos por meio de boletos em sua escola pode indicar a perda significativa de vendas. Além de ser simples e estar presente na rotina das pessoas, o uso do boleto bancário oferece a possibilidade de que o cliente pague a mensalidade pelo internet banking, economizando o tempo gasto em filas e com deslocamento até bancos.

Aderir a essa forma de pagamento, auxilia aos responsáveis no momento de pagar, funcionando como uma estratégia eficaz na redução da inadimplência escolar. Além disso, gerar boleto online permite que o envio do documento seja feito por e-mail e/ou via whatsapp reforçando o lembrete para os pais e diminuindo os custos do envio via correio.

Recorrência via cartão de crédito

De acordo com uma pesquisa realizada e divulgada pelo Serasa Experian, ao tentar encontrar soluções para diminuir as dívidas, cerca de 21% dos entrevistados, utilizam o cartão de crédito. Ou os consumidores deixam de pagar o total das despesas no cartão de crédito, ou usam o crédito disponível no próprio cartão para sanar dívidas e continuar comprando.

Pensando nessa situação, o cel_cash desenvolveu uma estratégia de combate à inadimplência e redução de cancelamentos. O pagamento recorrente promete revolucionar a forma de cobranças e pagamentos dentro da sua empresa.

Conheça 3, dos inúmeros motivos para começar a usar o pagamento recorrente na sua escola hoje.

O que é o pagamento recorrente?

Por ser uma opção de transação em que o valor é debitado automaticamente no cartão de crédito do cliente cadastrado no sistema, o pagamento recorrente possui muitas vantagens para sua empresa.

Essa modalidade de pagamento se tornou muito conhecida e já é muito utilizada por empresas que trabalham com contratos periódicos, ou seja, semanais, mensais e anuais. São permitidas outras opções de periodicidade dependendo do sistema que você contratar e também, da necessidade e escolha do seu cliente.

Podemos ter, como exemplo, algumas empresas cujo segmentos utilizam o pagamento recorrente como uma opção. Confira abaixo alguns desses exemplos:

  • Escolas particulares;
  • Cursos de idiomas;
  • Academias de ginástica;
  • Clubes de lazer;
  • Estacionamentos;
  • Assinaturas de TV e outros.

Quais os benefícios do pagamento recorrente?

pagamento recorrente oferece diversas vantagens e todas podem ser aproveitadas dentro da sua escola, mas quais são elas?

  • Redução do número de alunos inadimplentes;
  • Redução no custo da cobrança;
  • Otimização do tempo na rotina da gestão da escola;
  • Não precisa pagar aluguel da máquina de cartão de crédito;
  • Comodidade para a escola e os pais dos alunos;
  • Redução de cancelamentos;
  • Garantia de recebimento;
  • Aumento da fidelidade no relacionamento escola e pais.

Melhore o desempenho da sua escola e integre um sistema de recorrência ao seu negócio.

Como funciona esse sistema para as escolas?

Para utilizar um sistema de pagamento recorrente em sua escola, você primeiramente deverá contratar um. Após contratar esse sistema, a escola deverá cadastrar o cliente, no caso, os pais responsáveis principalmente pela parte financeira da matrícula do aluno informando alguns dados pessoais. Quais seriam esses dados?

  • Nome completo;
  • CPF;
  • E-mail para contato;
  • Telefone para contato;
  • Endereço, se necessário e outras informações.

Após o cadastro do dados pessoais, a escola deverá realizar o cadastro da cobrança, informando os dados necessários, que são:

  • O valor de cada transação;
  • O valor total da cobrança;
  • O número do cartão de crédito do responsável;
  • A periodicidade da cobrança, ou seja, mensal, trimestral, semestral ou outras.

Depois de finalizar o cadastro é só esperar e as cobranças são realizadas em débito automático no cartão de crédito, na data de vencimento acordada.

Quais são as vantagens de utilizar a modalidade de recorrência para sua escola?

O pagamento recorrente reduz a inadimplência dentro da sua escola, uma vez que a cobrança é feita periodicamente e através do cartão de crédito dos responsáveis pelos alunos. Ou seja, além de ter a certeza do recebimento, a dívida do seu cliente será com o cartão de crédito e não diretamente com você.

Você ganha a fidelidade dos clientes reduz o cancelamento de matrículas. Como o cartão de crédito é visto como um facilitador para as compras, o cliente não precisa se preocupar com a data de vencimento da sua mensalidade. A cobrança é automática e impede o esquecimento e o possível endividamento com a escola.

Uma vantagem já citada sobre o cel_cash é que não é necessário pagar o aluguel da maquininha de cartão, o que implica menor custo para o recebimento no cartão de crédito. A transação é feita online, de forma segura, tudo integrado diretamente com as principais operadoras: Cielo ou Bin.

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