Como minha empresa pode receber pelo Pagamento Instantâneo (Pix)?

Compartilhar

|

O Pix em breve se tornou o queridinho das empresas e consumidores. Sua empresa já o disponibiliza como uma opção de pagamento? Caso não, você está perdendo um tempo valioso. Confira!

O Bacen (Banco Central), em outubro de 2018 criou uma plataforma de Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI), na qual ele centralizou o fluxo de informação entre todos os bancos.

Devido a esse movimento, foi possível lançar um novo tipo de transação no mercado, o Pix.

Para quem já ouviu falar mas não sabe exatamente o que é, ou usa mas não entende os seu sprincípios, vai aqui uma explicação breve: o Pix veio para dar lugar as TEDs e as DOCs, tão utilizadas pelas empresas, possibilitando a transferência de valores em questão de segundos, 7 dias por semana a qualquer hora.

Considerando a demora para o reconhecimento das transferências nas TEDs e DOCs, além da limitação temporal de dias úteis e horários comerciais, esse tipo de transação cada vez mais fica na memŕoria.

Quer saber como a sua empresa pode utiliza esse tipo de transação? Continue a leitura e entenda!

Como minha empresa pode receber pelo Pix?

Pix permite a transação instantânea de um jeito muito simplesPara uma empresa utilizar, é necessário ter uma conta ativa em um banco ou em uma instituição de pagamento, como o Galax Pay.

Vale ressaltar que nem todas as instituições de pagamento serão obrigadas a se cadastrar no Pix. Esse sistema será obrigatório apenas para as instituições de pagamento com mais de 500 mil contas ativas.

As instituições de pagamento participantes, que não possuem essa quantidade de contas ativas, realizaram um processo de homologação e junto ao SPI (Sistema de Pagamento Instantâneo), e passaram por testes, comprovando sua confiabilidade para gerenciar essas transações.

Feito esses passos, a sua empresa poderá receber pelo Pix. Agora, veja abaixo como as transações funcionarão!

Como o Pagamento Instantâneo (Pix) funciona?

Sabendo como oPix pode é utilizado para receber os pagamentos de sua empresa, entenda melhor como as transações funcionam:

Cadastro manual

cadastro manual, já é conhecido pois é necessário realizá-lo no momento de fazer uma TED. Será necessário digitar os dados do recebedor, como o nome e o CPF ou CNPJ. Em alguns casos poderá ser pedido um e-mail ou número de celular.

Assim que realizado o cadastro e efetivados os dados, o pagamento será realizado.

Chave de endereçamento

A transferência também poderá ser feita por uma chave de endereçamento, que podem ser considerados os diferenciais na transação via Pix.

A chave de endereçamento se refere a um dado cadastrado como identificador que indicará ao sistema quem será o recebedor. Poderá ser utilizado um número como o CPF ou um QR Code.

Isso mesmo, o sistema possibilitará a criação de QR Codes para a efetivação de pagamentos, podendo algum deles serem usados em mais de uma transação. Veja como funcionará:

  • QR Code Estático: uma vez que o valor é cadastrado, é gerado o QR Code que poderá ser utilizado em diversas transações. Assim um único cadastro poderá ser utilizado em várias transações.

Esse tipo de transação é indicado para empresas que tenham produtos do mesmo valor ou uma grande quantidade do mesmo produto e que realizem a cobrança de um valor fixo.

Nesta modalidade também é possível gerar um QR Code sem um valor específico, assim após efetuar a leitura do código, o usuário deverá informar o valor que deseja pagar.

  • QR Code Dinâmico: esse possui diversas informações atreladas a ele, como por exemplo, o número de um pedido ou compra. Desta forma, é possível identificar exatamente quem está efetuando o pagamento e a que se refere.

Essa operação facilita a automação comercial, além do processo de conciliação bancária.

O Pix oferece diversas possibilidades a sua empresa. Para colocar em prática o uso desse tipo de transação, basta entender qual é a melhor aplicação para o seu negócio e começar a usar.

Existem algumas formas de usar o Pix mais facilmente, veja a seguir!

Facilitadores de recebimento do Pix

Existem algumas empresas especializadas no recebimento de pagamentos e facilitação de serviços financeiros que quando oferecidos pelos bancos, são muito burocráticos.

Por serem especialistas em pagamento, empresas como o cel_cash já disponibilizam o uso de transações feitas pelo Pix pela plataforma, com as menores taxas praticadas.

Dentro de sua plataforma personalizada, o Galax Pay possibilita o cadastro de clientes, não havendo a necessidade de digitar os dados do cliente a cada transação. Inclusive, em sua plataforma é possível programar o envio dos pagamentos de forma recorrente, automatizando os processos, tornando o dia a dia de sua empresa muito mais prático.

Com a adesão do Pix, é possível mesclar o pagamento via boleto bancário com um QR Code, facilitando para empresa e consumidor, visto que será possível escolher a forma de pagamento mais adequada ao momento.

Essas são apenas algumas das vantagens que são oferecidas para o Pix para empresas.

Tem interesse em participar dessa revolução do mercado? Fale com um especialista e saiba mais.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time