Como implantar a recorrência em empresas tradicionais

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recorrência em empresas tradicionais

Alterar o sistema de pagamento de uma empresa tradicional, não é uma tarefa fácil. Porém se adaptar ao mercado é essencial, por isso aprenda como e porque implantar a recorrência na sua empresa é o melhor para o seu negócio.

A economia da recorrência está revolucionando a maneira que os consumidores compram um produto ou serviço e cobra cada vez mais a adaptação das empresas tradicionais no mercado.

Fita cassete, disquetes, CDs, pen-drives… Todos eles perderam espaço para o meio digital, tudo isso devido a premissa de que o acesso ao produto/serviço tende a ser facilitada, afinal, quanto mais fácil e rápido é adquirir o item necessário, maior é o consumo.

E onde a recorrência se encaixa? Ela é uma maneira de facilitar o pagamento nesse processo de adaptação a novos modelos de negócio e apresenta benefícios tanto para o empreendedor quanto para o cliente.

modelo recorrente faz com que a empresa não venda mais um produto, e sim um serviço a ser prestado mediante a um pagamento periódico (semanal, mensal, semestral, e por aí vai…), trazendo como resultado inúmeras vantagens.

Quais as vantagens de um negócio recorrente

De acordo com Philip Kotler, uma das maiores referências do marketing: “Manter um cliente junto com você é de 5 a 7 vezes mais fácil e mais eficaz que do que adicionar um novo na sua base”.

Ou seja, empresas que trabalham com vendas únicas e não tem retenção estão desperdiçando a chance de ter um negócio mais escalável e rentável.

Afinal, quando um cliente assina um serviço a possibilidade dele ficar na sua base mais que um mês, e te pagar mensalmente, é enorme. Pensando nisso, muitas empresas vêm adaptando o modelo de venda para a recorrência e observando muitos benefícios, alguns deles são:

Aumento da fidelização dos clientes

Através da cobrança recorrente o consumidor não precisa mais se preocupar com a renovação de contratos periódica (serviços de streaming, por exemplo) ou em adquirir o mesmo produto todo mês (como as compras de supermercado).

Isso faz com que a experiência do cliente com a empresa seja mais satisfatória e como consequência ele tenha uma relação mais duradoura com a marca.

Índices de performance mais claros

Ao aderir o modelo da recorrência algumas métricas e números ficarão mais claras e mais fáceis de serem mensuradas e novas aparecerão. Alguns exemplos de métricas da recorrência são:

  • MRR (Monthly Recurring Revenue, ou receita recorrente mensal);
  • Growth Rate;
  • Churn;
  • Lifetime Value (Tempo de vida do cliente com a empresa);
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Ticket Médio.

Maior previsibilidade financeira

Na economia da recorrência, o valor é descontado mensalmente, na data que o cliente escolheu, diminuindo a taxa de inadimplência e tornando a receita mais previsível.

Com isso, a empresa consegue direcionar melhor as verbas, elaborar novas estratégias, implementar novos projetos e descartar processos que não são produtivos.

Como migrar para o modelo de cobrança recorrente?

O primeiro passo é definir se o seu modelo de negócio tem fit com o modelo recorrente, infelizmente não são todas as empresas que conseguem adaptar seu modelo de vendas para a recorrência.

Para isso busque entender como o seu cliente consomem seu produto e descubra o que os faria voltar todo mês. Agora é necessário decidir o restante dos fatores:

Como gerenciar os pagamentos recorrentes

Com um bom gateway de pagamentos escolhido é necessário mapear o processo de pagamento pelo qual o cliente vai passar. Depois siga alguns processos e rotinas para não se perder no mundo da recorrência.

  1. Acompanhe os números diariamente;
  2. Tenha uma régua de cobrança automatizada efetiva;
  3. Disponibilize uma área para que os clientes visualizem as faturas;
  4. Dê vantagens para quem adianta os pagamento;
  5. Tenha uma boa política de cobrança;
  6. Entenda os devedores;
  7. Esteja aberto a acordos.

cobrança recorrente chegou para ajudar empresas e consumidores, garantindo melhor experiência como usuário, menos preocupações e possíveis aumentos na atuação da empresa, melhorando sua performance em cada serviço oferecido.

Então busque alternativas para adaptar o seu modelo de negócio a recorrência e aproveite todos os benefícios que ela pode oferecer.

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