Como habilitar o PIX Pagamento Instantâneo na minha empresa?

Você tem acompanhado os benefícios e a agilidade que o PIX pode trazer para as empresas? Veja aqui como habilitar o uso dele para o seu negócio!

por Time Galax Pay

O Pagamento Instantâneo, também conhecido como PIX, tem sido muito comentado no mercado financeiro, principalmente porque com a sua chegada, as transações se tornarão mais ágeis e eficientes.

O PIX é uma transação que será feita por meio do Sistema de Pagamento Instantâneo criado pelo BACEN. Com o seu uso, será possível fazer transferências de forma praticamente imediata.

As transferências funcionarão 7 dias por semana, 24 horas, assim, vemos que inclui também os feriados e finais de semana. O PIX libera a quantia transferida em apenas alguns segundos.

É claro que a sua empresa não poderá ficar de fora dessa, então continue a leitura para entender melhor o seu funcionamento e saber como habilitar o PIX em seu negócio!

Como habilitar o PIX na minha empresa?

O PIX é um tipo de transação, assim com a TED ou a DOC. Com a participação de bancos tradicionais e digitais, após o lançamento do PIX, os bancos passarão a oferecer essa opção de transação com taxas menores que as demais opções de transferência.

Para a utilização do PIX em sua empresa, será necessário apenas ter uma conta corrente ativa na instituição de pagamento para começar a utilizar.

O grande diferencial, é que para as empresas, o processo de cadastro manual para o pagamento de transferências pode não ser muito atrativo. Isso porque o processo se torna mais burocrático, visto a necessidade da inserção de dados em cada transação realizada.

Por essa razão, algumas instituições de pagamento, como o Galax Pay, possibilitarão a automatização de pagamentos através desta modalidade de transação. Assim, os valores fixos que devem ser cobrados mensalmente, poderão ser gerenciados através de uma plataforma de pagamentos online.

Entenda melhor sobre o funcionamento do PIX e compreenda as vantagens do seu uso em uma empresa!

Funcionamento do PIX

Sendo mais que uma nova modalidade de transação, o PIX também será um grande diferencial para empresas que são completamente dependentes de maquininhas de cartão e que precisam de liquidez em seus recebimentos.

Para realizar uma cobrança pelo PIX, poderão ser utilizadas diferentes formas de recebimento, como o cadastro manual dos dados ou recebimentos de QR Codes. Entenda melhor a seguir:

Cadastro manual

Esse tipo de cadastro é bem simples e é bastante parecido com o cadastro das TEDs que já conhecemos. Para realizá-lo basta digitar os dados do recebedor, como um número de CPF ou CNPJ, o nome da conta em que o valor será depositado e concluir a operação.

Esse tipo de cadastro é um problema a partir do momento que é necessário a realização de muitas transferências em valores diferentes e mensais. A cobrança de serviços recorrentes dessa forma, se tornam muito complicadas, visto que a quantidade de informações pode confundir o operador.

A outra forma de realizar pagamentos com o PIX é através de chaves de endereçamento como os QR Codes. Veja a seguir:

QR Codes

O sistema do PIX possibilitará que pessoas físicas e empresas criem QR Codes para facilitar o envio e a realização dos pagamentos. Alguns destes serão exclusivos, enquanto outros poderão ser utilizados mais de uma vez.

Estático

Ao cadastrar um valor, é gerado um QR Code que poderá ser utilizado em diversas transações.

Esse é o tipo de transação mais indicado para as empresas que desejam realizar uma cobrança de valor fixo.

Outro diferencial, é a possibilidade da criação de um QR Code sem valor específico. Após efetuar a leitura do código, o pagador informa o valor a ser cobrado.

Dinâmico

Esse tipo de QR Code tem muitas informações vinculadas a ele, assim, é fácil identificar quem realizou o pagamento através deste método.

Devido às informações cedidas, como o número do pedido ou da compra, é mais simples a sua automação comercial e o processo de conciliação bancária.

Benefícios em utilizar o PIX na minha empresa

Os valores das taxas do PIX ainda não foram divulgados, mas o BACEN afirma que serão menores que os das TEDs. Somado a usabilidade e praticidade do Pagamento Instantâneo, algumas fintechs e instituições de pagamento como o Galax Pay, fornecerão a opção em sua plataforma.

Como vantagem, os processos de pagamento poderão ser automatizados, trazendo os relatórios de pagamento, facilitando o envio dessas cobranças e minimizando o erro nas operações.

Além do mais, a liquidação acontece em segundos, não necessitando de toda a burocracia para o recebimento do valor.

Fique por dentro do PIX. Fale com um dos especialistas Galax Pay e saiba como fazer parte dessa evolução do mercado financeiro.

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay
Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Galax Pay
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa