Como gerar boletos? É seguro o uso de um sistema de pagamento?

Gere seus próprios boletos de forma rápida e segura.

por Lays Xavier

O boleto bancário é uma das formas de pagamento preferida pelo brasileiro.

Seja no e-commerce ou para o pagamento de mensalidades em escolas e clubes, o boleto bancário é a segunda opção de pagamento mais utilizada pelos consumidores.

Os motivos da grande adesão desse modelo de pagamento variam, podendo ser devido à facilidade proporcionada pelo uso desse serviço ou a desconfiança de muitas pessoas em fornecer os dados bancários na internet. 

O fato é que as pessoas usavam o boleto como forma de pagamento e na maioria das vezes não conferiam nem os valores que estavam sendo cobrados.

A credibilidade adquirida pelo boleto com o passar do tempo, ocasionou em problemas voltados a segurança.  

Começaram a surgir fraudes em relação ao pagamento de empresas, boletos que eram alterados e o dinheiro era pago a pessoas que não eram as destinatárias de fato. 

Para controlar esse tipo de fraude e, regularizar as cobranças realizadas por meio de boleto bancário, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) criou uma Nova Plataforma de pagamento.

Desde o dia 22 de novembro de 2018, para maior segurança do consumidor, todos os boletos gerados devem ser registrados.

Boleto registrado x boleto sem registro

A diferença básica que era vista entre os boletos com e sem registro, é a necessidade ou ausência de pagamento. 

Boleto sem registro

O boleto sem registro, apesar de não apresentar muita segurança, era a principal opção dos empresários. Isso porque muitas vezes o consumidor gera o boleto e realiza o paga. 

A emissão do boleto sem registro, por não ter a necessidade de cadastro junto a bancos ou registro de informações era gratuito ao empresário, sendo cobrado somente quando a solução adquirida era paga. 

Boleto registrado

As cobranças feitas a partir do boleto registrado, geram algumas tarifas. Isso porque o banco poderá ter acesso a todas as informações relacionadas ao documento.

Gerar um boleto ficou mais burocrático e mais seguro. Ao mesmo tempo que a exigência de informações no preenchimento tornam o processo mais demorado, o risco de fraude se tornou muito menor. Afinal, agora, todas as informações são registradas e conferidas. 

Para fazer o registro, alterações ou cancelamentos de boletos, é necessário enviar ao banco um arquivo de remessa ao banco. 

O envio ao banco para a conferência e registro terá arquivos com todas as informações das cobranças.

A segurança evidentemente foi uma vantagem nesse processo, porém, a obrigação do boleto registrado também trouxe alguns prejuízos para o empresário.

Devido à necessidade de enviar arquivos de remessa para que o banco registre a cobrança, o consumidor fica impossibilitado de pagar o boleto no momento em que for gerado. Caso deixe para outro momento, ele poderá desistir da compra.

Características do boleto registrado

Para ter maior controle das operações, o Banco Central estabeleceu algumas normas. Todo boleto registrado deve possuir o CPF ou o CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento e valor no documento. 

Caso seja feita uma tentativa de pagamento em boletos que não apresentem esses dados, ou nos quais as informações sejam incompatíveis, não será possível efetuar o pagamento. 

Como gerar boletos? É seguro o uso de um sistema de pagamento?

A burocratização abriu espaço para a criação de novos sistemas de pagamentos. Vários players do mercado que já ofereciam soluções de pagamento se adaptaram às novas regras de registro do boleto bancário, criando sistemas próprios. 

Os sistemas são seguros, uma vez que para funcionarem, devem estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central. 

O uso de um sistema de pagamento facilita também o trabalho do gestor, deixando menos burocratizado a geração de um boleto. 

Veja como exemplo o sistema de geração de boletos, Galax Pay.

Através de sua contratação, o Galax Pay, automatiza os processos de emissão de boletos registrados, facilita o acompanhamento dos pagamentos, exclui a necessidade de envios nos arquivos de remessa e retorno, e  tem como um dos principais diferenciais o fato de cobrar taxas somente por boletos pagos.

Considerando que nem todo boleto gerado é pago e que às vezes uma única pessoa gera diversos boletos e paga apenas o que achou mais interessante, a adoção de um sistema torna a cobrança mais efetiva e econômica. 

São características do sistema de emissão Galax Pay:

  • Registro online do boleto na hora: o Galax Pay registra o boleto assim que ele é emitido. Caso o cliente queira pagar logo após a emissão, ele conseguirá. 
  • Geração automática de boletos: quando registrados no sistema os dados do cliente e a cobrança, será permitida a geração de boletos automáticos todos os meses, na data determinada, com as informações e valores determinados. 
  • Envio de boletos por WhatsApp: o cliente que possui whatsapp cadastrado, receberá o boleto pelo aplicativo, o que aumenta as chances de recebê-lo e visualizá-lo.
  • Notificações automáticas: é possível configurar no sistema quando notificações devem ser enviadas para os clientes cadastrados e na data, será encaminhado um e-mail para que o cliente não se esqueça de efetuar o pagamento.
  • 2° via de boleto online: o sistema disponibiliza um link de segunda via que pode ser integrado ao site da sua empresa com facilidade, otimizando as demandas do dia a dia do seu financeiro.
  • Verificação da abertura do e-mail: quando o e-mail com o boleto é entregue o gestor poderá acessar a plataforma e verificar se ele foi aberto ou não. 

O cadastro da cobrança no sistema Galax Pay é feito em 3 passos simples e demora menos de 2 minutos para ser concluído. Gere seu boleto grátis e pague apenas R$ 1,99 por boleto pago.

Conheça também as tarifas cobradas pelos bancos para a emissão de boletos acessando ao nosso material de forma gratuita!

Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
Outros posts feitos por Lays Xavier
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa