Como funciona o Pix?

Compartilhar

|

Saiba o que está acontecendo no mercado. Entenda o Pix e saiba como ele é útil para o seu negócio.

Você usa o Pix, ou já ouviu falar, mas não tem muita certeza sobre o seu funcionamento? Enstão está no lugar certo!

Pix, é um tipo de transação que extinguiu de vez as TEDs. Isso aconteceu pois a sua função também é realizar transferências de valores entre bancos, com o diferencial de que esse processo tem estabelecido como prazo máximo de 10 segundos para acontecer.

Isso mesmo, você poderá transferir da sua conta para qualquer outra Instituição de Pagamento de forma praticamente instantânea. Além disso, as operações não terão limitações de dia e hora, podendo ser realizadas 7 dias por semana em qualquer horário.

Assim fica claro o motivo das TED’s perderem seu espaço. Esse tipo de transação trouxe muito mais agilidade aos processos de pagamento das empresas. Entenda mehlor como o seu sistema funciona. Continue a leitura!

Como funciona o Pix?

A transação funciona de forma muito simples, trazendo agilidade nas operações financeiras. Para a utilização do Pix o usuário precisa ter uma conta em um banco ou em uma instituição de pagamento, como o cel_cash.

Possuindo a conta em alguma dessas instituições, o pagamento poderá ser feito através do cadastro de dados de forma manual ou chaves de endereçamento. Entenda a diferença de suaus modalidades:

Cadastro manual

Como o próprio nome indica, será necessário realizar o cadastro manual dos dados do recebedor, assim como é comum na realização das transferências que já são realizadas.

São exigidos dados bem simples como o nome do recebedor, um identificador nacional como CPF ou CNPJ. A depender do caso será necessário o e-mail ou número de celular para garantir a segurança na transação.

Realizado o cadastro, o pagamento será efetivado.

Chave de endereçamento

A chave de endereçamento se refere a algum dado que identifica para o sistema quem será o recebedor, como um número de CPF, por exemplo, ou da criação e envio de QR Codes.

Todo o sistema é muito simples de ser utilizado, a geração de QR Codes se dará em duas formas, podendo criar um código para um valor específico e outro para valores variados. Veja só!

  • QR Code Estático: pode ser considerado mais prático. Uma vez gerado com um valor, este poderá ser utilizado para diversas transações. Assim, não será necessário realizar um novo cadastro com o mesmo valor para receber.

É o tipo de transação ideal para varejistas que tenham produtos de mesmo valor em um local entre outros que necessitem que um valor fixo seja cobrado.

Nesta modalidade também é possível gerar um QR Code sem um valor específico, assim após efetuar a leitura do código, o usuário deverá informar o valor que deseja pagar.

  • QR Code Dinâmico: este, possui diversas informações atreladas a ele, como por exemplo, o número do seu pedido ou compra. Desta forma é possível identificar exatamente quem está efetuando o pagamento e a que se refere.

Essa operação facilita a automação comercial, além do processo de conciliação bancária.

Sabendo como o Pix funciona e conhecendo as suas formas de utilização, será necessário apenas escolher a que melhor combina com o seu negócio e aderir à utilização.

Caso esse sistema pareça bom demais para ser verdade, entenda o porquê dele ser seguro a seguir.

O Pix é seguro?

Bacen (Banco Central), anunciou que o SPI, será um Sistema de Pagamento Instantâneo que terá em sua base cadastral, as instituições financeiras de modo geral, incluindo bancos tradicionais e digitais, bandeiras de cartão entre outras prestadoras de serviços financeiros.

Dentro deste sistema, funciona o Pix, que é um tipo de transação que ocorre em questão de segundos, devido à integração entre os bancos dentro do sistema.

Ainda que estejam cadastradas no sistema de pagamentos, nem todas as instituições serão obrigadas a adotar o Pix. A participação obrigatória se da as instituições financeiras e de pagamento que possuam mais de 500 mil contas ativas.

O sistema é inteiro regido pelo Banco Central, tendo um direcionamento às operações instantâneas. A sua credibilidade e segurança é garantida uma vez que as operações não são de responsabilidade de um banco específico e sim do Bacen.

Pix funciona como um opcional a mais no momento em que seus usuários realizarem transações. As instituições financeiras e de pagamento usam essa opção com um adicional e não como obrigatoriedade. Sabe-se entretanto, que as taxas cobradas nesse tipo de transação serão menores que as atualmente utilizadas, para empresas, e para as pessoas físicas é gratuito.

Como o cel_cash disponibiliza o Pix?

Todo gestor sabe a diferença que um sistema de pagamentos eficiente traz a sua empresa. Por essa razão, o cel_cashpercebendo a agilidade nas transações realizadas através do Pix, adequou maneiras de utilizar o Pix em sua soluções e oferecer melhores produtos aos seus clientes.

Além de utilizar o Pix para agilizar a disponibilização de valores dentro da sua plataforma, o cel_cash ainda criou o Bolemix. Entenda a seguir como os seus serviços funcionam.

Oferecendo serviços de débito automático via cartão de crédito e boleto bancário com condições diferenciadas, o cel_cash possibilita a opção de realizar as transações de seus clientes dentro da plataforma. Quer um exemplo para entender melhor?

Imagine que você envia mensalmente boletos aos seus clientes e aguarda até 3 dias para a sua compensação após o pagamento, com o Pix, esse pagamento poderá ser enviado via QR Code. Após pago, o dinheiro estará na conta de sua empresa em segundos.

Essa é apenas uma das formas de utilizar o Pix em seus pagamentos.

Outra maneira, é o Bolemix, uma opção de pagamento de boletos através do Pix. Os boletos gerados pelo cel_cash possuem o diferencial de possuir um QR Code permitindo que os seus clientes escolham a opção mais confortável para o pagamento no momento.

Ofereça aos seus clientes as melhores formas de pagamento do mercado e facilite ao máximo estes processos.

Faça parte do cel_cash e viva o melhor dos sistemas de pagamento

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time