Como funciona o pagamento recorrente via Pix Pagamento Instantâneo?

Facilite as cobranças de sua empresa e esteja por dentro das mudanças do mercado financeiro com o Pix.

por Lays Xavier

O Pagamento Instantâneo está sendo cada vez mais falado no mercado financeiro e poderá ser utilizado de diversas formas.

Até mesmo a recorrência se beneficiará dessa nova modalidade de pagamento. Para entender como o pagamento recorrente via Pix funcionará, é necessário saber o que é a recorrência e como é o funcionamento do Pagamento Instantâneo. Saiba mais a seguir.

Pagamento recorrente: o que é?

O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamento em que as cobranças são realizadas por períodos predefinidos. Sendo assim, após determinado o valor e a data de vencimento, o pagamento passa a ser efetivado conforme estabelecido.

As empresas que utilizam esse tipo de pagamento costumam ter funcionários específicos para realizarem a cobrança. Outra opção são as plataformas de cobranças automatizadas que facilitam o trabalho do dia a dia e o acesso aos dados de pagamento.

De modo geral, as plataformas oferecem como opções de pagamento o boleto bancário, o débito automático no cartão de crédito e o débito em conta. O Pix surgirá como mais uma opção de cobrança para a recorrência.

Pagamento via Pix

O Pix é uma opção de cobrança muito parecida com a TED. O seu grande diferencial está na praticidade, já que o pagamento poderá ser realizado e liquidado 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Através do Pix, será possível fazer a cobrança de duas maneiras, sendo através do cadastro manual e das chaves de endereçamento.

O cadastro manual é muito semelhante ao cadastro necessário para a realização das TEDs. Ele conta com a inserção dos dados do recebedor, como o nome completo e um identificador nacional, como o CPF ou CNPJ. Assim que os dados forem colocados, basta adicionar o valor que será transferido e confirmar. O pagamento é realizado após a conclusão.

A outra maneira de utilizar o Pix, é através da chave de endereçamento. Essa é uma forma mais simples, já que não é necessário o preenchimento de dados. O recebedor enviará um QR Code e o pagador fará a leitura para a efetivação do pagamento.

Muito simples, certo? Para facilitar as cobranças da sua empresa, você poderá utilizar o Pix pela recorrência, conseguindo assim que o dinheiro esteja disponível em sua conta de uma forma muito mais rápida. Entenda como funciona o pagamento recorrente via Pix a seguir!

Pagamento recorrente via Pix

O pagamento via Pix possui uma liquidação muito rápida e prática, ao contrário das transações que conhecemos, que não liquidam no fim de semana, fazendo com que seja mais demorado para conseguir ter o dinheiro em conta.

A recorrência via Pix possibilitará que as empresas façam sua cobrança através de QR Codes. O processo feito de forma manual poderá ser um pouco confuso, por essa razão, um sistema de pagamento pode facilitar as cobranças do dia a dia.

Com a utilização de um sistema, os envios das cobranças (QR codes) são realizados de forma automatizada. É necessário realizar apenas o cadastro já com a configuração da cobrança, estabelecendo o valor e a data de vencimento. Após concluir, o sistema se encarrega de encaminhar as cobranças nas datas definidas.

O pagamento via Pix, permitirá que os pagamentos sejam mesclados ou substituídos, já que alguns clientes precisarão de um tempo para adaptação de pagamentos via QR Code.

Imagine que a sua empresa faça as cobranças através do débito automático via cartão de crédito.

A cobrança só pode ser realizada caso haja limite disponível no cartão de crédito do cliente, porém, devido a imprevistos, ele gastou mais do que deveria. No entanto, ele deseja continuar recebendo as soluções de sua empresa.

Com o Pix, você poderá alternar a cobrança dele para essa opção, para que o pagamento do mês em questão seja realizado de forma direta.

A possibilidade de troca da cobrança, permitirá que o cliente pague a sua empresa de uma maneira mais confortável, sendo vantajoso para ele, que continuará recebendo os serviços e para a empresa, que receberá sem atrasos.

Os clientes que pagam através do boleto bancário poderão ter a opção de realizar o pagamento via Pix, desde que seu sistema “imprima” um QR code do Pix no boleto.

O QR Code poderá ser inserido no boleto para criar mais familiaridade com o cliente ou a depender, até mesmo substituí-lo. Como a liquidação ocorre de forma rápida, a liberação do serviço pode ser feita sem a necessidade de esperar 3 dias úteis para a liquidação.

Há muitas outras formas de utilizar o Pix em benefício a sua empresa. Esse modelo de transação está prometendo revolucionar o mercado financeiro e sua empresa deve participar dessa mudança.

Quer saber como não ficar de fora dessa?

Use a recorrência via Pix

O Banco Central antecipou a data da primeira etapa de lançamento do Pix para o dia 05 de outubro de 2020. A partir desta data, já será possível fazer o registro das chaves que permitirão o recebimento do pagamento via Pix.

Várias instituições de pagamento como o Galax Pay, já estão cadastradas no sistema para oferecer esta opção aos clientes que utilizam a sua plataforma de pagamentos.

O Galax Pay a partir do lançamento, disponibilizará as atualizações realizadas em sua plataforma de pagamento recorrente, possibilitando aos seus clientes o uso dos benefícios.

Vale ressaltar que o uso do Pix não é obrigatório, mas apresenta muitas vantagens para quem aderir a este modelo de transação.

Prepare-se para as mudanças que se aproximam e facilite os pagamentos de sua empresa desde já. Converse com um consultor Galax Pay.

Receba o contato de um especialista

Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
Outros posts feitos por Lays Xavier
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa