Como funciona o Pagamento Instantâneo (PIX)?

Saiba o que está acontecendo no mercado e esteja a frente de seus concorrentes. Entenda o PIX e saiba como ele pode ser útil para o seu negócio.

por Time Galax Pay

O Pagamento instantâneo, também conhecido como PIX, está chegando com tudo no mercado. Você já ouviu falar dele ou sabe como ele funciona?

Este é o lugar certo para você que deseja entender mais sobre esse tipo de transação que chegará em novembro de 2020, para mudar o estilo de pagamento que conhecemos.

O PIX, será um tipo de transação que irá extinguir de vez as TEDs. Isso acontecerá porque a sua função também é realizar transferências de valores entre bancos, com o diferencial de que esse processo terá o prazo máximo de 10 segundos para acontecer.

Isso mesmo, você poderá transferir da sua conta para qualquer outra Instituição de Pagamento de forma praticamente instantânea. Além disso, as operações não terão limitações de dia e hora, podendo ser realizadas 7 dias por semana em qualquer horário.

Assim fica claro o motivo das TED’s estarem com os dias contados. Esse tipo de transação trará muito mais agilidade aos processos de pagamento das empresas. Quer entender melhor como participar disso e como esse sistema funcionará? Continue a leitura!

Como funciona o Pagamento Instantâneo (PIX)?

A transação funcionará de forma muito simples, trazendo agilidade nas operações financeiras. Para a utilização do PIX o usuário precisará ter uma conta em um banco ou em uma instituição de pagamento, como o Galax Pay.

Possuindo a conta em alguma dessas instituições, o pagamento poderá ser feito através do cadastro de dados de forma manual ou chaves de endereçamento. Entenda a diferença:

Cadastro manual

Como o próprio nome indica, será necessário realizar o cadastro manual dos dados do recebedor, assim como é comum na realização das transferências que já são realizadas.

São exigidos dados bem simples como o nome do recebedor, um identificador nacional como CPF ou CNPJ. A depender do caso será necessário o e-mail ou número de celular para garantir a segurança na transação.

Realizado o cadastro, o pagamento será efetivado.

Chave de endereçamento

A chave de endereçamento se refere a algum dado que identifica para o sistema quem será o recebedor, como um número de CPF, por exemplo, ou da criação e envio de QR Codes.

Todo o sistema é muito simples de ser utilizado, a geração de QR Codes se dará em duas formas, podendo criar um código para um valor específico e outro para valores variados. Veja só!

  • QR Code Estático: pode ser considerado mais prático. Uma vez gerado com um valor, este poderá ser utilizado para diversas transações. Assim, não será necessário realizar um novo cadastro com o mesmo valor para receber.

É o tipo de transação ideal para varejistas que tenham produtos de mesmo valor em um local entre outros que necessitem que um valor fixo seja cobrado.

Nesta modalidade também é possível gerar um QR Code sem um valor específico, assim após efetuar a leitura do código, o usuário deverá informar o valor que deseja pagar.

  • QR Code Dinâmico: este, possui diversas informações atreladas a ele, como por exemplo, o número do seu pedido ou compra. Desta forma é possível identificar exatamente quem está efetuando o pagamento e a que se refere.

Essa operação facilita a automação comercial, além do processo de conciliação bancária.

Sabendo como o PIX funciona e conhecendo as suas formas de utilização, será necessário apenas escolher a que melhor combina com o seu negócio e aderir à utilização.

Caso esse sistema pareça bom demais para ser verdade, entenda o porquê dele ser seguro a seguir.

O Pagamento Instantâneo (PIX) é seguro?

O Bacen (Banco Central), anunciou que o SPI, será um Sistema de Pagamento Instantâneo que terá em sua base cadastral, as instituições financeiras de modo geral, incluindo bancos tradicionais e digitais, bandeiras de cartão entre outras prestadoras de serviços financeiros.

Dentro deste sistema, será liberado o PIX, que é um tipo de transação que ocorrerá em questão de segundos, devido à integração entre os bancos dentro do sistema.

Ainda que estejam cadastradas no sistema de pagamentos, nem todas as instituições serão obrigadas a adotar o PIX. A participação obrigatória se dará a instituições financeiras e de pagamento que possuam mais de 500 mil contas ativas.

O sistema será regido pelo Banco Central, tendo um direcionamento às operações instantâneas. A sua credibilidade e segurança é garantida uma vez que as operações não são de responsabilidade de um banco específico e sim do Bacen.

O PIX funcionará como um opcional a mais no momento em que seus usuários realizarem transações. As instituições financeiras e de pagamento colocarão essa opção com um adicional e não como obrigatoriedade. Sabe-se entretanto, que as taxas cobradas nesse tipo de transação serão menores que as atualmente utilizadas.

Observando a movimentação do mercado, algumas instituições de pagamento já estão se preparando, como é o caso do Galax Pay.

Como o Galax Pay está se preparando para a mudança?

Todo gestor sabe a diferença que um sistema de pagamentos eficiente traz a sua empresa. Por essa razão, o Galax Pay já está na fila de adesão do sistema que será lançado em meados de novembro.

O Galax Pay já desenvolveu maneiras de adequar o PIX as suas soluções, deixando sua plataforma ainda mais completa e ágil.

Oferecendo serviços de débito automático via cartão de crédito e boleto bancário com condições diferenciadas, o Galax Pay possibilitará a opção de realizar as transações de seus clientes dentro da plataforma. Quer um exemplo para entender melhor?

Imagine que você envia mensalmente boletos aos seus clientes e aguarda até 3 dias para a sua compensação após o pagamento, com o PIX, esse pagamento poderá ser enviado via QR Code. Após pago, o dinheiro estará na conta de sua empresa em segundos.

Essa é apenas uma das formas de utilizar o PIX em seus pagamentos.

Participe da mudança financeira do mercado e tenha sempre a melhor instituição de pagamentos para te auxiliar e atualizar sobre o que tem de mais novo.

Faça parte do Galax Pay e conte com todas as novidades em primeira mão.

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay
Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Galax Pay
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa