Como flexibilizar na hora de vender seu produto

Quando falamos de flexibilização na hora de vender o seu produto, não é sobre mudar tudo ou até mesmo o produto, mas estar atento às necessidades dos clientes. Confira!

por Gestão Click
Como flexibilizar na hora de vender seu produto

Flexibilizar na hora de vender o seu produto significa que você precisa se adaptar às situações do dia a dia para conseguir bons resultados! Através de técnicas e estratégias de venda é possível obter sucesso.

Quando falamos de flexibilização na hora de vender o seu produto, não é sobre mudar tudo ou até mesmo o produto, mas estar atento às necessidades dos clientes. Em outras palavras, saber dançar conforme a música!

Então, esse ditado popular é perfeito para explicar a importância de saber ser flexível na hora de vender seu serviço ou produto.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe esse texto até o final e confira tudo sobre as técnicas de vendas para flexibilizar e investir no seu negócio. Boa leitura.

O que são técnicas de vendas

Técnicas de vendas consistem em táticas e estratégias usadas pela área comercial a fim de fechar mais negócios, conseguindo converter vendas e podendo ser aplicadas em qualquer parte do processo, da pré-venda até o pós-venda.

Técnicas que já são conhecidas foram criadas com metodologias de gestão, ou desenvolvidas através da experiência de vendedores e, ambos, possuem valor nas vendas diariamente.

As técnicas de vendas estão seguindo junto das mudanças do mercado e a evolução nas rotinas de quem consome.

Um bom exemplo eram as táticas boca a boca, dependendo exclusivamente da capacidade do vendedor de conquistar o cliente e fazê-lo consumir.

Atualmente, o que mais preocupa são as expectativas do consumidor e com isso surgem novas técnicas ligadas diretamente às necessidades dos clientes, abordando os mesmos de forma informativa.

Por isso, as estratégias de vendas que serão vistas a seguir, ajudarão a focar no cliente e flexibilizar na hora de vender o seu produto. Vamos lá?

  • Pré-venda;
  • Identifique os desafios;
  • Criar rapport;
  • Contato rápido;
  • Lide com objeções.

Pré-venda

Antes da venda é essencial ter um preparo para compreender o perfil do cliente, pois, dessa forma, é possível usar a abordagem certa.

As ações mais necessárias nessa etapa consistem em estudar o perfil do cliente de acordo com tudo que foi coletado, da idade até a formação acadêmica, colhendo o máximo de informações possíveis.

Caso seja possível, olhe as redes sociais. Dessa forma, entender o comportamento e quais são suas preferências, fica mais fácil. Além disso, o melhor meio de comunicação para chegar até o cliente deve ser definido previamente.

Identifique os desafios

Ouvir quais são os incômodos dos clientes que são, literalmente, as coisas que mais os incomoda, faz entender o que precisa ser resolvido com mais rapidez, mas pode acontecer de o consumidor não entender o que são esses incômodos.

Com isso, é função do vendedor estudar o perfil dos clientes para entender quais são suas principais necessidades, coisas que podem ser resolvidas com o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Dessa forma, torna-se mais fácil acertar o ponto e diminuir as questões do lead com solução.

Criar Rapport

Uma técnica que cria sinergia no diálogo entre o vendedor e o cliente, é mais usada em vendas trabalhosas, de forma que desperte empatia e crie conexão direta com ele para fechar negócio.

Para a criação, é preciso identificar quais são os pontos em comum, qualificando a recepção da mensagem e estabelecendo segurança durante a conversa, criando uma sintonia.

Encontrar a sintonia é capaz de dobrar o ganho, fazendo com que o vendedor chegue mais perto de resolver o que o cliente necessita e, por outro lado, faz com que o cliente ganhe confiança e sua necessidade seja atendida.

As principais particularidades que levam ao rapport são saber ouvir, demonstrar empatia, manter o tom de voz, chamar o cliente pelo nome, com sinceridade e transparência sempre.

Contato rápido

Estratégia que está baseada em quanto mais rápido o led for constatado, maior será a chance de fechar a venda. As chances de sucesso mudam conforme o tempo passa.

O meio mais fácil de explicar isso é simples: o lead está inclinado a comprar logo nos primeiros minutos depois de contatar a empresa e continuar interessado pelo produto, ou serviço.

O tempo que vai passando diminui o impulso de compra, fazendo com que o consumidor esqueça que contatou a empresa, tendo uma infinidade de informações chamando sua atenção.

Por isso, ao receber um lead, entre em contato o mais rápido possível, sem permitir que perca o interesse .

Lide com objeções

Técnica de vendas que ajudam a atravessar os obstáculos que impedem de fechar negócios, isso é lidar com objeções.

Objeções, como por exemplo, não entender como funciona um serviço ou produto pode indicar um problema na educação do lead e, para resolver, basta enviar vídeos tutoriais, ou demonstrações ao vivo.

Caso a objeção seja por falta de dinheiro, oferecer descontos ou flexibilizar a forma de pagamento pode converter o cliente.

Caso o cliente diga que o concorrente possui uma oferta melhor, uma boa opção é cobrir a oferta, ou justificar quais são os diferenciais aumentando a percepção de valor.

Dessa forma, qualquer objeção que possa aparecer, ficará bem mais fácil de lidar, aumentando assim, as chances de sucesso.

Vender um serviço ou produto é uma ação que exige várias tarefas, desde o ato de emitir nota fiscal ou verificar o estoque. Através da automação comercial é possível aprender e lidar com várias técnicas e estratégias de negócios.

Hoje em dia existem tecnologias como software erp que ajudam você nessas tarefas. Mas, além disso, é importante saber flexibilizar na hora de vender o seu produto e foi isso que você aprendeu hoje!

Então, gostou do assunto de hoje? Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui, vamos adorar saber. Até a próxima!

Autor

Gestão Click

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