Como começar um negócio digital e receber pagamentos online

Compartilhar

|

começar um negócio digital

Comece um negócio digital de forma fácil e simples com essas dicas. Descubra os principais mercados e formas de cobrança para receber por pagamento recorrente sem nenhum problema.

Num cenário de dificuldades para o empreendedorismo, nada abriu mais portas do que a ideia de mercado digital. Receber pagamentos online é possível, podendo ter um bom lucro em cima disso, principalmente se souber criar um bom negócio digital.

No Brasil, você tem 134 milhões de brasileiros usando a internet, e segundo NZN Intelligence em 2019, 74% dos brasileiros preferem compras online. Esse é o cenário que você encontra ao buscar o empreendedorismo digital.

E como se sair bem nesse meio? Prossiga com a leitura do artigo e saiba como ganhar dinheiro no mercado digital!


O que é e como funciona o mercado digital?

“Se você tem um negócio e ele não está na internet, você não tem.” (Bill Gates)

O mercado digital é basicamente o grande ecossistema virtual para pessoas que buscam entregar soluções. Elas podem ser produtos ou serviços, produtos físicos ou digitais (os famosos infoprodutos).
O mercado digital envolve todos os processos de compra, venda e troca que ocorrem na internet. Nesse meio, é possível montar um negócio profissional ou então negociar de maneira avulsa.

Como funciona o negócio digital?

Como ganhar dinheiro no mercado digital? Através do negócio digital. Ele é seu canal virtual para vender produtos e serviços para os mais diversos segmentos: educação, culinária, produtos esportivos, comidas naturais e outros.
Para ter um negócio digital, é necessário ser acessível para os mais diversos dispositivos digitais, como smartphone, tablet ou computador. Seu canal de venda pode ser nas redes sociais ou então num site, que pode ser um site próprio ou espaço na plataforma.

Além disso, é necessário ter o produto ou serviço disponível, que pode ser vendido em estoque ou sob demanda. O comum é que um negócio digital novo atenda a um nicho específico do mercado.

Quais são as oportunidades para abrir um negócio online?

Apesar do mercado digital ser disputado (em 2018, o número de e-commerces havia aumentado 23%) há ainda muito espaço para abrir um negócio online. Tudo começa pela sua escolha de área para o empreendedorismo digital.

E como ganhar dinheiro no mercado digital?

Em domínio próprio

Em um domínio próprio, você pode começar um negócio digital do zero, literalmente. O domínio é seu endereço virtual, um site próprio, onde você pode ter uma identidade visual exclusiva.

Contudo, isso requer mais noção de programação e design ou então a contratação de um desenvolvedor.

Em marketplace

Para muitos, o marketplace é a opção mais segura entre cliente e empreendedor. Através de portais como Amazon, Americanas ou Submarino, é possível vender sem ter custos com manutenção de site.
Sua única preocupação é com o produto e o atendimento!

Obs: é possível também abrir um negócio online no marketplace das redes sociais, como Facebook ou Instagram.

Em serviços de venda

Outra opção de estrutura de aluguel são os serviços de venda em plataformas especializadas como Mercado Livre ou OLX. Tais espaços possibilitam alcançar um público maior vendendo itens novos ou velhos.

Para serviços, opções comuns são a Hotmart (para cursos online), 99Freelas (para freelance) GetNinjas (para serviços domésticos), entre outros.

Quais segmentos são populares para um negócio digital do zero?

Afinal, o que você pode oferecer em seu negócio digital?

  • Alimentação saudável;
  • Moda e beleza;
  • Decoração;
  • Artigos tecnológicos;
  • Clube de assinatura (dos mais diversos tipos);
  • Serviços de design e programação;
  • Produção de conteúdo;
  • Serviços de marketing digital;
  • Economia compartilhada, que se volta para o compartilhamento dos bens ou serviços entre mais de um usuário;
  • Cursos online;
  • Entre outros tipos de serviço ou produto.

Claro que nada disso vai funcionar se você não receber pelo que oferece no meio digital. É aí que entra o pagamento online!

Como fazer para receber pagamentos online?

A dificuldade do cliente de fechar um negócio é um dos maiores empecilhos para um negócio digital fazer sucesso. É necessário que o pagamento online seja fácil e diversificado.

E quais são as formas de receber pagamentos online?

Boleto bancário

Segundo Sebrae, boleto bancário ainda é um dos meios de pagamento online mais frequente em transações financeiras. 75% dos estabelecimentos digitais da pesquisa ainda ofereciam o boleto como opção.

Em 2018, se tornou uma opção mais segura com a necessidade da emissão de boletos com registro.

Cartão de crédito

Outra opção popular é o cartão de crédito – a cada 10 compras realizadas em e-commerce no Brasil, 7 são por cartão de crédito. Muitos clientes são atraídos pela possibilidade de parcelamento e você deve possuir um bom número de bandeiras aceitas.

Afinal, quanto maior o número de bandeiras aceitas por sua loja, maior a quantidade e variedade de clientes.

Carnê

carnê é basicamente um conjunto de boletos, que proporciona o parcelamento na compra ou na prestação de serviço. É uma opção para o modelo de pagamento recorrente, com as parcelas já fixas numa data de cada mês.

Com isso, permite que o pagamento ocorra em lotéricas e em outros pontos para pagamento de contas!

Assinatura

O modelo de assinatura é o pagamento online mais recomendado para empresas digitais que trabalham com pagamento recorrente. Sua cobrança é mensal, com envio automático para o cliente toda data específica de um mês.

Além disso, permite a opção de débito automático no cartão. Com isso tudo, é uma das opções com menor chance de inadimplência.

Como facilitar o pagamento em seu negócio digital?

Para o negócio digital funcionar, é necessário que você possa lucrar. Para lucrar, você deve oferecer as melhores formas de pagamento e, claro, facilitar esse processo. Nisso, o Galax Pay é uma opção completa e versátil.

Nós oferecemos uma plataforma própria com soluções financeiras para receber pagamentos online, seja por cartão de crédito, boleto, assinatura ou até pix. Inscreva-se e entre em contato com um de nossos especialistas!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time