Como combater a inadimplência com um sistema de cobrança recorrente?

Compartilhar

|

Entenda como é possível combater a inadimplência com um sistema de cobrança recorrente. Confira!

De acordo com o Serasa, hoje no Brasil existem mais de 62 milhões de pessoas inadimplentes. Este número é extremamente preocupante para os donos de empresas, que passam a buscar formas de diminuir o número de clientes devedores, mas saiba ser possível combater a inadimplência com um sistema de cobrança recorrente.

Afinal de contas, uma boa plataforma consegue otimizar processosautomatizando as cobranças e reduzindo de forma considerável o número de inadimplentes do seu negócio.

Inclusive, grandes empresas fazem uso desse tipo de cobrança, como é o caso da Netflix, Spotify e outras.

Portanto, abaixo você vai entender como um sistema de cobrança pode contribuir para melhorar os resultados da sua empresa. Confira!

O que é a inadimplência e por que se preocupar com ela?

Em suma, a inadimplência pode ser conceituada como a incapacidade de quitar um débito e, como dito anteriormente, no Brasil há um grande número de pessoas inadimplentes, mais de 50% da população.

Como você já deve saber, o não pagamento de um acordo por parte do cliente acaba afetando de forma direta o fluxo do caixa, visto que a empresa não recebe o capital esperado.

Por consequência, você fica inadimplente também, tendo problemas em pagar seus fornecedores e funcionários.

Além disso, outras áreas da empresa são afetadas, já que você não terá recursos suficientes para implementar melhorias essenciais para o crescimento do seu empreendimento.

Como justificativa para o não pagamento, vários argumentos são utilizados pelos clientes inadimplentes, como:

  • O boleto não chegou no meu e-mail;
  • Não recebi a cobrança;
  • É possível enviar novamente a nota fiscal?

No entanto, com as plataformas de pagamento recorrente é possível automatizar o processo de cobrança, evitando assim desconfortos e problemas financeiros na sua empresa.

O que é o sistema de cobrança recorrente?

Também chamado sistema recorrente, ele se trata de uma plataforma que tem como principal objetivo fazer a cobrança dos clientes dentro de uma determinada periodicidade.

Dessa maneira, a cobrança é realizada segundo o que foi acordado entre as partes, podendo ela ser feita mensal, quinzenal ou semanalmente.

Para isso, a plataforma realiza o débito automático no momento da primeira transação e assim vai cobrando para que o cliente garanta a continuidade do serviço e a sua empresa receba em dia.

A eficiência do sistema de cobrança recorrente é tão grande que ele é usado por várias plataformas do mercado, como provedores de internet, streaming da Netflix e até academias.

Por que usar um sistema de cobrança recorrente?

Sem dúvidas, contar com soluções de pagamentos eficientes é a melhor forma de automatizar uma série de processos dentro da sua empresa.

Dentro desse contexto, a cobrança recorrente se faz necessária, já que permite uma série de benefícios importantes e abaixo você vai entender como é possível combater a inadimplência através dela.

Automatiza os pagamentos

Se você trabalha oferecendo produtos ou serviços que exigem a cobrança recorrente, um sistema de assinatura é a melhor forma de automatizar o recebimento desses pagamentos.

Isso porque, com uma plataforma adequada é possível fazer essa cobrança de maneira automática, sem burocracia.

Como resultado, há uma redução da inadimplência, uma vez que o pagamento não ficará totalmente no controle do cliente, que pode esquecer ou optar por não o fazer.

Ora, a partir do momento que o cadastro do cartão de crédito ou débito é realizado, a cobrança acontece de maneira automática.

Além disso, um sistema de cobrança recorrente está sempre atualizando os inadimplentes, fazendo diversas tentativas de cobrança, até que seja possível efetivar o pagamento do valor em aberto.

Contratos mais longos

Um sistema de pagamento que realiza a cobrança recorrente permite ainda contratos mais longos, o que significa que você consegue tratar a inadimplência de maneira mais eficaz também.

Em suma, a cobrança é feita de maneira automática e dentro de um período extenso, assim atrasos são evitados e o risco de não pagamento é bem pequeno.

Menor chance de cancelamentos

Mesmo o boleto bancário sendo um meio de pagamento muito usado pelos brasileiros, existe o risco de ele não ser compensado e o cliente ainda pode optar pelo cancelamento.

Portanto, isso faz com que seu empreendimento tenha que lidar não somente com a inadimplência, mas também com gastos extras.

Em contrapartida, usando um sistema de cobrança recorrente, o débito é realizado de forma imediata no cartão, assim o serviço continua vigente e a empresa não precisa se preocupar excessivamente com a compensação bancária.

Conheça o cel_cash

cel_cash é hoje uma das empresas líderes no mercado quando o assunto é cobrança recorrente.

Afinal, ele traz uma série de funcionalidades que reduzem a inadimplência, como:

  • Captura automática de transações;
  • Notificações personalizadas;
  • Retentativas de cobranças (colocando técnicas de negociação em prática);
  • Relatórios e dashboards.

Além disso, o cel_cash tem um excelente custo, garantindo segurança máxima na proteção das informações e comodidade para a sua empresa.

É possível combater a inadimplência com um sistema de cobrança recorrente eficaz, como o cel_cash.

Então, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um dos nossos especialistas que irão lhe mostrar porque a plataforma de pagamento recorrente é a melhor opção para a sua empresa.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time