Como cobrar aluguel através de uma API de Boletos?

Compartilhar

|

Que tal otimizar a forma como você cobra o aluguel? Veja neste artigo como uma API de Boletos pode ser a solução!

Se você está pensando em alugar um imóvel, um dos principais questionamentos que podem surgir na sua cabeça é a respeito da cobrança.

Afinal, como fazer a cobrança do aluguel de forma esquematizada e otimizada?

Vamos dar todas as informações que você precisa saber a respeito do assunto e explicar melhor como uma API de boletos pode te ajudar a fazer a cobrança do aluguel de forma organizada. Acompanhe!

É possível cobrar aluguel por boleto?

Sim. É totalmente possível cobrar aluguel por boleto bancário e é a forma comumente praticada para cobrar as despesas de aluguel e condomínio.

Apesar de, em alguns casos, alguns aluguéis funcionarem por transferência bancária, em alguns casos os próprios inquilinos solicitam o pagamento por boleto por garantir maior praticidade na hora de pagar as contas.

Porém, vale ressaltar que tudo deve estar devidamente registrado no contrato de aluguel no que diz respeito a pagamentos.

Segundo a Lei do Inquilinato n 8.245 de 1991, o proprietário só pode cobrar tarifas relacionadas a emissão do boleto bancáriojunto com a cobrança do aluguel e condomínio caso isso esteja devidamente acordado no contrato.

Por que fazer a emissão automática de boletos online?

Obviamente, qualquer administrador de um negócio não deseja perder tempo preenchendo documentos quando se pode fazer isso de forma automatizada.

Se você está pensando que precisa preencher os seus dados e do inquilino, todo mês, no boleto bancário para fazer a cobrança, está enganado.

Hoje, com a tecnologia, é possível emitir e enviar boletos online automaticamente.

Você pode configurar, através de uma API de boletos(que explicaremos mais a frente) a emissão e envio dos boletos online, evitando atrasos ou esquecimentos e outros inconvenientes.

Há benefícios para os dois lados: o locador não precisa gastar com impressão e envio e o inquilino consegue receber o boleto em sua caixa de e-mail e pagar em qualquer lugar, seja pelo internet banking, lotéricas, dentre outros.

O que é uma API de Boletos?

API de Boletos é uma interface de programação que permite a conexão entre aplicativos online, permitindo a troca de informações.

Ou seja, ela conecta a instituição financeira à sua conta digital e a conta do cliente, permitindo que haja o envio de dados e de dinheiro entre as interfaces.

Além disso, ela garante muito mais agilidade ao processo de compensação de pagamentos e maior transparência e segurança nas transações.

Vantagens de contar com uma API de boletos

Veja agora alguns benefícios de contar com uma API de boletospara cobrança de aluguéis:

  • Registros automatizados: Com uma API de Boletos, o sistema garante o registro automático do boleto e a emissão imediata;
  • Os boletos são registrados rapidamente: É possível utilizar dados anteriores para novos boletos de uma única vez. Basta registrar os dados uma vez e os boletos serão emitidos e enviados automaticamente;
  • Boleto compensado automaticamente no sistema: O boleto é registrado no sistema imediatamente, sem arquivos de remessa e retorno. Permitindo uma gestão ainda mais automatizada do seu negócio.
  • Notificações automáticas: Através de uma API de boletos você consegue configurar notificações e avisos automáticos de pagamento para os seus clientes, ajudando a evitar a inadimplência. Também, a cobrança de multas e juros em casos de atraso são menos burocráticas.
  • Envio por WhatsApp: O seu cliente pode receber o boleto diretamente no whatsapp com o arquivo do documento ou apenas o código para pagamento.
  • Gateway de pagamento com o seu e-commerce ou website: Os clientes também podem pagar por boleto em seu site ou loja virtual, de forma super prática.

Conheça o cel_cash: A maior API de Boletos da Galáxia

Além de todos os benefícios citados anteriormente, contar com o cel_cash pode fazer muito mais pela gestão financeira e de cobranças dos seus aluguéis.

A plataforma oferece uma série de recursos adicionais para a cobrança de contas sem mensalidade, sem taxa de adesão, sem nenhuma burocracia e você pode emitir quantos boletos quiser.

Sua conta digital na plataforma é gratuita e você paga apenas R$ 1,99 por cada boleto compensado.

Você pode configurar também a cobrança recorrente dos seus aluguéis e não se preocupar com nada. Todo mês o seu cliente recebe o documento e é notificado sobre o pagamento.

O dinheiro fica em sua conta digital na plataforma para ser retirado 1 dia útil após a compensação do boleto.

Além disso, você tem acesso a:

  • Contrato digital gratuito;
  • Relatórios e dashboards que te ajudam a definir o caminho do seu negócio e identificar melhorias nas suas estratégias
  • Gestão de clientes e cobranças
  • Conta digital completa que permitirá fazer operações como pagamento de contas, recarga, TED ou Pix.

Tudo isso com uma plataforma com mais de 4.000 clientes, homologada pelo Banco Central e recomendada por seus clientes por seu compromisso com a qualidade.

Quer saber mais? Preencha agora o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time