Como aumentar o MRR da minha empresa

Compartilhar

|

Você vai conhecer agora, a única métrica capaz de fazer sua empresa escalar. Pode apostar, seu concorrente ainda não a conhece.

Estabelecimentos que possuem recebimento mensal recorrente, como academias, escolas e clubes de assinaturas, necessitam calcular, controlar e aumentar o MRR. Vamos explicar como essa métrica é importante para medir a aceitação dos planos pelo mercado, assim como a ineficiência dos mesmos, grau de aprovação, renovação, entre outros. Resumindo, o MRR oferece informações que medem o crescimento e desempenho da empresa.

Receita Recorrente Mensal, comumente abreviada como MRR do inglês Monthly Recurring Revenue, é toda a previsão de receita recorrente mensal da sua empresa. É uma métrica que auxilia na gestão de empresas de assinatura, mensalidades e SaaS.

Como medir o MRR

A Receita Recorrente Mensal, ou MRR, é calculada com base na cobrança feita aos clientes a cada mês, que é o valor da assinatura paga pelos usuários que adquirem o serviço da empresa.

Para medir o MRR de sua empresa, é preciso fazer o levantamento dos contratos cujas mensalidades estão com vencimento previsto para o mês seguinte. O cálculo deve considerar apenas valores fixos de mensalidades, excluindo variáveis como taxas únicas, adesão, matrícula e outras periódicas.

Veja um exemplo na prática de como medir o MRR:

Uma empresa que tem 10 clientes pagando 60 reais por mês tem um MRR de 600 reais (10 x 60 = 600 reais).

Se essa mesma empresa adquirir mais dois clientes em um plano mais caro de 100 reais por mês, seu MRR aumentará para 800 reais (10 x 60 + 2 x 100 = 800 reais).

Percebeu que quanto maior o MRR melhor? Então agora que você já sabe o que é e como calculá-lo, vou te dar 4 super dicas para aumentá-lo.

1. Tenha paciência

Embora existam cases de empresas que aumentaram sua Receita Recorrente Mensal de forma exponencial em curto período, isso não é normal.

O normal – e saudável – de se encontrar no mercado, são cases de empresas com crescimento lento e trabalhoso do MRR. Por isso, tenha paciência ao medir mês a mês. Seu MRR não vai dobrar em um mês, se isso acontecer pode inclusive diminuir a qualidade dos seus serviço.

2. Cobre mais pela sua solução

Pode parecer óbvio e, ao mesmo tempo, um tiro no pé, cobrar mais caro para aumentar a receita, mas o fato é que a maioria das empresas estão subestimando seus produto e serviços.

A causa mais comum de cobrar barato é que, muitas vezes, os próprios fundadores não acreditam em seus produtos.

O medo da rejeição esconde o valor da solução dos problemas do cliente que a empresa resolve. Então, acabam cobram pouco para reduzir a chance de alguém os rejeitar.

Se sua empresa resolve problemas reais e tangíveis para seus clientes, não pode cobrar barato. As pessoas consomem produtos e serviços diversos por quatro motivos: diminuir uma dor, economizar tempo, economizar dinheiro ou ganhar mais dinheiro.

3. Automatize a cobrança das mensalidades

Nessa terceira dica, vou sair de campo e deixar que nossos próprios clientes contem suas experiências com o uso de um de nossos produtos, veja:

“Com a cobrança automática por cartão de crédito, eu aumentei a fidelidade dos meus clientes e venho reduzindo os cancelamentos”. – Alessandra, Gerente na Academia Mais Saúde

“Meus clientes não precisam se preocupar em me pagar, pois o pagamento acontece de forma automática, reduzindo muito a inadimplência”. – Carlos, Proprietário do Estacionamento PlusCar

“Com o cel_cash, eu passei a cobrar via cartão de crédito sem precisar pagar aluguel da maquininha”. – Maria Eduarda, Proprietária da Chocolate em Casa

“Depois que comecei a usar o cel_cash, passei a pagar apenas por boleto pago ou transação capturada, não pago nada se eu não receber do meu cliente”. – Márcio Augusto, Gestor na Clínica Dente Feliz

4. Use um sistema de gestão de cobranças e recebimentos

4B8AP0g-Q0BmdkO7izCcrd2_Onwq99RIWJF6c12M

Sua empresa reduz drasticamente as tarefas burocráticas, retrabalhos, erros de cobrança e consequentemente cancelamento de mensalidades ao usar um sistema de gestão de cobranças e recebimentos, os motivos são claros, veja:

  • Geração automática de boletos: O cel_cash irá gerar os boletos automaticamente todos os meses, você não precisa se preocupar com nada.
  • Integração gratuita com o website: Com a ferramenta de criação de páginas, você cria quantas páginas quiser e integra ao seu site com poucos cliques.
  • Notificações automáticas: Configure quando seus clientes serão notificados, personalize as mensagens e quando elas serão enviadas.
  • Envio de boletos por WhatsApp: Envie um boleto por WhatsApp, assim você aumenta as chances de receber seus pagamentos em dia.
  • Baixa automáticas: Esqueça arquivos de remessa e retorno, nossos boletos são baixados automaticamente no sistema.
  • Gestão de assinaturas: Controle as assinaturas de seus clientes de forma simples e fácil. Tenha relatórios completos com apenas 2 cliques.
  • 2° via online: Otimize o seu tempo, forneceremos um link de segunda via de boleto que pode ser facilmente integrado ao seu site.
  • Pague apenas por boleto pago: Nada de pagar taxas por boletos que não são pagos, aqui você só paga se o seu cliente pagar, sem pegadinhas.

Todas as dicas que mencionei acima são ações práticas que você deve executar imediatamente para aumentar sua Receita Recorrente Mensal e melhorar a gestão do seu negócio.

Que tal receber uma ligação de um especialista em MRR para te explicar melhor como você pode colocar em prática simples ações, agora mesmo, para começar a obter mais receita!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time