Como aumentar a taxa de renovação do meu clube de assinaturas

A renovação de assinaturas é um problema para a sua empresa? Descubra como contornar essa situação e voltar a crescer!

por Lays Xavier

Para se manter no mercado, é crucial que uma empresa consiga aumentar o número de vendas de seus produtos e reter os clientes que já possui em sua cartela.

Manter a empresa em um patamar seguro, oferecendo somente um modelo de serviço pode parecer a princípio seguro e confortável, mas ao olhar de outras perspectivas, essa prática pode levar o seu clube de assinaturas lentamente ao fracasso.

Isso ocorre porque juntamente com a estabilidade vem o comodismo, e isso causa a morte lenta de uma empresa. Entenda que ao se acomodar em uma situação, seu clube de assinaturas para de inovar e deixa a desejar na experiência oferecida para os clientes.

Com o tempo, o interesse dos clientes de continuar com a assinatura irá se esgotar.

É comum que investidores fiquem tão presos a sua ideia inicial que não percebam as atualizações de mercado, perdendo dessa forma, muitas oportunidades. É muito importante para um clube de assinaturas que os gestores tenham em mente que é necessário inovar e desenvolver estratégias para o seu negócio de forma constante.  

Os mais variados segmentos estão optando pelo estilo de negócio oferecido pelo clube de assinaturas, que consiste no envio de produtos por um tempo preestabelecido. Uma característica muito forte desse modelo é a possibilidade de personalização dos produtos, que se adequam aos gostos e particularidades de cada consumidor.

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, manter um cliente é muito mais atrativo do que adquirir novos. Sendo assim, é interessante que haja frequência nas renovações de assinaturas de seu clube.

 

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Veja a seguir como aumentar essa taxa de renovação e como isso possui influência direta no desenvolvimento do seu negócio!

Valorize o marketing de relacionamento

Essa estratégia visa a fidelização de clientes e a criação da autoridade de mercado. É uma abordagem de base simples, fazendo com que os consumidores se sintam tão satisfeitos com a empresa ao ponto de indicá-la para outras pessoas.

Clientes satisfeitos irão com maior probabilidade renovar suas assinaturas, e também propagam de forma gratuita a sua empresa para amigos e conhecidos.  

Pode parecer algo extremamente difícil de conseguir, mas é possível. O ponto central é criar experiências muito boas, para que cada cliente se sinta especial. A longo prazo, essa prática proporciona resultados incríveis.

Ofereça descontos para a renovação

Um cliente que renova frequentemente a assinatura com o passar do tempo pode começar a esperar um melhor tratamento, do que o dado a alguém que conheceu os seus produtos por agora. É interessante oferecer alguma gratificação a esse cliente e não há melhor forma de fazer isso do que oferecendo descontos especiais.

Esse desconto pode funcionar da seguinte maneira: quanto maior o tempo de contratação, maior o desconto oferecido. Observe o seguinte exemplo:

Renovação da assinatura pelo período de 9 meses: 15% de desconto;

Renovação da assinatura pelo período de 6 meses: 10% de desconto;

Renovação da assinatura pelo período de 3 meses: 5% de desconto.

O cliente ainda será incentivado a renovar sua assinatura por períodos mais longos.

Busque maneiras de cativar o cliente

Se o cliente do seu clube de assinaturas demonstra satisfação ao receber o produto, acompanha as novidades e se interessa fielmente pelo seu segmento, é mais difícil que ele cancele o plano de assinaturas, do que uma pessoa que não demonstra o mesmo interesse pelos serviços prestados por sua empresa.

Ao entender isso é necessário buscar maneiras de envolver o cliente com os serviços de sua empresa. Você pode fazer isso enviando notificações, disponibilizando tutoriais no caso de serviços mais complexos, relembrando as vantagens oferecidas pelo seu negócio, e fazendo pesquisas de satisfação com os seus clientes.

Adquira um meio de pagamento recorrente e automatizado

Muitas empresas deixam de realizar vendas por problemas com as formas de pagamento oferecidas aos clientes. Erros nos sistemas ou cobranças feitas de forma indevida podem causar frustrações ao cliente, que perderá o encanto pelo seu clube de assinaturas.

Ao escolher o modelo de pagamento recorrente automatizado, esse tipo de problema é eliminado, já que as transações são feitas nos valores e dias corretos. Você garante dessa forma que todas as transações sejam realizadas com comodidade para sua empresa e principalmente, para o cliente.

Entenda:

O pagamento recorrente é um modelo de transação na qual os pagamentos são realizados de forma automática, no cartão de crédito do cliente. Esse modelo segue uma periodicidade (mensal, trimestral, semestral, entre outros, a depender da necessidade de cada cliente).

É realizado o débito automático no cartão do comprador, sem que haja a necessidade de digitar novamente a senha, ou que o consumidor precise ir ao local para efetuar a operação.

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Como se trata de operações de pagamento, contrate uma empresa de confiança e que apresente resultados positivos. Avalie antes de contratar um sistema de recorrência. Afinal, boa parte da gestão financeira de sua empresa acontecerá por meio dessa plataforma.

Personalize suas ofertas

Assim como os clientes possuem características diferentes, você pode fazer ofertas diferentes!

Não é necessário oferecer apenas um plano em seu negócio. Analise os seus consumidores e faça planos de acordo com os interesses de cada grupo. Alguns preferem uma quantidade maior de produtos, já outros, serviços mais em conta. Ofereça serviços com os quais os usuários se identifiquem.

Veja um exemplo de planos oferecidos pelo sistema de pagamento recorrente, Galax Pay, para entender melhor como funciona a variação de planos:

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Essa variação contribui não  apenas na renovação de assinaturas, como também, na adesão de upgrades pelos usuários ao fazer a comparação entre os planos, levando ao aumento do ticket médio de sua empresa.

Conheça o Galax Pay

O Galax Pay é um sistema de débito recorrente, que enquadra as características de recorrência citadas acima e muitas outras como:

  • Previsibilidade de pagamento;
  • Comodidade para você e seu cliente;
  • Aumento da fidelidade dos cliente;
  • Redução nos cancelamento;
  • Redução no tempo de cobrança;
  • Redução da inadimplência e muito mais.

O Galax Pay também conta com uma equipe de suporte disponível para todas as dúvidas que surgirem no dia a dia. Saiba mais sobre como implementar esse sistema e aumente as renovações do seu clube de assinaturas. Fale com um especialista!

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Autor

Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
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