Como acelerar sua startup?

Compartilhar

|

acelerar sua startup

Você possui uma ideia inovadora mas não possui capital ou habilidades para começar o seu negócio? Conheça uma aceleradora que pode mudar a sua história!

Empreender tem se tornado o objetivo de muitas pessoas e o motivo para almejar ser o dono de seu próprio negócio, tem diversas razões. Seja por ter uma ideia considerada inovadora, dificuldades encontradas no mercado de trabalho e muitos outros pontos, o sonho de empreender está cada vez mais presente no coração do brasileiro.

Segundo Pesquisa GEM, do Sebrae/IBQP, o número de jovens empreendedores no Brasil passou de 50% para 57% em fase inicial no ano de 2017. São cerca de 15,7 milhões de jovens que estão coletando informações para ter um negócio próprio ou que já têm empresa com até três anos e meio de atividade.

Essa informação apenas reforça que o brasileiro deixou de empreender por necessidade, e está buscando adquirir sua independência financeira com suas próprias ideias e investimentos.

Empreendedores que iniciam empresas voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e que geralmente possuem uma base tecnológica, estão conquistando o seu espaço no mercado brasileiro. Esses empreendimentos, conhecidos como startups desenvolvem processos mais ágeis e com menores custos.

Startups: como funciona esse modelo de negócio

As startups estão chamando a atenção no mercado por proporcionarem soluções disruptivas, com mais agilidade e menor custo. São empresas pequenas que estão no período inicial e que se desenvolvem em condições de alto risco.

Estas empresas se diferenciam em seu modelo de negócio, na sua capacidade de alcance, disponibilização de produtos, além de se encontrar em um cenário de constante incerteza.

Fatores importantíssimos para o desenvolvimento de uma startup são a sua capacidade de ser repetível e escalávelCalma! Esses termos podem parecer de outro mundo, por isso vamos explicá-los para você.

– Repetível e escalável: empreendedores que criaram startups não possuem certeza de retorno, e são ameaçados pelo dia que está por vir, já que não possuem previsibilidade financeiro para manutenção e continuidade da empresa.

Possuir uma solução que seja repetível e escalável é praticamente a obrigação de uma empresa que deseja se manter no mercado, considerando que ele visa atingir um grande número de cliente e gerar lucro de maneira rápida.

Para um negócio ser repetível significa que ele é capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Dessa forma, não é interessante fazer muitas customizações ou adaptações, pois o objetivo é multiplicar a solução.

Ser escalável significa expandir cada vez mais a empresa sem que seja necessário alterar o modelo de negócios. Startups de sucesso possuem como características principais esse estilo de negócio.

– Modelo de negócio: toda empresa precisa de um modelo de negócio para se manter, e com as startups não é diferente!

Para deixar claro, modelo de negócio e plano de negócio, não são a mesma coisa. Enquanto o plano de negócio foca em estratégias bem definidas e detalhadas para alcançar metas, o modelo de negócio prioriza a rentabilidade, ou seja, o valor de distribuição do produto.

A preocupação das startups é solucionar o problema dos clientes de forma ágil e lucrativa. Por vezes o desafio encontrado é conseguir criar algo inovador, seja criar algo completamente do zero ou adaptar um modelo de negócio para uma área distinta.

– Cenário de incertezas: pelas características citadas até então, já é possível entender um pouco o motivo pelo qual startups são criadas em cenários incertos. Essas empresas fogem do tradicional.

Por trabalhar com ideias que tendem a romper com o já pensado e praticado, não existe uma fórmula para que a startup seja bem sucedida. Não é possível ter certeza se a ideia irá realmente funcionar. Assim, os empreendedores não possuem certezas ao longo de seu caminho.

É por causa desse ambiente hostil a princípio, que se fala tanto em investimento para startups. Sem capital de risco, as empresas não conseguem se manter no mercado tempo suficiente para começar a adquirir lucros e se sustentar.

Algumas empresas que estão presentes no cotidiano de muitos brasileiros, começaram como startups e passaram por todas as fases citadas. Hoje são reconhecidas por todos os públicos e alcançaram a estabilidade. Veja o exemplo a seguir:

Um case de startup de sucesso

Lançada em 1997 durante o auge das videolocadoras e com a ideia de um delivery de DVDs, a Netflix parecia impossível de ser bem sucedida. Três anos após a sua fundação, seus criadores estavam dispostos a vendê-la, entretanto, não haviam compradores dispostos a arriscar.

Inclusive uma das grandes locadoras que fazia sucesso na época, a Blockbuster, se negou a comprar a empresa e preferiu manter o seu modelo de negócio.

Os gestores então, decidiram investir nas últimas tecnologias e apostou no serviço de streaming, que é uma tecnologia que transmite informações multimídia, através de dados, utilizando as redes de computadores, principalmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas.

Hoje, a empresa é referência mundial em serviço de streaming de filmes e séries de televisão e continua a revolucionar, se tornando ameaça para indústrias centenárias e valendo milhões.

Mas, se a sua startup não tem condições de se desenvolver por questões diversas, nem tudo está perdido. Existem empresas que trabalham ajudando startups a se estabelecerem!

Aceleradoras de startups

As aceleradoras são empresas que possuem como objetivo principal investir no desenvolvimento e apoio de startups, ajudando-as a conseguir novas rodadas de investimento e a atingir o seu ponto de equilíbrio.

Investindo um pequeno valor financeiro e oferecendo serviços de apoio para startups, as aceleradoras se tornam sócias das pequenas empresas, até que estejam estabelecidas e nesse momento a parte da aceleradora é vendida para outros investidores ou empresas.

Se você possui uma startup e gostaria de conhecer o serviço de uma aceleradora confiável, o cel_cash tem uma ótima indicação para fazer. Conheça a Pillow!

Quem é a Pillow

Pillow foi criada para atender à crescente demanda de empreendedores que necessitam de apoio para tirar sua ideia do papel.

Com o auxílio de uma equipe inovadora, a Pillow sabe reconhecer uma ideia diferenciada. O conhecimento da equipe Pillow em tecnologia, criatividade e inovação somado ao bom projeto do empreendedor, possibilita a criação de startups com soluções de qualidade e alta chance de crescimento.

O que a Pillow oferece

Pillow faz uma análise detalhada para escolher somente empreendedores que ofereçam um produto disruptivo e transformador.

Os mentores da aceleradora acreditam que para tirar uma boa ideia do papel, oferecer apenas um aporte de capital não é o suficiente. Por esse motivo, a Pillow disponibiliza uma equipe multidisciplinar para facilitar o desenvolvimento do projeto empreendedor.

Startups precisam de sistemas financeiros eficientes

Juntamente com a solução de um problema, as startups precisam de movimento de caixa para se estabelecerem e expandir. Por esse motivo, é necessária a aquisição de um sistema financeiro eficiente, já que um dos principais pilares da sua empresa se apoiará nele.

Ideias inovadoras que rompem com o tradicional precisam de um sistema de pagamento que não se limite ao tradicional e que seja alinhado com as suas expectativas de crescimento futuro.

Conheça o modelo de pagamento recorrente: um modelo que está revolucionando os métodos de pagamento do mercado, já que oferecem benefícios essenciais como:

  • Previsibilidade de pagamento para sua startup;
  • Comodidade para o seu cliente;
  • Redução no tempo e gastos com a cobranças;
  • Redução da inadimplência e aumento da fidelidade do cliente.

A recorrência segue uma periodicidade (trimestral, semestral, anual) e os pagamentos são feitos de forma automática, no cartão de crédito do cliente. O débito automático é realizado no cartão do cliente, sem que haja a necessidade de digitar novamente a senha, ou que o cliente precise ir ao local somente para efetuar a operação.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do modelo da recorrência!

Condição especial com cel_cash

Conheça o sistema de pagamento recorrente do cel_cash, que oferece todos os benefícios citados acima e ainda possui condições especiais para startups aceleradas pela Pillow.

Para as startups que vão se desenvolver com a aceleradora, a melhor opção é um software com condição especial que fará sua empresa crescer de forma escalável. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time