Como a API de Boletos me ajuda a poupar tempo?

Compartilhar

|

Economize tempo e aumente seus lucros com a ajuda de uma API de Boletos. Venha conferir como essa automação pode ajudá-lo(a) a decolar seu negócio.

Ao possuir um negócio digital, é importante que garanta a venda tendo inúmeras formas de pagamento: cartão de crédito, assinatura, PIX, boleto. Esse último é ainda muito usado no Brasil e isso nos leva à questão da API de boletos.

O boleto bancário é popular no Brasil. Em estudo da SPC Brasil e CNDL, foi constatado que 48% dos pesquisados ainda usam de boleto bancário. Essa forma de pagamento fica atrás apenas do cartão de crédito, com 67%.

Então, para alcançar mais público, você deve garantir a emissão de boleto para seus clientes. Como? Pela API de boletos. Veja como essa API de pagamento pode economizar seu tempo nas vendas!

Entenda um pouco mais sobre a API de boleto

“A otimização da rotina de pagamentos no meio virtual é considerada por muitos um diferencial.”

boleto bancário se trata de um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado até sua data de vencimento. Se trata da segunda forma mais utilizada de pagamento na internet.

Segundo estudo realizado pelo Sebrae, tem uma aceitação de 75% entre as lojas, ficando atrás apenas do cartão de crédito (89%). Por isso que muitos lojistas online consideram o uso da API de pagamento.

API de pagamento se trata de uma Interface de Programação que disponibiliza os meios de pagamento. Ela permite a conexão entre aplicativos online (como seu e-commerce e uma instituição financeira), viabilizando a troca de informações.

Praticamente, uma API de boleto automatiza o método de pagamento com boleto bancário!

Quais são os tipos de boletos utilizados?

  • Boleto de cobrança: o boleto de cobrança é um documento para cobrança que pode ser físico ou digital. Apresenta uma taxa por emissão de boleto;
  • Boleto de depósito: é emitido em nome de um titular de conta bancária, só podendo ser pago em seu benefício. Não apresenta taxa, mas possui limite de emissão de boleto.

Boleto registrado ou boleto não registrado?

Até novembro de 2018, 1,44 bilhões dos boletos gerados não possuíam registro. Com essa expressividade, havia um problema de segurança que a FEBRABAN logo tratou de resolver com o boleto registrado.

O boleto registrado é um boleto identificável no sistema do banco de emissão, que foi registrado junto ao Banco Central para ser validado. Ele apresenta nome do titular, endereço, e-mail, telefone, CNPJ, produto/serviço, vencimento, etc.

É um modelo mais seguro que o boleto não registrado e o fato de carregar mais informações não significa que sua emissão é mais burocrática. Afinal, pode ser emitido pela API de boletos!

Como gerar boleto por uma API de boletos economiza meu tempo?

“A boa experiência do usuário passa pela agilidade na conclusão de compras. Quanto mais rápido ele paga, mais satisfeito ele fica.”

boleto bancário é uma das formas de pagamento online mais utilizadas no Brasil por três motivos:

  • É uma opção para quem não possui cartão ou conta bancária;
  • Apresenta diferentes formas para pagamento em lotérica, caixa eletrônico e internet/aplicativo;
  • É uma das opções mais seguras pelo registro de boletos.

Contudo, é muitas vezes preterido por outra opção, pois é mais lento para compensar o pagamento. Nisso, a API de boletos surge para trazer mais agilidade a esse processo – e como ela faz isso?

Automatização no registro

Boleto registrado exige um maior processamento na emissão, pois há o envio do boleto para o banco, de forma a comprovar seus dados. Na API de boletos não, pois seu sistema garante a emissão de boleto já registrado automaticamente.

Com isso, não há muita demora no processo, o boleto é registrado imediatamente!

Agilidade ao gerar boleto

Através de um sistema de gestão para boletos, é possível configurar todos os dados dos boletos de uma única vez. Com isso, nada de ter de digitar cada boleto individualmente para ser emitido.

Aliás, numa API de boleto, o envio e emissão são automáticos!

Compensação automática dos boletos no sistema

Não precisa passar por uma baixa manual dos pagamentos – ao acontecer a compensação do pagamento, ele já é registrado no sistema. Com isso, arquivos de remessa e retorno dos boletos são baixados automaticamente.

Isso permite uma gestão otimizada para o seu negócio digital!

Notificações automáticas

Por uma API de boletos, é menor a chance de grandes atrasos no pagamento online, pois há notificações automáticas para o cliente. Com isso, ele é avisado em caso de atraso e pode pagar imediatamente.
Além disso, a cobrança de multas e juros podem ser feitas sem grandes dores de cabeça ou burocracias.

Envio do boleto por WhatsApp

Para agilizar no pagamento de seu produto ou serviço, é possível o envio do boleto por WhatsApp. Com um recebimento mais prático do boleto, o cliente pode rapidamente fazer o pagamento online por um aplicativo ou site bancário!

Qual é a melhor opção para gerar boleto?

cel_cash é uma plataforma de gestão completa para emissão de boletos e recebimento de pagamentos online. Além da agilidade que proporciona ao seu negócio, ainda traz:

  • Pagamento apenas por boleto quitado, não sendo cobrada qualquer taxa até o cliente pagar;
  • Gestão de assinatura, sendo possível gerir diversas cobranças num único espaço digital;
  • Não há quantidade mínima de boletos;
  • Sem mensalidades;
  • Presença de 2ª via para boletos!

Através de uma API de boletos como a do cel_cash, você garante recursos e agilidade na emissão de boletos. Inscreva-se e conte com o contato de um dos nossos especialistas para apresentar nossas soluções digitais!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time