Cobrança recorrente com Pagamento Instantâneo (Pix): como funciona?

Compartilhar

|

Facilite ainda mais a forma de receber seus pagamentos com o Pix na recorrência.

Pix, trouxe muitas novidades ao mercado financeiro, como transações mais rápidas e recebimentos mais facilitados.

Cobrança recorrente se aliou a esse tipo de transação para que os pagamentos sejam realizados de formas ainda mais simples. Entenda melhor como o Pix funciona e como é a sua aplicação junto a Cobrança Recorrente!

O que é o Pagamento Instantâneo (Pix)?

Como o próprio nome diz, Pagamento Instantâneo, é um tipo de transação em que o pagamento ocorre na mesma hora.

O Pix é uma modalidade de transação a mais que tomou o lugar das TEDs tradicionais. Seus principais diferenciais estão na agilidade e na possibilidade de realização de transações a qualquer hora do dia, funcionando durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

A transação realizada através doPix, leva cerca de 10 segundos até ser faturada e o dinheiro estará disponível na conta do recebedor.

Parece muito bom para ser verdade, mas felizmente é. O Bacen (Banco Central) desenvolveu essa iniciativa com os bancos tradicionais e digitais, além de instituições de pagamento, para promover uma comunicação mais rápida entre os sistemas financeiros.

Como é o funcionamento do Pix?

Pix disponibiliza duas formas de realizar as transações, que são o cadastro manual e as chaves de endereçamento.
O cadastro manual, conta com a inserção de dados do recebedor, como o nome completo e um identificador nacional, como o CPF ou CNPJ. Feito esse cadastro, será necessário selecionar o valor e confirmar a transação. Após isso, a pagamento será realizado.

As chaves de endereçamento, por outro lado, são um pouco mais simples, já que o pagador não precisará de dados, o recebedor enviará um QR Code e o pagador faz a leitura para a realização do pagamento.

Esse tipo de pagamento será muito útil para empresas que prestam serviços, sejam eles únicos ou recorrentes e facilitará o processo para o cliente, que não terá a necessidade de ficar digitando vários dados.

Sabendo um pouco de como o Pix funciona, veja como ele interage com a Cobrança Recorrente.

Cobrança recorrente com Pix: como funciona?

Para gerenciar uma cobrança recorrente usando o Pix, ainda não foi disponibilizada nenhuma automatização pelo Bacen. Dessa forma, as opções seriam ter uma equipe que faça lançamentos manuais de cada transação ou contratar um sistema de pagamento para fazer a automatização deste processo.

Um sistema de pagamento especializado em recorrência, tem como diferencial a possibilidade da automatização na geração e envio dos QR codes para pagamento via Pix, sendo necessário apenas realizar uma primeira configuração estabelecendo o valor e o dia em que a cobrança PIX deve ser enviada.

Além dessa vantagem, com um sistema de pagamento, é possível integrar um QR Code Pix, a um boleto, para que o cliente possa optar pelo meio de pagamento que prefere utilizar. Como é o caso do Bolemix, por exemplo, que une as duas opções em um único local.

Feito isso, o sistema fará os envios dos QR codes, sem a necessidade de intervenção manual.

Há também a possibilidade de gerar relatórios em questões de segundos, fazer baixas automáticas lançamentos assertivos com o uso de um sistema de cobrança recorrente.

sistema de gestão de pagamentos possibilita a cobrança das mensalidades através de boletos bancários ou do débito automático no cartão de crédito.

Com o Pix, é possível que estes pagamentos sejam mesclados ou substituídos. Entenda melhor com um exemplo:

Uma empresa cobra as mensalidades de seus serviços através da recorrência via débito automático no cartão de crédito.

No mês de janeiro, o cliente teve uma despesa que não estava em seus gastos comuns e acabou consumindo todo o limite de seu cartão de crédito. Dessa forma, ele pode realizar o pagamento do mês através de um QR Code Pix enviado para ele.

O pagamento do cliente em questão foi substituído com mais flexibilidade para que ele continue recebendo os serviços da empresa.

As oportunidades são inúmeras ao utilizar o Pix. O mercado financeiro está sendo revolucionado para a utilização de meios de pagamento cada vez mais ágeis e simples. Sua empresa não pode ficar de fora dessa.

Como minha empresa pode usar a recorrência com o Pix?

A melhor forma de utilizar a cobrança por Pix recorrente na sua empresa, é aderindo a um sistema de gestão. Assim, o processo será autimatizado, facilitando as atividades do seu dia a dia.

Com sistemas como o cel_cash, você conseguirá colocar não somente o Pix recorrente em prática, como também a opção de trocar a transação de débito automático no cartão de crédito e o uso do Bolemix, que permite a junção de boleto e QR Code Pix.

Tenha os melhores meios de pagamento facilitados. Converse com um consultor cel_cash.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time