Cartão pré-pago: solução para negativados

O cartão pré-pago apresenta diversas vantagens e é acessível para quem está negativado ou tem score baixo. Saiba mais!

por Juros Baixos
Cartão pré-pago: solução para negativados

O cartão pré-pago é uma excelente opção para quem está negativado ou tem score baixo. Ele apresenta certas vantagens de um cartão de crédito, como a possibilidade de fazer compras online e no exterior, mas tem tarifas bem menores e não há risco de se endividar.

Neste artigo vamos esclarecer tudo sobre essa modalidade de cartão que vem fazendo cada vez mais sucesso e ainda apresentaremos as melhores opções de cartão pré-pago.

Como funciona o cartão pré-pago

O cartão pré-pago lembra um plano de celular pré-pago. Isso porque, com essa modalidade de cartão, só é possível gastar o dinheiro depositado previamente, ao se fazer uma recarga.

Ou seja, ele funciona de forma parecida com um cartão de débito, em que você só pode gastar o dinheiro que já está no saldo, e de forma oposta ao cartão de crédito.

Enquanto no cartão de crédito você faz uma compra com um dinheiro que “não tem” e só paga realmente por ela depois, com a fatura, no cartão pré-pago você primeiro coloca o dinheiro à disposição e depois o utiliza em compras com o cartão.

No entanto, na hora de fazer um pagamento com o cartão pré-pago o consumidor precisa informar a opção “crédito” para o estabelecimento.

Os cartões pré-pagos podem ser divididos em dois tipos: os nacionais e os internacionais. Os nacionais só podem ser utilizados no Brasil e só são recarregáveis em reais. Já os internacionais podem ser usados no exterior e são recarregáveis em moeda estrangeira.

A recarga dos cartões pré-pagos pode ser feita por boleto, depósito, débito em conta ou por recargas automáticas, todo mês, a partir do saldo da conta.

Confira também: Score mínimo para cartão de crédito – como funciona

Vantagens e desvantagens

Entenda a vantagem e as desvantagens a seguir:

Tarifas menores

Uma das principais vantagens de se ter um cartão pré-pago são as tarifas menores, se comparadas às do cartão de crédito ou de outros produtos financeiros.

As seguintes tarifas costumam ser cobradas para clientes de cartão pré-pago:

  • Tarifa de adesão
  • Mensalidade
  • Tarifa de saque
  • Tarifa de recarga
  • Tarifa de emissão de 2ª via do cartão

A mensalidade do cartão pré-pago lembra a anuidade do cartão de crédito, mas ela só é cobrada quando há saldo disponível e costuma ser mais baixa.

Segurança e comodidade

Essas são vantagens que todo cartão apresenta em relação ao dinheiro vivo. Com um cartão pré-pago em mãos você não precisa se preocupar em carregar grandes quantias de dinheiro e nem se vai ter troco ou não na hora das compras. Sem falar na facilidade de bloquear o plástico em caso de furto ou perda.

Outra comodidade oferecida pelo cartão pré-pago é a possibilidade de adquirir um mesmo sem ter conta em banco.

Compras online

Assim como o cartão de crédito, o cartão pré-pago te possibilita fazer compras pela internet e, ainda, pagar por aqueles serviços que só aceitam cartão, como Uber e Netflix.

Controle financeiro

É muito mais fácil controlar suas finanças usando um cartão pré-pago, já que não há o risco de contrair altas dívidas, como no cartão de crédito, ou de entrar no Cheque Especial, caso do cartão de débito.

Para menores de idade

Menores de idade têm muito mais facilidade de contratar um cartão pré-pago, se compararmos com um cartão de crédito. E para os pais isso com certeza representa menos dor de cabeça.

Desvantagens

As principais desvantagens do cartão pré-pago são a ausência de limite e a impossibilidade de parcelar as compras.

O limite do cartão de crédito ou da conta corrente pode ser muito útil quando é preciso realizar um gasto mas não há saldo disponível. E o parcelamento das compras também é outro recurso que faz bastante falta nesta modalidade de cartão.

Opção para negativados

A maior vantagem do cartão pré-pago, no entanto, é o fato de ele ser acessível para negativados e consumidores com score baixo.

Como não há concessão de crédito, as instituições que oferecem o cartão pré-pago não realizam consulta ao SPC ou Serasa e, dessa forma, negativados e pessoas com score baixo podem usar o produto.

Veja também: Contas digitais com cartão para negativado

Onde contratar online

Os cartões pré-pagos podem ser contratados online, através de apps ou no site das empresas que os administram.

Você precisará fornecer alguns dados e documentos, como CPF, documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Em alguns casos, o serviço só está disponível para quem tem uma conta na instituição financeira. A contratação dos cartões pré-pagos é rápida e fácil.

Outra forma de conseguir o cartão pré-pago é através de um comparador de cartão de crédito online. Nele é possível indicar o benefício que você deseja e escolher dentre as diversas opções apresentadas.

Por fim, é importante destacar que o cartão pré-pago também requer um controle financeiro por parte do consumidor.

Caso você se exceda nos gastos, é possível que uma compra não seja efetuada por não haver saldo suficiente. Por isso, verifique constantemente quanto de saldo ainda resta no seu cartão pré-pago e recarregue quando necessário.

Gostou desse artigo? No Juros Baixos você pode encontrar muitos outros conteúdos sobre educação financeira e produtos financeiros.

Somos uma plataforma focada em descomplicar o mercado de crédito no Brasil e oferecemos ferramentas únicas para você encontrar o produto certo para suas necessidades. Conheça nosso site!

Autor

Juros Baixos

O Juros Baixos é uma empresa intermediadora do processo de concessão de crédito entre bancos, fintechs e clientes.

Outros posts feitos por Juros Baixos

Deixe seu comentário