Cadastro de clientes: importância e como fazer corretamente

Compartilhar

|

O cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão de vendas responsável por centralizar todos os dados e informações referentes aos consumidores.

cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão de vendas responsável por centralizar em um único ambiente, todos os dados e informações referentes aos consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas que estiveram ou continuam associadas à sua empresa.

Trata-se de uma planilha, que geralmente é informatizada e oferece uma maneira prática de visualização de tudo o que é necessário para você saber sobre os seus clientes.

Existem vários motivos e benefícios para ter um cadastro de clientes ativo e atualizado. Um destes é que, essa ferramenta ajuda na gestão, é uma parceira, na verdade, que anda lado a lado, bem como para a manutenção do cliente.

Isso é possível porque, entre outras coisas, essa ferramenta te ajuda a acompanhar o perfil do seu consumidor, hábitos e frequência de compra, além de outros comportamentos.

Com esta informação você pode predizer a receita, fornecer um melhor serviço pós-venda e até mesmo ativar clientes que não fazem uma compra há algum tempo. Neste caso, é necessário provocar determinado cliente para que ele volte a observar os ítens da sua empresa.

Por isso, o cadastro de clientes também é uma ótima forma de aumentar suas vendas.

No entanto, o que a empresa precisaria ter para demonstrar resultados legais? Quais informações devem ser deixadas de lado? Qual é a maneira mais tranquila de verificar essas informações?

Você com o cadastro de clientes em dia, consegue manter as informações atualizadas para garantir um bom relacionamento com o seu cliente, além de que ele faz os pagamentos em dia, já que seu sistema cobra o valor automaticamente.

Atualize já a sua forma de pagamento com a cel_cash!

O que é cadastro de cliente?

Para melhorar os serviços da sua empresa, em primeiro lugar, você deve entender o que é um cadastro de cliente.

cadastro do cliente se caracteriza por ser um arquivo que tem a função de armazenar informações importantes sobre as pessoas que já lucraram da sua empresa, uma ou várias vezes.

Um registro de cliente pode consistir em informações simples ou mais detalhadas. Neste caso, o cadastro mais simplificado, contém o nome completo do consumidor, número de telefone e endereço de e-mail para poder definir uma lista de contatos.

Já os mais completinhos, além da última compra do cliente pode haver dados básicos sobre seus interesses na empresa e o que ele aprazer de comprar em seguida.

Sabemos que o cadastro mais complexo traz funcionalidades que podem servir de base para uma campanha futura de prospecção e aquisição de clientes, portanto, se seus clientes não se importam em fornecer as informações o ideal é coletar o máximo possível.

O cadastro de clientes simples pode ser realizado de forma básica, pois pode ser feito manualmente através de relatórios ou automaticamente e com modificações através do programa específico de cadastro de clientes, que pode ser encontrado em grande variedade e com diferentes níveis de complexidade.

Cadastro de clientes: quais as vantagens?

Muitas vezes, a importância do cadastro de clientes e sua manutenção, além da gestão adequada, nem sempre é evidente para as pequenas empresas.

Muitas vezes, na pressa das operações diárias, os gerentes não veem o benefício de deixar outros detalhes. Só focam nas vendas que já foram feitas na prática.

Porém, essa estrutura enxuta de pequena empresa às vezes é usada como desculpa para manter as atividades estratégicas para trás, que aumenta os resultados de longo prazo e promove a sustentabilidade dos negócios.

Neste caso, podemos classificar que manter a base de dados atualizada é importante, porque mantemos uma agenda elaborada e priorização de tarefas.

Conhecer melhor seu cliente

cadastro de clientes também é um importante ferramenta de construção de relacionamento. Em nosso exemplo isso contribuiu para novas vendas. Mas também pode levar à fidelização do cliente.

Entenda, como a empresa presta bons serviços mostrando que realmente se dedica e se interessa em resolver o problema do consumidor a todo momento, a tendência é que essa marca se torne uma referência para eles, um guia, na verdade.

O relatório Zendesk Customer Experience Trends 2020 confirma esse raciocínio. De acordo com a pesquisa, 57% dos compradores consideram o atendimento como condição necessária para a fidelidade à marca. E esse recurso perde apenas para o preço.

Em outras palavras, preços baixos não valem nada se o serviço oferecido não for o correto.

Fora isso, o cadastro de clientes é essencial para um bom desempenho da gestão de vendas. Dele é possível extrair diversas informações que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

Atendimentos mais personalizados

As informações inseridas no cadastro de clientes também ajudam sua empresa a oferecer um atendimento mais personalizado.

A partir do momento que você tem informações como data de aniversário, data da última compra, produto favorito ou mais comprado, você pode se conectar com seu cliente e oferecer soluções personalizadas com base no perfil e no momento da compra.

Com isso, a experiência do cliente fica mais proveitosa e você consegue um retorno mais limpo.

Estratégia de pós-venda

Quando o cadastro faz parte da estratégia de pós-venda, fica muito mais fácil apresentar novas ofertas ao cliente e realizar mais vendas.

Para evitar que seus clientes sejam incomodados, tendo seu produto sendo oferecido repetidamente é importante ter um registro de seus clientes.

Além disso, se seu produto, serviço ou ítem pode ser usado mais de uma vez, as estratégias do pós-venda são importantes.

Para o sucesso dessas operações de pós-venda, não deixe de estudar o perfil do cliente para enviar uma oferta pelo canal que o cliente escolher. Seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Possibilita reativar clientes antigos

Um recurso importante na criação de registros de clientes é a capacidade de reativar o mesmo cliente.

Como todo o seu relacionamento com sua empresa é registrado, você pode ver quando foi feita a última compra e, quem sabe, criar laços novamente.

Além do fato de você conhecer as tendências e gostos de seus clientes. Você também pode contatá-los e enviar promoções, descontos especiais ou até mesmo apresentar novos produtos e serviços.

É útil sublinhar aqui um fato importante. Os clientes que compram novamente de uma empresa que adquiriram anteriormente tendem a gastar 67% a mais do que os novos consumidores, pois eles já conhecem a qualidade do serviço prestado.

Cadastro do cliente: saiba como fazer de forma assertiva

O primeiro ponto fundamental na criação de um banco de dados consistente é organizar os dados de seus clientes e torná-los facilmente acessíveis. Só assim os dados fornecidos são válidos e podem ser usados ​​corretamente.

Uma ferramenta completa de gestão que oferece integração de processos de diferentes setores da empresa. Um software com esse recurso é a melhor maneira de verificar essas informações.

O sistema relevante permite que o cadastro seja vinculado a outros departamentos da empresa facilitando o uso dos dados do cliente sem ter que passar pelo processo de cruzamento.

Com um software completo é possível obter relatórios e descobrir padrões sobre os consumidores. Consequentemente, veja quais pessoas compram mais, qual período é o perfil mais popular etc.

automação é a chave para otimizar os processos. Com a automação, você pode facilitar a operação com apenas alguns cliques você pode agregar qualquer novo conhecimento e manter o arquivo sempre atualizado.

O processamento de dados evita a duplicação de dados. A partir disso, é muito importante seguir este procedimento para organizar e coletar todas as informações no cadastro de clientes. Consequentemente, não inclui nada desnecessário que normalize as citações.

Isso significa que é necessário desenvolver diretrizes que indiquem qual conhecimento deve ser registrado e como deve ser classificado no registro. Você será capaz de encontrar rapidamente o que você está procurando.

Ao pesquisar números de telefone, documentos, endereços ou outras informações confidenciais Você pode ter certeza de que o número de telefone está no formato correto para que você possa usá-lo imediatamente.

Essa é uma das melhores maneiras de atualizar os registros dos clientes em tempo hábil. Essa criação de contato pós-compra ajudará você a obter feedback de satisfação do cliente. Registra dados para entender melhor os consumidores e suas necessidades futuras.

Quanto ao relacionamento pós-venda, você também pode verificar se todos os detalhes da transação estão corretos.

Também pode incluir novas informações e detalhes de contato que o cliente deseja adicionar. Além de confirmar todo o conhecimento que a empresa já possui.

Assim você consegue um relacionamento mais próximo com seus clientes. Efetue com que se sintam importantes e valiosos.

Para cadastro de clientes este contato tem muitos. Isso porque possibilita inserir informações mais complexas sobre o cliente, detenha tudo atualizado.

Como a tecnologia pode auxiliar no cadastro de clientes?

As interações que os consumidores têm com uma empresa e o que eles pensam sobre ela moldam sua experiência.

Isso significa que se seus relacionamentos atendem e superam as expectativas, você tem uma chance muito alta de fidelização e retenção, além da possibilidade de passar bons sinais sobre seu negócio para outras pessoas, erigindo uma imagem positiva no mercado.

Pensando nisso, surgiu uma nova prática chamada Customer Success. O princípio-chave aqui é garantir que cada cliente possa obter os melhores resultados ao usar seus produtos e serviços.

Assim, o sucesso do cliente está não apenas em fornecer um excelente suporte, mas também em identificar e antecipar problemas que possam surgir, oferecendo-lhe aparato tecnológico para estreitar os laços entre cliente e empresa.

Por isso, o foco está sempre na obtenção de resultados reais e, mesmo que o consumidor já esteja satisfeito, permitindo-lhe alcançar um sucesso ainda maior ao superar as expectativas.

Neste caso, a tecnologia pode ajudar incluindo os clientes em dashboards para analisar a jornada do cliente, assim como softwares para cadastramento automático a partir da primeira compra.

Por exemplo, tem lojas que o cliente só sai de lá com determinado produto, após a realização de um cadastro. Neste caso, um dos bônus para aqueles clientes que não estão à vontade com o cadastro é incluí-lo no sistema de fidelidade.

Vamos listar algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar no cadastro de clientes, inclusive, no cadastro de clientes online.

Software de CRM

O CRM armazena informações sobre clientes atuais e potenciais – nome, endereço, telefone, etc. – assim como atividades e pontos de contato com a empresa, isso inclui visitas ao site, telefonemas, e-mails e outras interações.

No entanto, o software de CRM é muito mais do que uma lista de contatos bem elaborada. Ele coleta e agrega informações valiosas para aprontar e atualizar as informações pessoais dos clientes de sua equipe. Histórico de compras e tendências.

CRM ajuda sua empresa a se afugentar de processos desatualizados e trabalho manual para manter o seu negócio em movimento. A plataforma organiza contas e contatos de forma acessível em tempo real. Acelere e simplifique o processo de vendas.

Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou se afogar em planilhas, obtenha leads para sua equipe de vendas de maneira rápida e fácil.

Todos os membros da equipe não importa onde estejam ou o que estejam fazendo, estão sempre trabalhando com atualizações de informações do cliente e suas interações com a empresa.

Integração de plataformas

Integrações de plataforma de atendimento ao cliente como conectar um CRM a um call center. Otimize os resultados melhorando a experiência do cliente e retenha leads.

Ao adotar essa integração na empresa que ajuda a automatizar as etapas é possível dar um ordenamento eficiente ao atendimento e personalizar ainda mais o contato com seu cliente.

Por meio da conectividade telefônica e do CRM, a tecnologia e as estratégias de relacionamento trabalham juntas para melhorar a experiência do cliente, previsão de demanda e oferecer soluções imediatas.

Sem contar que também é possível, que você diversifique as formas de atendimento de acordo com o perfil e histórico comportamental de seus clientes ou potenciais clientes – o que faz uma grande diferença na geração de confiança e fidelização.

Redes sociais alinhadas ao autoatendimento

O autoatendimento nasceu para solucionar as solicitações de clientes que necessitam de uma solução imediata ou que desejam um atendimento veloz.

Esta solução não só reduz a alta demanda de atendimento ao cliente, mas também aumenta a flexibilidade do atendimento e garante mais um canal de comunicação. Isso permite que os clientes escolham o mais prático com base na disponibilidade e tendências.

Somando essa ferramenta ao aumento do uso das redes sociais e das interações que surgem por meio delas, as empresas focadas na melhoria da experiência do cliente já estão investindo nas redes e utilizando-as como mais um canal de atendimento, que pode resolver situações sem que o consumidor tenha para entrar em contato com a central.

Deste modo, através das redes sociais, você pode captar dados dos seus possíveis compradores.

Tendo um sistema à parte, integrado com a rede, você, em um bom relacionamento com o cliente, pode preencher a ficha dele e anexar ao cadastro de clientes.

Atualize a forma de pagamento da sua empresa com a cel_cash

Já pensou em uma ferramenta super automatizada para você? Que faça a gestão das vendas, relatórios financeiros e cadastro de clientes. Inclusive, o cadastro de inadimplentes! Caso precise cobrá-los, a própria plataforma cobra para você!

Fora isso, o pagamento recorrente traz mais comodidade.

Você com o cadastro de clientes em dia, consegue manter as informações atualizadas para garantir um bom relacionamento com o seu cliente, além de que ele faz os pagamentos em dia, já que seu sistema cobra o valor automaticamente.

Atualize já a sua forma de pagamento com a cel_cash!

cadastro de clientes é uma forma eficaz de aumentar o banco de dados de possíveis compradores, clientes veteranos e novos também. Por isso, desenvolver essa prática é importante para aumentar, de forma consequente, o faturamento da empresa.

Utilize uma plataforma de gestão, que também age com um sistema de pagamento. O futuro é agora e você não deve esperar para modificar os mecanismos de pagamentos e de cadastro de clientes da sua empresa

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time