Boleto x Pix: qual escolher?

Compartilhar

|

Em meio a tantas opções, é possível escolher o meio de pagamento ideal para a sua empresa?

O mercado financeiro cada vez mais oferece opções para facilitar a vida de consumidores e empresários.

Ao mesmo tempo que a variedade de meios de pagamento é vista como positiva, ela também pode trazer dúvidas sobre qual é a melhor forma de recebimento para o seu negócio e qual escolher.

Pix assim como o boleto bancário, oferece diversas vantagens na sua modalidade. Entenda sobre cada um de forma individual, veja o comparativo entre ambos e escolha o melhor para o seu negócio.

Boleto bancário

No ano de 2019, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), estimou que em sua plataforma de boletos registrados, seriam gerados cerca de 6,6 bilhões de boletos. Estes números mostram a familiaridade do brasileiro com este tipo de pagamento.

A facilidade oferecida pelo boleto bancário, permite que muitas pessoas o utilize para realizar os seus pagamentos. De acordo com o Instituto Locomotiva, há cerca de 45 milhões de pessoas desbancarizadas no Brasil, ou seja, que não movimentam sua conta bancária a mais de 6 meses ou até mesmo, optaram por não possuir uma.

Para ficar mais fácil a visualização, basta pensar que 1 a cada 3 brasileiros estão fora do sistema bancário e ainda assim, contribuem para a economia movimentando mais de R$ 800 bilhões anualmente.

Entende-se assim, o motivo dos boletos serem a opção mais viável para boa parte da população do país. Existe também um grupo de pessoas que não se sentem confortáveis em oferecer suas informações pessoais e de cartões para empresas físicas e virtuais, e acabam por escolher o boleto bancário.

Sabendo de todos esses números, fica mais fácil entender o motivo pelo qual é quase uma obrigatoriedade que as empresas disponibilizem a opção de boleto para os seus clientes.

O boleto bancário também oferece vantagens para as empresas que o utilizam, como:

  • Praticidade no repasse: os cartões funcionam com o sistema D+30, enquanto os boletos funcionam com o D+3, possibilitando ter o valor em mãos muito mais rápido.
  • Taxa: você sabe o valor exato que será descontado caso a compra seja realizada, sem descontos em porcentagens que podem variar muito.
  • Você só paga o que receber: contratando um sistema, como o Galax Pay, você poderá gerar quantos boletos forem necessários, pagando a taxa somente daquele que for de fato liquidado pelo cliente.

Agora que o boleto mostrou como conquistou o seu espaço, entenda como será o uso do Pix e veja qual melhor se adequa ao seu negócio.

Pagamento Instantâneo (PIX)

Pagamento Instantâneo, também conhecido como PIX, é um tipo de transferência que tornou as TEDs obsoletas. Isso ocorre pois a transação será realizada em no máximo 10 segundos.

A transferência poderá ser feita entre qualquer instituição financeira cadastrada no programa PIX, durante os 7 dias da semana em qualquer horário.

Para usar o PIX, é necessário estar cadastrado em uma das instituições financeiras participantes e homologadas pelo Banco Central, como o cel_cash, e assim os pagamentos poderão ser feitos através de cadastros manuais ou chaves de endereçamento, como o envio de QR Codes.

PIX oferece algumas vantagens para as empresas, como:

  • Integração com outros sistemas: é possível realizar a conexão com celulares, agendas e aplicativos financeiros;
  • Segurança nas transações: todo o processo será monitorado e realizado pelo Banco Central;
  • Agilidade: o pagamento será liquidado de forma muito mais rápida, possibilitando que produtos e serviços sejam entregues e feitos mais rapidamente.

Boleto x Pix

Como vimos, tanto o boleto bancário quanto o Pix, oferecem vantagens e possuem suas particularidades. A seguir, veja um breve comparativo:

Liquidação

liquidação do PIX acontece de forma instantânea, sete dias por semana e a qualquer hora, enquanto o boleto pode demorar até três dias úteis para ser compensado e está limitado ao horário comercial, não funcionando aos finais de semanas e feriados.

Familiaridade

Esse quesito deve ser considerado, já que para o cliente é muito comum pagar um boleto, enquanto o PIX ainda será algo novo. Os clientes geralmente optam por aquilo que já é conhecido, por essa razão, o Pix precisará de um período de adaptação.

Segurança

Tanto o boleto bancário, quanto o PIX contam com plataformas novas que visam diminuir o número de fraudes e oferecer segurança ao usuário.

Valor de uso

O boleto bancário, possui um valor fixo que varia entre as instituições de pagamento, podendo ter mais ou menos vantagens. O Pix para empresas possui uma taxa ainda mais baixa que uma TED tradicional ou boleto.

Em ambos os casos, a empresa saberá exatamente quanto será descontado a cada transação.

Possibilidade de automatização

A expansão das empresas fazem com que cada vez mais sejam criadas tarefas e alguns detalhes passam a exigir mais atenção. Fica complicado deixar todos os processos manuais de forma que dependa de uma pessoa.

PIX assim como o boleto bancário, possuem a possibilidade de automatização, permitindo que a empresa tenha o gerenciamento de suas formas de pagamento facilitadas. Será possível ao utilizar sistemas de cobrança como o cel_cash,

ter a baixa e identificação automática dos pagamentos realizados via Pix com total segurança.

Conseguiu se decidir?

Algumas vantagens do PIX e do boleto bancário são muito parecidas, embora cada um tenha sua particularidade.

Imagine não precisar de fazer uma escolha e poder utilizar as duas modalidades de pagamento. Seria muito vantajoso, certo?

Com o Galax Pay você pode. O sistema de automatização de pagamentos, permite que seja realizado um cadastro do cliente e a cobrança que deverá ser realizada. A partir disso, caberá ao cliente escolher suas preferências de pagamento, podendo inclusive, mesclar o PIX com o boleto bancário.

Tenha as melhores formas de pagamento em sua empresa. Converse com um especialista cel_cash e saiba mais.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time