Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

Compartilhar

|

Conheça mais sobre essas duas modalidades de pagamento e entenda qual atende melhor as necessidades de seus clientes. Confira!

Sempre buscando a diferenciação no mercado, as empresas colocam o cliente em foco e priorizam formas de atender a suas necessidades.

Quando se trata de modalidades de pagamento, isso também é uma verdade. Uma das formas mais utilizadas para a cobrança de clientes é o boleto bancário, mas novos formatos vêm surgindo como o Pix.

A seguir vamos conhecer essas modalidades e saber suas vantagens e desvantagens para atender melhor às necessidades de seus clientes. Confira!

Boleto Bancário

O boleto bancário é um método de pagamento bastante conhecido entre os consumidores brasileiros e tem seu espaço garantido no mercado pela sua facilidade de quitação.

Criado no ano de 1993 pelo Banco Central, atualmente é muito comum em empresas virtuais e físicas. No mundo virtual, é a segunda forma de pagamento mais utilizada, só perde para o cartão de crédito.

Estima-se que por ano são emitidos 3,6 bilhões de boletos, dado que destaca a procura dos consumidores por esse meio de pagamento.

O boleto bancário assim como as outras opções de pagamento no mercado, apresenta vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Boleto: Vantagens

Facilidade de pagamento: o boleto pode ser pago em diferentes estabelecimentos, desde lotéricas à farmácias e o pagador não necessita ter conta em um banco;

Descontos: por ser um pagamento à vista e de baixo custo, as empresas podem oferecer descontos para quem paga com antecedência ou no prazo, podendo assim ajudar também a diminuir a inadimplência;

Juros e multas: Podem ser definidos também juros e multas em caso de vencimento do boleto, tornando assim aquele pagamento uma prioridade sobre outros;

Diferencial para a empresa: muitos clientes se sentem inseguros em colocar dados de cartão de crédito em sites, dando assim preferência para empresas que trabalham com a disponibilidade de pagamento por boleto.

Boleto: Desvantagens

Tempo de compensação: a confirmação do pagamento pode demorar até 3 dias úteis, podendo retardar a entrega de produtos ou serviços;

Desistência da compra: como o pagamento não é feito no ato da compra o consumidor tem tempo de pensar melhor sobre a aquisição. Entre a emissão e o pagamento podem ocorrer imprevistos que façam com que o cliente desista da compra.

O que é o Pix?

Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central e vem como uma alternativa às formas tradicionais de pagamento.

Esse também é um meio de pagamento muito utilizado pelos consumidores e ganhado grande aderência. O us do Pix tornou obsoleto, os meios de pagamento como a TED e o DOC.

Com o Pix é possível fazer transações atras de chaves de endereçamento, como:

  • E-mail;
  • Celular;
  • CPF;
  • Chave aleatória;
  • QR Code.

Através delas o pagador não irá precisar preencher seus dados.

Será apenas necessário preencher o campo do banco com uma das opções anteriores, que o valor já será sirecionada a conta vinculada a aquele dado, imediatamente.

No caso de uso do QR Code, o recebedor fará o envio, com o valor já estabelecido e e o pagador fará a leitura para realizar o pagamento.

O Pix surgiu através da demanda de agilizar transferências de valores de forma rápida, barata e segura.

Pix assim como as outras opções de pagamento no mercado apresenta suas vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Pix: Vantagens

Rapidez: não existem restrições de horário e dia para as transferências acontecer. Será necessário apenas 10 segundos para a efetivação dos pagamentos;

Menor custo: ainda não há um valor definido, mas as operações por meio do Pix devem custar apenas centavos;

Prazos menores: prazos de compra e venda serão reduzidos já que atualmente a compensação bancária pode demorar até 3 dias;

Maior segurança: as transações são feitas com muita segurança, já que toda liquidação é administrada pelo Banco Central. Além disso, você poderá realizar a autenticação biométrica ou por reconhecimento facial.

 Pix: Desvantagens

Adaptação: como todo novo serviço, será necessário certo tempo para que o Pix consiga ganhar espaço entre outros métodos de cobrança.

Qual é a melhor opção?

Para pensar e acertar na melhor opção é preciso conhecer sua empresa e clientes para focar na necessidade deles. Coloque na balança quais benefícios e recursos cada método pode oferecer e assim, você poderá fazer sua escolha!

Clientes cel_cash não tem a necessidade de escolher entre um e outro, visto que possuem a opção do BoleMixboleto que pode ser pago via Pix e oferece diversas vantagens para o usuário. Confira!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time