Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

Conheça mais sobre essas duas modalidades de pagamento e entenda qual atende melhor as necessidades de seus clientes. Confira!

por Time Galax Pay

Sempre buscando a diferenciação no mercado, as empresas colocam o cliente em foco e priorizam formas de atender a suas necessidades.

Quando se trata de modalidades de pagamento, isso também é uma verdade. Uma das formas mais utilizadas para a cobrança de clientes é o boleto bancário, mas novos formatos vêm surgindo como o PIX.

A seguir vamos conhecer essas modalidades e saber suas vantagens e desvantagens para atender melhor às necessidades de seus clientes. Confira!

Boleto Bancário

O boleto bancário é um método de pagamento bastante conhecido entre os consumidores brasileiros e tem seu espaço garantido no mercado pela sua facilidade de quitação.

Criado no ano de 1993 pelo Banco Central, atualmente é muito comum em empresas virtuais e físicas. No mundo virtual, é a segunda forma de pagamento mais utilizada, só perde para o cartão de crédito.

Estima-se que por ano são emitidos 3,6 bilhões de boletos, dado que destaca a procura dos consumidores por esse meio de pagamento.

O boleto bancário assim como as outras opções de pagamento no mercado, apresenta vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Boleto: Vantagens

  • Facilidade de pagamento: o boleto pode ser pago em diferentes estabelecimentos, desde lotéricas à farmácias e o pagador não necessita ter conta em um banco;

  • Descontos: por ser um pagamento à vista e de baixo custo, as empresas podem oferecer descontos para quem paga com antecedência ou no prazo, podendo assim ajudar também a diminuir a inadimplência;

  • Juros e multas: Podem ser definidos também juros e multas em caso de vencimento do boleto, tornando assim aquele pagamento uma prioridade sobre outros;

  • Diferencial para a empresa: muitos clientes se sentem inseguros em colocar dados de cartão de crédito em sites, dando assim preferência para empresas que trabalham com a disponibilidade de pagamento por boleto.

Boleto: Desvantagens

  • Tempo de compensação: a confirmação do pagamento pode demorar até 3 dias úteis, podendo retardar a entrega de produtos ou serviços;

  • Desistência da compra: como o pagamento não é feito no ato da compra o consumidor tem tempo de pensar melhor sobre a aquisição. Entre a emissão e o pagamento podem ocorrer imprevistos que façam com que o cliente desista da compra.

O que é o PIX?

O PIX é um novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central e vem como uma alternativa às formas tradicionais de pagamento.

Com lançamento previsto para 5 de Outubro de 2020, essa inovação chega para competir com outras formas de pagamento, como a TED e o DOC e facilitar pagamentos feitos por boletos, cartões e dinheiro.

Com o PIX será possível fazer transações de duas formas, sendo o cadastro manual e as chaves de endereçamento.

O cadastro manual é realizado com a inserção de dados do recebedor, como o nome completo e um identificador nacional, como o CPF ou CNPJ. Realizado o cadastro, será apenas necessário selecionar o valor e confirmar a transação.

Através da chaves de endereçamento o pagador não irá precisar preencher seus dados. O recebedor envia um QR Code e o pagador fará a leitura para realizar o pagamento.

É uma solução que surgiu através da demanda de agilizar transferências de valores de forma rápida, barata e segura, tendo assim tudo para conquistar muitos adeptos.

O PIX assim como as outras opções de pagamento no mercado apresenta suas vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

PIX: Vantagens

  • Rapidez: não existem restrições de horário e dia para as transferências acontecer. Será necessário apenas 10 segundos para a efetivação dos pagamentos;

  • Menor custo: ainda não há um valor definido, mas as operações por meio do Pix devem custar apenas centavos;

  • Prazos menores: prazos de compra e venda serão reduzidos já que atualmente a compensação bancária pode demorar até 3 dias;

  • Maior segurança: as transações são feitas com muita segurança, já que toda liquidação é administrada pelo Banco Central. Além disso, você poderá realizar a autenticação biométrica ou por reconhecimento facial.

PIX: Desvantagens

  • Adaptação: como todo novo serviço, será necessário certo tempo para que o PIX consiga ganhar espaço entre outros métodos de cobrança.

Qual é a melhor opção?

Para pensar e acertar na melhor opção é preciso conhecer sua empresa e clientes para focar na necessidade deles. Coloque na balança quais benefícios e recursos cada método pode oferecer e assim, você poderá fazer sua escolha!

Para se diferenciar no mercado e facilitar os pagamentos de sua empresa desde já, converse com um consultor Galax Pay.

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay
Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Galax Pay
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa