Boleto ou cartão de crédito, qual a melhor opção?

Qual opção é mais vantajosa para seu e-commerce? E para seus clientes?

por Time Galax Pay

Quando o assunto são compras, novas possibilidades e oportunidades de pagamento, os consumidores sempre estão por dentro das novidades e atualizações, principalmente no mundo online.

Dentro dessas novidades e possibilidades de pagamento podemos destacar duas que são mais comuns de serem vistas: os boletos e cartões de crédito. Mas, por incrível que pareça, a dúvida que permanece na cabeça de muitos consumidores é: qual é a melhor opção de pagamento?

Vamos conhecer agora todas as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades de pagamento e destacar qual é a melhor opção.

Confira abaixo:

Boleto

Os boletos são formas muito utilizadas e muito comuns de serem vistas como opção de pagamento em diversos lugares, principalmente em compras realizadas online.

É uma forma de pagamento onde você é capaz de gerar um documento informando o valor a ser pago por determinado produto ou serviço, geralmente comprado na internet, a data de vencimento, nome do banco e algumas outras informações importantes.

Nem todos os consumidores possuem cartão de crédito, por isso o boleto é uma forma de pagamento muito utilizada por essa minoria.

Segundo uma pesquisa realizada pela startup ENVIOU, especializada em soluções para e-commerce, o segmento perde cerca de R$ 1 bilhão ao ano em vendas realizadas por boletos bancários.

Estima-se que 50% (metade) dos consumidores que realizam compras pela web, escolhem a opção de boleto bancário para pagar determinado produto ou serviço mas acabam se esquecendo de efetuar o pagamento. Com isso, gera uma perda de R$ 1 bilhão ao ano em vendas por boletos bancários.

Cartão de crédito

O cartão de crédito se tornou muito utilizado por grande parte dos consumidores por ser um método de fácil pagamento. Os consumidores passaram a realizar muitas compras utilizando seus cartões de crédito, principalmente pela vantagem de maior prazo para pagamento efetivo do valor do produto.

Em uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, dentre as 678 pessoas entrevistadas por comprar na internet no ano de 2014, 78% dessa população paga via cartão de crédito.

 

Sem dúvida é a preferência nacional entre os compradores da internet!

Não adianta ter facilidade para encontrar os produtos que o cliente precisa em sua loja se o processo de pagamento é burocrático e lento.

Utilizando o cartão de crédito o cliente tem uma experiência muito mais dinâmica na hora de realizar o pagamento, pois ele pode ser feito e aprovado em questão de segundos pela sua operadora.

Qual é a melhor opção?

O boleto bancário possui diversas vantagens e desvantagens para quem deseja pagar com ele e também, para o seu e-commerce, como por exemplo:

  • Segurança para o cliente: normalmente o cliente prefere ver a autenticidade do documento do que um simples e-mail com confirmação digital;
  • Menores taxas: o custo para o seu e-commerce utilizar boleto é bem menor comparado ao cartão de crédito;
  • Multas e juros: em casos de atraso do pagamento do boleto, taxas de juros ou multas podem ser aplicadas no valor que deveria ser pago, o que se torna desvantajoso para o cliente e vantajoso para seu e-commerce;
  • Mais atrativo: muitos clientes se sentem inseguros ao inserir seus dados de cartão de crédito em alguns sites na internet, portanto o boleto é mais atrativo;
  • Permite desconto: com o cartão de crédito não há possibilidade de desconto pois as taxas são altas, o que é vantajoso para o cliente.
  • Mas além de todas essas vantagens ao utilizar o boleto bancário, também podemos citar algumas desvantagens, confira abaixo:
  • Demora: ao utilizar boleto bancário, a demora para constatação do pagamento pode ser maior podendo chegar até cinco dias úteis;
  • Risco de desistência: o cliente poderá desistir da compra ao optar por pagar com cartão de crédito, abandonando o documento pois tem tempo para pensar se realmente quer comprar.
  • Ao utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, seu e-commerce terá algumas vantagens como:
  • Possibilidade de parcelamento: pode aumentar o número de itens adquiridos em uma única compra;
  • Isenção da taxa: a taxa adicional cobrada nos boletos será isentada ao utilizar cartão de crédito;
  • Pagamento compensa automaticamente: não precisa lembrar a data do vencimento;
  • Processo realizado online: não há possibilidade de extravios ou atrasos;
  • Possibilidade de cartões próprios: sua loja poderá ter o próprio cartão de crédito.
  • Mas, assim como o boleto bancário o uso cartão de crédito também possui algumas desvantagens ao ser utilizado, confira abaixo:
  • Demora: o repasse do valor para donos de e-commerce pode levar até 30 dias para ser efetuado;
  • CNPJ: é obrigatório possuir um CNPJ.

Podemos analisar neste post como funciona ambas as formas de pagamentos e quais podem ser as principais percepções, principalmente por parte dos consumidores. As duas formas de pagamento possuem vantagens e desvantagens não só para o cliente mas também, para donos de e-commerce. Por isso, pense de forma estratégica qual a melhor opção!

Quer reformular a cobrança da sua empresa seja ela, física ou e-commerce? Conheça o Galax Pay.

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay
Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna).
Outros posts feitos por Time Galax Pay
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa