Boleto ou cartão de crédito, qual a melhor opção?

Compartilhar

|

Qual opção é mais vantajosa para seu e-commerce? E para seus clientes?

Quando o assunto são compras, novas possibilidades e oportunidades de pagamento, os consumidores sempre estão por dentro das novidades e atualizações, principalmente no ambiente virtual.

Dentro dessas novidades e possibilidades de pagamento podemos destacar duas que são mais comuns de serem vistas: os boletos e cartões de crédito. Mas, por incrível que pareça, a dúvida que permanece na cabeça de muitos consumidores é: qual é a melhor opção de pagamento?

Vamos conhecer agora as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades de pagamento para que você decida a melhor para o seu negócio.

Boleto

Os boletos bancários são muito utilizados e comuns de serem vistos como opção de pagamento em diversos lugares, principalmente quando se trata de compras online.

Esta é uma forma de pagamento em que você é capaz de gerar um documento informando o valor a ser pago por determinado produto ou serviço, a data de vencimento, nome do banco e algumas outras informações importantes.

Nem todos os consumidores possuem cartão de crédito, ou confiam de inserir suas informações bancárias na internet, por isso o boleto é uma forma de pagamento ainda muito requisitada neste meio.

Até novembro de 2018 no Brasil, foram emitidos aproximadamente 3,6 bilhões de boletos, o que destaca a busca dos consumidores por este tipo de pagamento.

O boleto bancário possui suas particularidades e como todas as opções de pagamento disponibilizadas no mercado, apresenta vantagens e desvantagens. Conheça mais sobre suas características a seguir:

Vantagens:

  • Menores taxas: o boleto tem uma taxa fixa, independentemente do valor da cobrança, será paga somente a taxa da emissão do boleto;
  • Multas e juros: em casos de atraso do pagamento do boleto, taxas de juros ou multas podem ser aplicadas no valor que deveria ser pago, o que faz com que este pagamento seja prioridade em relação aos que não geram e podem ser pagos depois;
  • Mais atrativo: muitos clientes se sentem inseguros ao inserir seus dados de cartão de crédito em alguns sites na internet, achando o boleto mais confiável;
  • Permite desconto: devido à baixa taxa que é cobrada, é possível oferecer descontos para incentivarem o consumidor a escolher esta opção.

Desvantagens:

  • Tempo de compensação: o pagamento não é reconhecido na hora, podendo demorar até 3 dias úteis e o cliente tem uma demora maior para o recebimento do produto;
  • Risco de desistência: o cliente ao finalizar a compra, gera o boleto. Depois de gerado, ele poderá pensar melhor e desistir da compra, pode acontecer algum emprevisto que faça ele redirecionar o valor entre muitas outros fatores que podem influenciar para que o pagamento não ocorra.

Cartão de crédito

Os consumidores passaram a realizar muitas compras utilizando seus cartões de crédito, principalmente pela vantagem de ter um prazo maior para pagamento efetivo do valor do produto, ficando conhecido por ser um facilitador de pagamentos.

É muito simples a utilização do cartão de crédito, ainda que você não tenha o valor da compra no momento, você pode adquirir um produto ou serviço. A aquisição de forma imediata, sem a necessidade de esperar o pagamento ser reconhecido faz com que esse meio de pagamento seja o queridinho dos consumidores.

Este dinamismo é cada vez mais buscado, além da realização de conquistar aquele produto desejado de tanto tempo. Seja para a compra em lojas físicas, pagamento de aplicativos ou realização de compras online, cartão de crédito é uma opção que agrada a muitos consumidores.

O cartão de crédito também apresenta vantagens e desvantagens em relação ao seu uso, veja a seguir:

Ao utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, seu e-commerce terá algumas vantagens como:

Vantagens:

  • Pagamento compensa automaticamente: assim que efetuado, o pagamento já é reconhecido e a compra é liberada;
  • Processo realizado online: não há possibilidade de extravios ou atrasos;
  • Segurança: as transações são mais seguras para empresa e usuário;
  • Conveniência: é garantido que as transações cobradas no cartão de crédito serão pagas.

Desvantagens:

  • Taxa: a taxa cobrada é variável, sendo assim, os descontos variam de uma compra para a outra, podendo ser relacionadas ao valor da transação ou ao número de parcelas, em alguns casos ultrapassando 10% do valor da solução;
  • Demora no repasseo repasse do valor para donos de e-commerce pode levar até 30 dias para ser efetuado;

Qual é a melhor opção?

Sabendo que os dois meios de pagamento são tão bem vistos pelos consumidores, como escolher a melhor opção para o seu negócio?

Podemos analisar neste post como funciona ambas as formas de pagamentos e quais podem ser as principais percepções, principalmente por parte dos consumidores. As duas formas de pagamento possuem vantagens e desvantagens não só para o cliente mas também, para donos de e-commerce. Por isso, pense de forma estratégica qual a melhor opção!

A realidade é que quanto mais formas de pagamentos forem oferecidas para os usuários da web, maiores são as chances deles optarem pelo seu negócio como opção de pagamento.

Não existe uma receita certa de modelo de pagamento ideal. É necessário conhecer a sua empresa e focar nas necessidades dela.

O uso de boletos, aliado ao cartão de crédito com certeza atrairá mais a atenção do usuário e deixará que ele escolha a melhor forma de adquirir sua solução.

Você consegue oferecer tudo isso e muito mais para o usuário através do uso de um sistema de gestão financeira. Proporcione mais benefícios para o seu usuário e convença-o a escolher o seu negócio na hora qme que buscar por uma solução.

cel_cash permite que você gere boletos e cobranças no cartão de crédito do seu cliente pelo mesmo sistema. Saiba mais!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time