Aproveite o fenômeno SaaS na sua empresa

Proponha benefícios e experiências aos seus clientes. Aprenda agora tudo que você precisa saber sobre SaaS para inovar na proposta de valor da sua empresa!

por Michael Alexsander

O processo tradicional de aquisição de um software comum é assim: contactar um representante, solicitar proposta, negociar termos e valores, efetuar pagamento, aguardar CD, DVD ou PenDrive chegar, instalar em vários computadores, pagar licenças, treinamento, manutenção e atualizações. Além disso, ter um supercomputador para ser o servidor.

O SaaS, Software as a Service, como a própria tradução discorre, trata o software como um serviço, não mais como um produto adquirido. O mercado percebeu que ter o acesso é mais relevante que ter a licença de uso. Melhor do que ter um software na mão é poder acessá-lo de qualquer lugar do mundo, quando quiser e em qualquer dispositivo.

Exemplos de empresas SaaS

Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo já usou o, Salesforce, Dropbox, ou Google Drive, saiba que todos estes são Software as a Service - SaaS. São empresas que promovem melhorias na produtividade, na acessibilidade e no bem-estar de pessoas e do próprio negócio.

Certamente você conhece a Netflix, a mais famosa e querida das empresas SaaS, ela revolucionou a forma como consumimos filmes, desenhos, séries e documentários. Não precisa instalar nada, abre no navegador de dispositivos variados, não tem custo de aquisição, apenas mensalidades, não tem multa, podendo cancelar a qualquer momento e voltar quando quiser.

Para que uma empresa seja considerada um SaaS, o programa deve ser acessado por um navegador web ou aplicativo para dispositivos móveis, além de prestar um serviço ou o benefício de um produto com cobranças recorrentes.

Importante dizer, nada de vendedores insistentes e chatos, a maioria das empresas SaaS optam pelo sistema self-service de vendas, o usuário entra na página de vendas, consulta os planos e preços, monta seus combos (se necessário),adiciona ao carrinho, paga e inicia o uso imediatamente. Em muitos casos inicia-se o uso antes mesmo de pagar, como é o caso da Netflix. #FicaAdica.

Se pretende seguir o exemplo de alguma dessas empresas e surfar a onda do SaaS, inovando também na sua empresa, preste atenção para oferecer as vantagens:

Vantagens do SaaS

É cômodo e barato, não precisa comprar nenhum software ou sistema, pagar por várias licenças, ter um super servidor, manter o programa atualizado ou memória disponível no computador. O software será hospedado em nuvem, isso gera mais praticidade e rapidez.

Definindo de forma rápida o conceito de hospedagem em nuvem: é a  utilização da memória para armazenamento de dados nos servidores hospedados em datacenters interligados por meio da Internet.

Para utilizar um SaaS basta que você esteja conectado à internet. Isso permite que você utilize o programa mesmo que esteja a quilômetros de distância da sua empresa.

Em softwares de uso tradicional paga-se para atualizar e expandir para mais computadores, além de serem engessados. Já com o software como serviço isso não é necessário, as atualizações são feitas automaticamente sem que você perceba pois, ele está hospedado na internet.

É possível personalizar o serviço para aumentar sua eficiência caso o programa não atenda perfeitamente a sua necessidade de uso. Todo o processo de uso é supervisionado e orientado por um profissional de Customer Success que garante o sucesso do cliente.

Em meio a inúmeros aplicativos disponíveis na internet, cada um mais específico que o outro, faz-se necessário a rápida integração entre eles. Por isso, outra grande vantagem do SaaS é a possibilidade de integração com outros sistemas através de APIs - Interface de Programação de Aplicação com um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos pelos softwares para a utilização de suas funcionalidades entre si - os aplicativos.

O Mercado Brasileiro

Embora exista uma certa insegurança quanto ao armazenamento de dados em nuvem - natural, ainda estamos engatinhando - o mercado está jorrando oportunidades, seja para educar ou ser educado, propor ou consumir valor.

A hora para entrar no mercado brasileiro de empresas SaaS é agora, segundo pesquisa promovida em conjunto pela SaaSholic, Signal Hill, Rock Content e Redpoint eventures, 60% das empresas SaaS recuperaram seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente) em apenas 6 meses.

A pesquisa também mostra que 70% das empresas SaaS possuem uma relação de LTV/CAC superior a 3, ou seja, o valor recebido mensalmente no tempo que o usuário permanece com a empresa é três vezes maior que o custo em adquiri-lo.

Empreendedores brasileiros estão enxergando soluções e construindo softwares como serviços para melhorar a vida das pessoas e das empresas. Se você também quer inovar e aproveitar esse grande fenômeno dentro da sua empresa, recomendo iniciar implementando pagamentos recorrentes. Que tal conhecer nossas soluçõesgerar boletos grátis para seus clientes?

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Autor

Michael Alexsander
Growth
Growth Hacker com foco no crescimento do cliente. No sangue corre axé e funk, mas o colar preto é do forró. Bacharel em Administração e MBA Executivo em Gestão de Custos pela PUC-MG. Empreendedor Serial e Educador Financeiro revoltado com a cultura financeira "burra" do Brasil. Ator com DRT e Scalper da Bolsa de Valores.
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