Aprenda o que é e como fazer um Planejamento Tributário

Compartilhar

|

Saiba como realizar um planejamento tributário e entenda a importância dele para a sua empresa, aqui!

O último trimestre é um momento em que muitas empresas reservam e utilizam para refletir sobre as práticas adotadas durante o ano.

Visto isso, a melhor prática nos diz que o planejamento tributário deve ser feito antes do encerramento do ano, mais exatamente nos meses de outubro e novembro.

Falaremos a seguir sobre algumas etapas que o empreendedor deve ter em mente para maior assertividade no planejamento.

O que é o Planejamento Tributário?

O Planejamento Tributário, também conhecido como elisão fiscal, é um conjunto de estratégias, ações elaboradas com o intuito de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma legalizada.

Ele desempenha um papel fundamental para o correto funcionamento da empresa e, de preferência, deve ser feito por contadores, que irão avaliar as características do negócio e com isso irão orientar as decisões que dizem respeito aos tributos e impostos.

Toda a qualidade do planejamento vai partir da capacidade de projetar as receitas e despesas no exercício seguinte e por meio dele é possível administrar melhor suas finanças e tributos e com isso obter mais lucros.

Após a breve definição sobre o que é Planejamento Tributário, entenda como ele deve ser feito na sua empresa.

Como Fazer o Planejamento Tributário de uma empresa

Agora que você já sabe o que é, deve estar se perguntando: como fazer um planejamento tributário de uma empresa?

Ter uma base de informação sólida é o ponto de partida para um planejamento bem-sucedido. Sendo assim, é de extrema importância a validação das informações que estão sendo fornecidas para a realização do planejamento. Saiba como fazer.

Colete os Dados

Levante todas as variáveis que podem impactar de maneira significativa nas suas operações, mas tenha cuidado com o excesso. Tenha conhecimento das alterações na legislação e antecipe as ações cabíveis.

Conte com uma assessoria especializada e consultiva

Tenha o suporte de especialistas que possam obter e atar todas as informações em várias perspectivas, isso irá ajudar que dados importantes do planejamento passem despercebidos, como, por exemplo, a distribuição de lucros, participação no capital de outras sociedades, entre outros.

Escolha o melhor regime tributário

O planejamento tributário envolve não apenas escolher o melhor sistema tributário, mas também poder recomendar formas de obtenção de crédito, compra ou arrendamento de bens, utilização de créditos tributários, contratação de mão de obra e até mesmo espaço geográfico de atuação.

Tudo isso deve ser muito bem embasado, dando suporte ao gestor na tomada de decisões assertivas e para que a empresa não sofra futuras autuações pelas entidades fiscalizadoras.

Por último, tomadas as decisões, é recomendado que todos os envolvidos estejam cientes sobre todas as medidas que serão adotadas e tomadas, com base no planejamento.

Realizar o Planejamento Tributário é uma atividade que exige muitos conhecimentos sobre contabilidade e também sobre legislação.

Com isso, é fundamental ter o apoio de bons contadores, capazes de desempenhar um papel central na elaboração do Planejamento Tributário.

Entre em contato com a empresa Lucralize e tire todas as suas dúvidas com a assessoria de uma contabilidade consultiva e digital.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time