Aprenda a aumentar a sua taxa de conversão com CRO

Entenda como a otimização de conversão te auxilia a obter mais do seu tráfego e converter mais clientes.

por Luana Carvalho

Boa parte das empresas sabe que ter um site é uma das primeiras ações a ser realizada para o sucesso do negócio. Mas qual o objetivo deste site? Gerar leads? Vender? 

Independente de qual for existe uma certeza: Todo objetivo quando alcançado chega ao marketing como conversão

Depois que a estratégia já está em andamento e o site já está convertendo, você tem duas opções para aprimorar seu desempenho: aumentar o tráfego ou otimizar a taxa de conversão atual. É aí que entra o CRO.

Quando executado corretamente o CRO pode ajudar a melhorar as conversões de qualquer site. Afinal, é exatamente esse o objetivo da estratégia do marketing digital: melhorar as taxas de conversão do seu site seja para gerar mais leads ou vendas.

O que é a otimização de conversão?

A otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization) tem como objetivo gerar mais leads ou vendas, ou seja, aumentar a sua taxa de conversão.

A taxa de conversão é uma métrica baseada na quantidade de visitantes que realizaram uma ação no seu site, como assinar uma newsletter, preencher algum formulário, seguir um link para uma landing page e comprar um produto no e-commerce.

Para calcular quantas pessoas são convertidas no seu site essa taxa de conversão funciona como uma média, por exemplo:

Seu site tem 15.000 visitantes em um certo período, dessa quantidade converteu 150 no mesmo intervalo, ou seja, teve 1% de conversão.

 

8EWNi4rcmY7xLuolQ59aVh3l9be6sxaKnZhmSouw

Vamos aos cálculos:

15.000x = 150*100 

15.000x = 15.000

x = 15.000/15.000

x = 1 

Agora que sabemos a taxa de conversão do site podemos aplicar o CRO que nada mais é do que um esforço contínuo de fazer essa média aumentar.

Por que CRO é importante para sua empresa?

A concorrência no mercado online tem crescido exponencialmente e, em alguns nichos, é considerada tão grande quanto no meio offline

Por isso é importante reconhecer que gerar tráfego para sua empresa não é tão fácil assim e os esforços em SEO tem sido intensificados.

É devido a isso que o CRO é tão importante. Ele permite aumentar o número de conversões do seu site mantendo o mesmo investimento. Essa característica da otimização de conversão também permite que sua empresa reduza consideravelmente o custo de aquisição dos clientes. 

Fazer um trabalho de otimização vai resultar em estratégias mais inteligentes da sua equipe de marketing e em menos oportunidades desperdiçadas além de vários outros benefícios.

Elementos-chave do CRO

Como toda estratégia de marketing digital tem elementos-chave para funcionarem corretamente, não é diferente com a otimização de conversão. 

Existem 3 elementos que merecem uma atenção maior para quem leva o CRO a sério e espera otimizar suas páginas corretamente:

1 - Testes A/B

É importante que qualquer mudança feita seja baseada em dados e testes. Como a principal variável do CRO é a quantidade de visitantes, é de extrema necessidade testar muito antes de aplicar alguma mudança.

Um modelo muito comum de fazer esses testes antes de efetivamente aplicar as mudanças é o teste A/B. Ele permite que o tráfego seja dividido igualmente para duas versões da mesma página, A e B. Sendo A a original e B a que você quer testar. 

Para realizar o cálculo de qual das versões converteu mais você pode utilizar a calculadora de teste A/B. Assim você consegue acompanhar os resultados do seu teste de maneira muito eficaz.

Existem alguns cuidados a serem tomados para que o resultado encontrado seja real:

  • Tome cuidado com datas comemorativas! Lançar seu teste nessas datas pode influenciar no tráfego do seu site e consequentemente no resultado.
  • Estabelecer um período para o teste de no mínimo 1 semana. Assim terá tempo para atingir um número de público que seja relevante para as estatísticas.

2 - Landing Pages

As páginas de conversão, ou landing pages são onde a ação de valor vai efetivamente acontecer. 

O sucesso dessas páginas é importantíssimo para o CRO e elas possuem algumas características importantes, como:

  • Foco total na oferta;
  • Objetividade no benefício que o cliente vai receber;
  • Gatilhos mentais;
  • Provas sociais;
  • CTA.

Quanto maior a qualidade da página de conversão maior é a taxa de conversão. Por isso é de extrema importância dedicar tempo para elaborar as landings.

3 - Experiência do Cliente

A experiência do usuário se apoia completamente em dados e pesquisas para melhor tomada de decisão. 

É fundamental entender sobre isso porque muitas das ações tomadas pelo seu cliente não são racionais, podem ser baseadas em cores ou em palavras usadas, por exemplo, então é importante basear a construção da página de acordo com informações relevantes previamente definidas.

Todo site deve estar em melhoria constante e o uso do CRO é imprescindível para isso. Então se suas taxas de conversão ainda não são otimizadas de acordo com a estratégia apresentada, recomendamos fortemente que comece a utilizar essa técnica.

Dessa maneira verá seus números de clientes crescerem e seu negócio evoluir de uma maneira extraordinária! O que está esperando?

 

Autor

Luana Carvalho
Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
Outros posts feitos por Luana Carvalho
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa