API de boletos para consórcios

Compartilhar

|

Saiba como funciona o consórcio e como ter uma API de boletos pode ajudar em diversos aspectos no seu negócio!

O tipo de crédito mais utilizado para realizar sonhos e solucionar algumas situações do cotidiano é o consórcio. Descubra neste artigo como a implementação de um API de boletos na sua Administradora pode trazer vários benefícios.

O boleto bancário é uma das opções de pagamento mais usadas no Brasil entre as transações de cobrança. E, para os empresários, possui entre as formas de pagamento, uma das menores taxas, que inclusive podem ser negociadas, caso tenham um bom histórico de emissões e compensações.

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a quantidade de pessoas que preferem utilizar essa forma de pagamento é de 48%, ficando apenas atrás do cartão de crédito (68%). No consórcio, esse é o meio de pagamento das parcelas, pagas de forma mensal.

Mas o que é, como funciona o consórcio e como ter uma API de boletos pode ajudar em diversos aspectos no seu negócio? Continue lendo este artigo e descubra as respostas!

O que é um consórcio?

O consórcio é quando há uma reunião de pessoas jurídicas ou físicas, com o grupo fechado, no qual é promovido através de uma Administradora (deve ter autorização do Banco Central).

É umas das linhas de créditos mais utilizadas com os financiamentos e os empréstimos e se diferencia um pouco por focar em conquistas de longo prazo. Esse processo de compra programada e parcelada busca alcançar a aquisição de um bem ou serviço, sendo muito comum:

  • Automóvel;
  • Imóvel;
  • Moto;
  • Viagens.

Nos consórcios há uma separação em grupos que pagam mensalmente o valor necessário para ser contemplado, isso quer dizer, receber o bem selecionado. A parcela é paga de forma mensal e deve estar em dia para evitar ficar fora dos sorteios.

Outro ponto muito importante para entender como a API de boletos vai transformar seu negócio é saber como funciona para pagar a parcela do consórcio. Por isso, continue lendo!

Como funciona o pagamento da parcela do consórcio?

Essa é uma das maiores dúvidas quando se fala em consórcio. A parcela dessa linha de crédito é calculada considerando os seguintes fatores:

Taxa de administração

É o custo que o consorciado tem para a Administradora prestar os serviços.

Fundo comum

O fundo comum é formado pelo valor que os clientes, para adquirir um bem, pagam mensalmente, o que equivale a um percentil do crédito contratado por eles.

Fundo de reserva

Para que o grupo continue funcionando, mesmo que ocorra algumas despesas e inadimplências eventuais com relação aos consorciados, existe um fundo de reserva.

Seguro

Se o consorciado desistir desse tipo de crédito ou até mesmo vir a falecer, é possível a contratação de um seguro para a garantia dos pagamentos dessas parcelas.

Após ter uma boa noção do que é o consórcio e como ele funciona, você vai saber o que significa uma API de boletos e como ela pode te auxiliar no seu negócio.

O que é a API de boletos?

API de boletos é um meio de ligação entre aplicações, ou seja, sua Administradora de consórcios, seu cliente e o banco. É uma excelente alternativa para automatizar boa parte do processo de pagamento, permitindo que você tenha mais tempo para investir em outras áreas do seu negócio.

Ela possui vários benefícios em relação a um sistema de pagamento comum, inclusive melhorar a performance do seu site ou aplicativo, evitando que o sistema acabe sobrecarregando ou ficando mais lento.

Quer saber os outros benefícios de se ter uma API de boletos na sua Administradora de consórcios, continue lendo este artigo!

Vantagens da API de boletos em sistemas de consórcio

Uma API de boletos traz mais agilidade no processo de compras, o que faz com que seu cliente fique mais satisfeito.

API de boletos possui inúmeros benefícios para implantar no seu negócio. É possível enumerar várias, mas há algumas vantagens que precisam ser destacadas, como por exemplo:

Segurança

API de boletos é uma opção extremamente segura para registrar os boletos, além de utilizar o protocolo HTTPS para criptografar os dados.

Relatórios personalizados para análises de indicadores

Todos os pagamentos efetuados através da API de boletos serão acessados, de forma que você possa ter informações mais realistas das transações realizadas.

Automatização do registro

A emissão e o registro são feitos de forma automática e online na API de boletos. Isso evita algo bem comum que é que após a emissão haja um maior processamento, porque o banco está comprovando as informações.

API de Boletos do cel_cash

Se você deseja ter todos esses benefícios, saiba que a API de boletos certa para a sua empresa é o cel_cash, pois ele é uma plataforma de pagamentos online completa, que terá várias funções de automatização e desburocratização de processos em seu negócio.

Como, por exemplo, apenas o pagamento dos boletos que forem quitados, não havendo cobrança de outras taxas até que o cliente efetue o pagamento. Ele também não possui mensalidades e tem a possibilidade de emissão de 2ª via de boletos, baixa automática dos recebimentos, envio de boletos por SMS e WhatsApp.

Quer saber mais detalhes da API de boleto? Preencha o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time