Antes de montar um clube de assinaturas leia este texto

Quer montar um clube de assinatura mas não sabe por onde começar? Venha aqui que te conto tudo.

por Luana Carvalho

Com a popularização do e-commerce é comum você encontrar pessoas que preferem fazer compras pela internet. Talvez essa pessoa seja até você, certo? 

Esse crescimento das vendas online não é por acaso. Além da vantagem óbvia da comodidade de comprar e receber sem ter que sair de casa, quem busca produtos na internet busca preços mais baixos que nas lojas físicas e produtos mais exclusivos.

Um comportamento que tem se tornado comum no mercado é a adesão dos clubes de assinatura. Apesar dessa nova onda, muitos clubes acabam quebrando e o que mais os leva a falhar é a falta de entendimento do negócio.

Criamos então um conteúdo de leitura obrigatória para qualquer empreendedor que pretende começar um clube de assinaturas.

O que é um clube de assinatura?

Um clube de assinantes é um modelo de negócio no qual os produtos são comercializados de maneira recorrente. É parecido com contratar uma TV a cabo. 

Você adquire um pacote de serviços pagando um valor fixo, e recebe os produtos em sua casa, na periodicidade que você escolheu, sem ter que ficar repetindo o processo de compra. 

No caso de produtos digitais a partir do momento da assinatura o cliente passa a ter acesso ilimitado a sua plataforma. Interessante, né? 

Mas, porque as pessoas pagam assinaturas se podem usar o serviço de forma gratuita? A resposta para essa pergunta é simples: funcionalidades exclusivas.

Um bom exemplo é a Amazon. A empresa disponibiliza ebooks para os usuários a R$10,00, mas oferece um clube de assinatura chamado Kindle Unlimited, onde o leitor paga R$19,90 mensais para ter acesso exclusivo a todos os ebooks disponíveis na plataforma. 

Outro exemplo é o Spotify. A plataforma de streaming disponibiliza todas as músicas de maneira gratuita para qualquer usuário que tiver o aplicativo no celular ou acesse pelo computador, mas oferecem pacotes mensais que não ultrapassam R$30,00 que permitem que o usuário, além de ter acesso a todas as músicas online, consigam baixar as músicas e pular as faixas infinitamente. 

Como montar clube de assinatura?

Antes de criar um clube de assinaturas você deve pensar nas vantagens que o seu consumidor terá ao assinar seu pacote. Para isso você deve se fazer algumas perguntas, como:

  • Essa funcionalidade agrega algum valor ao meu produto?
  • Esse modelo de negócio se encaixa no meu segmento?

Em um clube de assinaturas você não vai vender produtos, pode esquecer disso. O seu trabalho passa a ser adquirir assinantes.

Então, se você tem o espírito empreendedor e deseja montar o seu clube de assinaturas, transforme esses 5 tópicos em seu manual:

1. Escolha seu mercado

Antes de decidir qual produto/serviço você vai oferecer pesquise bem! Veja se o nicho escolhido tem uma boa procura e é segmentado o suficiente para que você consiga oferecer uma solução diferenciada. 

2. Defina sua Persona

Identifique quem é o seu público-alvo, ou seja, quem vai comprar de você. Não se limite somente a nome, idade, sexo? Crie uma identidade para sua persona, pergunte quais são seus problemas, veja como o seu clube pode solucioná-los. 

É importante que você tenha o seu consumidor ideal bem definido, assim você vai conversar diretamente com ele e poupará esforços de tempo e dinheiro com erros.

3. Qual o seu produto/serviço?

Para definir o que você vai vender te recomendo seguir o caminho de algo que você já tenha conhecimento prévio. Assim você economiza tempo de pesquisa e ainda faz coisas que você gosta. Mas não se esqueça, seu produto deve resolver o problema da sua persona. 

4. Ofereça planos flexíveis

Um clube de assinatura de sucesso deve pensar em toda a experiência que o seu consumidor terá durante a compra.

Oferecer planos de assinatura para períodos variados (mensal, trimestral, anual, entre outros) e boas formas de pagamento são fatores de escolha analisados pelos possíveis assinantes. Além de possibilidade de migração do plano assinado para outro superior ou inferior.

5. Venda

Esse é o momento vital para seu negócio. Agora que já escolheu qual produto/serviço irá vender e quem serão os consumidores ideais, é hora de divulgar, o momento do marketing!

Monte uma estratégia básica de marketing digital com conteúdo em blog, iscas digitais com materiais ricos, landing page com formulários para coletar leads e um fluxo personalizado de emails sequenciais para nutrir seu possível cliente rumo à conversão. Aposte nas redes sociais como Instagram e Facebook, além do Google Ads.

Quais as vantagens de ter um clube de assinantes?

O modelo de clube de assinaturas oferece vantagens tanto para quem oferece quanto para quem assina. 

Alguns benefícios para o empreendedor

  • Receita mensal recorrente;
  • Fidelização de clientes;
  • Previsibilidade financeira;
  • Melhor gerenciamento do estoque.

Alguns benefícios para o consumidor

  • Menor preço / maior desconto;
  • Processo de compra simples;
  • Preços acessíveis;
  • Exclusividade.

Quanto cobrar pela assinatura do box?

Duas variáveis orientarão o seu cálculo para o valor da caixa surpresa: o produto que você irá vender e a quantidade de assinantes.

Minha loja de livros tem um clube de assinaturas com 300 assinantes. Mensalmente eles recebem um box com o livro do mês, uma revista personalizada sobre o livro e o autor, um marcador de página e um item surpresa.

Passo 1: Cálculo dos gastos:

Produtos: $20, $5, $5, $10 = $40

Embalagem: $5

Frete: $10

Impostos: $5

Sistema de cobranças recorrentes: $2

Marketing: $10

Plataforma/Loja Virtual: $100/mês

Custos Fixos (aluguel, luz, água, funcionários, internet?) = $1.500/mês

Passo 2: Cálculo do valor do box para a empresa:

Para saber quanto é gasto em cada box é necessário os valores dos: produtos, embalagem, frete, impostos, sistema de cobrança e marketing.

Custo por box = 40 + 5 + 10 + 5 + 2 + 10 

Custo por box = R$72,00

Precisamos também saber o valor fixo que a empresa gasta todos os meses, que são os gastos com a plataforma e os custos fixos.

Custo fixo por mês = 1.500 + 100

Custo fixo por mês = R$1.600,00 

Passo 3: Definição do custo total do box:

Para isso iremos dividir o custo fixo por mês pela quantidade de assinantes.

Custo fixo dividido por assinante = 1.600 / 300

Custo fixo dividido por assinante = R$5,00

Então utilizamos esse valor encontrado mais o custo por box para descobrir o custo total do box.

Custo total do box = 5 + 72

Custo total do box = R$77,00

Passo 4: Preço do box para o cliente:

O custo total do box é de R$77,00, seguindo a lógica comum de lojas o preço da assinatura deve ser de no mínimo R$97,00. Assim você ganha R$20,00 por box e tem uma margem de mais de 20% de lucro.

Cobrando os R$97,00 seu clube vai quebrar!

Como já dito acima você não vai vender produtos, pode esquecer disso, você deve adquirir e fidelizar assinantes.

O ideal é que a margem de lucro seja baixa, por volta de 5% a 10% no máximo. Então o preço do box será de R$81,00. Dessa maneira o valor é agradável para os clientes, devido à quantidade de benefícios oferecidos.

Existem plataformas para clube de assinaturas?

Caso tenha uma loja virtual, você já tem meio caminho andado, não precisa de outra plataforma para montar um clube de assinaturas, é possível criar dentro do seu próprio site uma "área para assinantes", assim o usuário deverá logar para acessar as principais informações da sua conta.

Agora se está começando do 0 e precisa de uma plataforma existem várias no mercado. Uma que já testamos e recomendamos é o Galax Commerce. Uma das vantagens que encontramos na plataforma é o seu tempo de mercado, que transmite bastante segurança.

Depois de escolher uma plataforma para cuidar do seu negócio e fazer a gestão do e-commerce, é hora de definir uma plataforma para fazer a gestão das cobranças, afinal, gerir bem os recebimentos é o que levará seu negócio ao sucesso.

Algumas ideias para escolher seu clube

Os clubes de assinatura tem crescido cada vez mais aqui no Brasil, sendo assim existem algumas áreas de maior sucesso, como:

  • Artigos Nerds;
  • Para homens;
  • Esportivos;
  • Livros;
  • Bebidas e outros.

Não pare por aqui! Por isso pesquise sobre seu nicho de mercado, siga nossas dicas e comece também o seu clube de assinaturas de sucesso! 

Autor

Luana Carvalho
Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
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