A importância de um sistema de gestão comercial para empresas

Compartilhar

|

Para todos os portes de empresas, é fundamental a implementação de um sistema de gestão. Entenda como eles podem auxiliar sua empresa.

Todo empreendedor que se aventura a gerenciar sozinho o próprio negócio sabe o quão complicado pode ser, já que entender de todas as áreas requer conhecimento amplo e tempo para executar as operações necessárias.

Para auxiliar o empresário no controle diário da empresa, existem os chamados ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema integrado de gestão empresarial), ou sistema de gestão comercial, que é um software capaz de integrar todos os dados e processos de uma organização em sistema único, armazenando e automatizando todas as informações de modo simples e seguro.

Qual a importância de um sistema de gestão para micro e pequenas empresas?

Para todos os portes de empresas, é fundamental a implementação de um sistema de gestão. No caso das micro e pequenas empresas, a necessidade é ainda maior, pois, normalmente, é composta por poucos funcionários, mesmo que as obrigações se mantenham em grande volume.

Dessa forma, o sistema de gestão comercial garante maior controle dos recursos, visando o aumento de produtividade e lucratividade da empresa, além do crescimento e estabilidade no mercado.

Quais as vantagens e benefícios de um sistema de gestão comercial para micro e pequenas empresas?

Como citado anteriormente, é fundamental que um micro e pequeno negócio tenha o acompanhamento de um bom sistema de gestão. Para isso, vamos citar aqui algumas das principais vantagens, para que não reste nenhuma dúvida. Veja só:

  • facilidade no cadastro de produtos;
  • controle de estoque;
  • emissão de notas fiscais;
  • relatórios;
  • vendas;
  • acesso em tempo real, a todas as informações da empresa;
  • integração com marketplaces, banco, gestão de clientes, finanças e outros.

Agora, os benefícios para sua empresa:

  1. 1. Redução do desperdício de tempo e recurso

O desperdício de matérias-primas e recursos é, sem dúvidas, um dos maiores problemas enfrentados na gestão de empresas, independente do porte.

Isso acontece por dois motivos: tempo e falta de assertividade.

tempo se dá pela ausência de um sistema de gestão que automatiza os processos, fazendo com que os colaboradores gastem seu tempo calculando, inserindo e analisando os dados de forma manual. A falta de assertividade, que é eliminada com a eficiência do ERP, a partir do momento que analisa e entrega resultados precisos.

  1. 2. Integração dos setores

A integração é responsável por reunir informações de todos os setores, de maneira responsável e transparente, facilitando o controle financeiro – o mais complexo – e o gerenciamento de dados em prol de um melhor planejamento estratégico e tomada de decisões.

  1. 3. Garantia de armazenamento e organização de documentos

Sabe aqueles documentos e arquivos importantes que ocupam espaço físico e acabam se perdendo em meio a tanto papel? Ao utilizar um sistema de gestão comercial, é possível armazená-los e organizá-los dentro do software de forma segura e de fácil acesso, em uma rede de compartilhamento próprio.

  1. 4. Assertividade e eficiência no controle financeiro

Dados como produtos/serviços vendidos, número total de vendas, fornecedores, contas a pagar e a receber, faturamento e lucro, são essenciais para realizar o fluxo de caixa. E os sistemas de gestão automatizam e centralizam essas informações, tornando possível a identificação de pontos de melhoria e crescimento da empresa.

Outros benefícios também relevantes, são: a otimização do fluxo das informações internas da empresa, a redução da repetição das atividades e complexidade das operações, redução dos limites de tempo de resposta ao mercado etc.

Por que ter um sistema de gestão comercial?

Agora que você já viu as vantagens e benefícios mais relevantes, vamos falar sobre o porquê você deve apostar na implementação de um ERP.

O principal objetivo é ter o controle total do seu negócio, de forma automatizada e completa. Adotar um sistema de gestão reduz bruscamente a possibilidade de falhas e fraudes, além de evitar problemas com o Fisco, já que permite uma ampla análise de dados em todos os setores da empresa.

Para se ter noção, no que diz respeito ao setor financeiro e fiscal, você consegue ser muito mais assertivo com seu fluxo de caixa, despesas e contas a pagar, emissão de notas fiscais etc. Obter esse controle é muito benéfico para a empresa, pois eleva a possibilidade de resultados saudáveis e, consequentemente, de crescimento e amadurecimento do negócio.

Um outro ponto relevante de se ter um ERP é a sistematização e automatização de informações, facilitando assim, a tomada de decisão e um planejamento estratégico para alcançar as metas e prever futuras falhas.

O que levar em consideração na hora de escolher um ERP?

INTEGRAÇÃO E SEGURANÇA são as palavras que devem vir a sua mente na hora de escolher um bom sistema de gestão para sua empresa.

  1. Para escolher o que melhor se adequa ao seu negócio, é preciso entender quais as suas reais necessidades. Faça um levantamento completo dos processos e informações. Com esse mapa delineado, você terá maior clareza sobre suas fraquezas e oportunidades, competências, benefícios etc. Uma dica é fazer a Análise Swot para descobrir onde seu negócio se encaixa.
  2. Confira quais são as formas utilizadas para armazenamento e gerenciamento das informações em nuvem.
  3. Avalie o custo X benefício do sistema para sua empresa. Leve em consideração o valor da mensalidade, funcionalidades, planos, suporte, facilidade para uso, manutenção e investimento necessário.

Diferenciais do TagPlus

Existem dezenas de sistemas de gestão comercial disponíveis no Brasil. E claro, há aqueles que se destacam por suas funcionalidades, como facilidade de navegação e usabilidade.

No sistema TagPlus, você tem essas e muitas outras praticidades para seu dia a dia, como suporte técnico pronto para te ajudar, plataforma de artigos dos mais variados temas e diversas possibilidades de integração, como bancos, lojas virtuais, marketplaces e outros.

Modernize e automatize a sua empresa com o TagPlus. é fácil e intuitivo de usar, além de ser totalmente online, o que permite que seja acessado de qualquer lugar, a qualquer hora. Teste o sistema por 15 dias gratuitos.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time