A importância de comparar linhas de crédito para sua empresa

Compartilhar

|

opções de crédito

As linhas de crédito são uma espécie de recurso que é tomado por meio de uma instituição financeira. Entenda mais sobre elas aqui!

Paulo empreende e tem a intenção de expandir sua microempresa. Porém, apesar da vontade de crescer, ele possui muitas dúvidas sobre como solicitar uma linha de crédito para seu negócio. Você se identifica nessa descrição?

Se sua resposta for sim, esse artigo pode te ajudar a elucidar dúvidas sobre empréstimos, além da importância de compará-los antes de pedir um. Vamos lá?

O que são linhas de crédito para empresas

As linhas de crédito são uma espécie de recurso que é tomado por meio de uma instituição financeira. Não somente as empresas (pessoas jurídicas) mas também pessoas físicas podem solicitar esse “dinheiro emprestado”.

No caso de uma microempresa, o empréstimo tem uma finalidade específica. Podemos afirmar que ela difere de um empréstimo tradicional, já que não há necessidade de pagar assim que é recebido o dinheiro.

Poderia ser comparado ao cheque especial e ao cartão de crédito, mas com juros menores e limites maiores. É importante enfatizar que a linha de crédito pode ajudar a impulsionar a ascensão da sua marca, com investimento em treinamentos, maquinário, recursos humanos, entre muitos outros recursos.

Como funciona

O mais interessante da linha de crédito é que você só paga o que de fato gastar. Por exemplo: sua microempresa necessita de dinheiro para aumentar o maquinário, então você solicita à instituição financeira uma linha de crédito no valor X. O valor ficará disponível na conta concorrente da empresa, mas só serão cobrados juros referente ao que for utilizado.

Quais as opções de crédito para empresas

Vamos apresentar as principais opções de empréstimos para empresas, desde profissionais autônomos até para grandes corporações.

Empréstimo com garantia

Uma opção para autônomos, como o próprio nome é autoexplicativo, no empréstimo com com garantia, o tomador apresenta um bem à instituição financeira para assegurar o pagamento das parcelas: com garantia de veículo ou com garantia de imóvel.

Os juros dessa modalidade de empréstimo costumam ser mais baixos, já que com a garantia de pagamento as chances de inadimplência diminuem. Os prazos também são mais longos para pagamento em comparação a outros tipos.

Financiamento

Essa linha de crédito pode ser contratada por pequenas a grandes empresas. As condições podem variar de acordo com a instituição financeira, com a possibilidade de financiar até 100% do bem e o prazo de pagamento pode chegar a até 60 meses.

Mas o financiamento é um empréstimo fornecido com uma finalidade específica e previamente definida em contrato: como, por exemplo, a aquisição de um imóvel, veículo ou equipamentos.

Antecipação de recebíveis

Menos burocrático, o adiantamento de recebíveis é uma excelente opção para empresas que ainda não tenham capital de giro. Essa modalidade de crédito online possibilita que a empresa receba os lucros de forma antecipada.

A maior vantagem desse empréstimo é que os juros são mais baixos, já que com o crédito antecipando os pagamentos que a empresa já vai receber, acabam funcionando como garantia. Porém, tenha em mente que essa é uma alternativa de curto prazo, para pagar despesas mais urgentes do negócio.

Crédito para capital de giro

Ao contrário do financiamento, não há necessidade desse empréstimo ter uma finalidade no momento da solicitação. Mas o objetivo principal dessa modalidade de crédito é para auxiliar nos diversos tipos de necessidades do fluxo de caixa das empresas: salários, fornecedores, etc.

O crédito para capital de giro é indicado para demandas de curto prazo, já que para o médio, o parcelamento costuma ser de 12 meses. Além disso, é possível escolher pelo pagamento bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato.

Microcrédito

Tanto a pessoa física como microempreendedores podem solicitar o microcrédito, que é indicado para abertura ou ampliação de um negócio. O interessante é que até profissionais informais podem pedir esse empréstimo, já que muitas vezes não tem fácil acesso a linhas de crédito.

A maior vantagem da operação é que as taxas de juros são reduzidas, além de isenção de IOF e a uma grande facilidade na aprovação.

Vantagens de linhas de crédito para empresas

Podemos apresentar inúmeras vantagens para se realizar uma linha de crédito, tais como:

  • Ajudar a empresa a consolidar seu plano de expansão;
  • Injetar capital no momento que há mais necessidade;
  • Auxiliar na sobrevivência nesse mercado cada vez mais competitivo;
  • Aumentar o market share;
  • Obter maior influência no segmento.

Por que comparar?

Comparando todas as modalidades de empréstimo, além das instituições financeiras que existem, há a possibilidade de fazer a análise do valor liberado, o total das parcelas, as formas possíveis de pagamento, assim como as taxas de juros. Resultado: você opta por aquela que cabe no bolso da sua empresa!

E como comparar de uma maneira fácil e sem sair de casa?

Através dos simuladores online e com apenas alguns cliques, você conseguirá saber qual é a melhor opção:

Pesquisar é fundamental

Assim como em qualquer compra, a comparação é a palavra-chave para o melhor negócio no momento de solicitar e, como consequência, pagar um empréstimo. Você consegue além de minimizar juros, optar por um valor que tenha o perfil da sua empresa, reduzindo a probabilidade de ter custos que podem interferir no futuro de suas finanças.

E você, o que considera como maior vantagem na comparação de empréstimos? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time