8 Funcionalidades de um sistema de cobrança recorrente

Compartilhar

|

Por que uma plataforma de cobrança recorrente é tão popular? Pelo conjunto de funcionalidades presentes nele. Conheça quais são agora!

cobrança recorrente é uma modelo de pagamento que se tornou cada vez mais comum no cotidiano brasileiro, afinal, é a forma com que uma conta de internet ou Tv por assinatura é paga. Com tamanha adesão, o sistema de cobrança recorrente é agora comum também entre os e-commerces.

Por exemplo, a expectativa para 2020 era de 80% dos fornecedores de softwares modificaram a cobrança do seu modelo tradicional de licença pelo pagamento recorrente. A expectativa continua alta para 2021 também.

E por que uma plataforma de cobrança recorrente é tão popular? Pelo conjunto de funcionalidades presentes num sistema de cobrança recorrente. Prossiga com a leitura do post blog e entenda mais sobre!

Sistema de cobrança recorrente: o que é e quais são suas funções?

A recorrência já é comum em conta de luz e água e tem se tornado mais comum com a presença de Netflix e Spotify. Logo, é natural que se expanda para todo tipo de negócio.”

Cobrança recorrente se trata de todo pagamento feito de maneira contínua, automática e periódica. Para funcionar, se adota um sistema que gerencia os dados do cliente, contratos e mensalidades, fazendo cobranças automaticamente e evitando fraudes.

Chamamos de plataforma de cobrança recorrente, o sistema que possibilita que ocorra a transação e automatiza a cobrança periódica. Isso permite vantagens como:

  • Redução da inadimplência;
  • Maior previsibilidade financeira;
  • Maior comodidade nas cobranças para cliente e vendedor;
  • Melhor gestão de contratos.

Claro que essas vantagens só existem pelas funcionalidades que se encontram na plataforma de cobrança online recorrente. E quais são?

1. Cobrança recorrente via cartão de crédito

Segundo dados do Banco Central, há no Brasil mais de 123 milhões de cartões de crédito em uso. Além disso, segundo E-commerce Radar 2017, mais de 60% dos pedidos em e-commerce ocorreram a partir de cartões de crédito.

É por esse motivo que possuímos a função de cobrança recorrente via cartão de crédito. Ela ocorre sem burocracia, bastando ser cadastrado o cartão do cliente no sistema, valor e periodicidade, fazendo com que a cobrança ocorra como combinado mensalmente sem passos adicionais.

A cada período passadoa cobrança cai no cartão do cliente automaticamente. Com isso, há menor chance de inadimplência!

2. Cobrança recorrente via boleto bancário

Não é apenas via cartão de crédito que a cobrança recorrente acontece, pois também há emissão e envio de boleto bancário de maneira automática e sem taxa. O boleto na plataforma de pagamento online funciona da mesma forma: é cobrado de maneira automática.

Ele pode ser enviado por WhatsApp ou por e-mail, bastando cadastrar o cliente, condições de pagamento e a periodicidade acordada. Após o boleto ser pago, não demora muito para ocorrer a baixa do mesmo no sistema de cobrança recorrente, dispensando arquivos de remessa e retorno tradicionalmente usado por bancos.

Por exemplo, se o boleto for acordado para vencer todo dia 20, ele será gerado e enviado automaticamente dias antes para que o cliente realize o pagamento.

3. Envio de boleto bancário por WhatsApp

Falando em boleto bancário na plataforma de cobrança recorrente, é importante destacar outra função do sistema: envio de boleto bancário por WhatsApp. Com um clique, você pode enviar o boleto diretamente para o cliente pelo aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo.

Com isso, você ganha em comodidade para si e o cliente e também aumenta suas chances de receber o pagamento.

4. Notificações automáticas

Evite esquecimentos por parte do seu cliente usando a funcionalidade de notificações automáticas, com mensagens personalizadas e que aumente o relacionamento entre as partes. Além disso, são mensagens programadas para uma certa data, avisando o cliente da cobrança.

5. Emissão e envio automático de notas fiscais para serviços

Ao cadastrar o cliente na plataforma de cobrança online recorrente, é possível informar o momento em que uma nota fiscal será gerada para ele. As notas fiscais são geradas no pagamento digital e enviadas automaticamente para o cliente.

Com isso, se ganha vantagens em dois pontos para a sua empresa: transparência para com o cliente otimização do serviço do setor financeiro!

6. Gestão de contratos online

Um bom sistema de cobrança recorrente precisa de funcionalidades que permitam uma gestão eficiente do seu negócio, pois sem ela, não há como ter organização com os clientes. Dito isso, uma plataforma de cobrança recorrente pode ainda oferecer a gestão de contratos online.

Através do sistema de gestão, você pode cadastrar o seu modelo de contrato, capturar a assinatura do cliente digitalmente e logo após já receber o pagamento pela contratação do serviço. Com isso, você ganha mais vantagens e agilidade na hora de fechar vendas.

7. Usuários ilimitados

Para uma gestão financeira eficiente, você pode criar usuários ilimitados capazes de atuar na plataforma. Esses usuários podem ter diferentes níveis de acesso, o que facilita a gestão 360º da empresa.

8. Páginas personalizadas para pagamento digital

Por fim, uma plataforma de cobrança recorrente permite que você tenha uma página web para contratação dos seus serviços. Sem programação do seu site ou redirecionamento de página, o cliente tem um ambiente seguro para comprar virtualmente.

Isso permite duas coisas para sua empresa: maior conversão de clientes, que não precisam ser redirecionados para outra janela, e maior segurança, que permite uma conclusão de compra sem medo.

Onde você pode encontrar todas essas funcionalidades?

No cel_cash, um sistema de gestão recorrente utilizado por mais de 4.000 clientes e que registra mais de R$ 20 milhões em transações mensais. Na plataforma do cel_cash, você encontra todas essas funções com segurança garantida por criptografia 2048 bits.

Além disso, você conta com uma API de Integração disponível, o que permite a conexão do cel_cash com outros sistemas de gestão empresarial e otimizar ainda mais a gestão do seu negócio: gestão financeira e empresarial em um só lugar.

Ou seja, o sistema de cobrança recorrente consegue ser aplicável e oferecer inúmeras vantagens a qualquer negócio. Se o que você precisa é de um sistema assim, solicite o contato de nossos especialistas para receber uma demonstração.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time