6 vantagens de um sistema de cobrança recorrente

Compartilhar

|

Veja quais são as vantagens de investir em um sistema de cobrança recorrente e obtenha um maior controle das suas finanças!

Se você está pensando em ampliar as opções de pagamento do seu e-commerce, já deve saber que contar com um sistema de cobrança recorrente é a melhor maneira de automatizar os processos da empresa.

Funcionando como uma assinatura digital, o pagamento recorrente oferece conforto, confiança e menos inadimplência para que o seu negócio consiga se destacar em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada.

Veja quais são as vantagens de investir em uma plataforma de pagamento recorrente e obtenha um maior controle das suas finanças.

O que é um sistema de cobrança recorrente?

Também conhecido como plataforma de pagamento recorrente, o sistema tem como objetivo ser uma opção para cobranças realizadas com certa periodicidade, ou seja, um débito realizado mensalmente, semanalmente ou até mesmo anualmente.

Ele ocorre através do débito automático registrado no momento da primeira transação e faz cobranças automáticas por um período para que o cliente tenha a continuidade do serviço e você receba em dia.

Esse método é utilizado por vários segmentos, grandes plataformas e empresas no mercado, como os serviços de streaming da Netflix Disney+, provedores de internet e até mesmo cursos de idiomas.

Como funciona um sistema de cobrança recorrente?

Para ter acesso ao pagamento recorrente, sua empresa precisa realizar o cadastro do cliente indicando nome completo, CPF ou CNPJ e o endereço de e-mail para qual deve ser enviado notificações referentes aos pagamentos pendentes.

Com esse registro no sistema, você deve cadastrar o valor do pagamento, data de vencimento, sua periodicidade e a forma com que será realizada a cobrança.

Apesar de parecer algo trabalhoso, o sistema de pagamento recorrente consegue realizar tudo automaticamente, sem que o cliente tenha que fornecer os dados toda vez que precisar pagar. Após esse esforço de cadastro inicial, o sistema gerará todas as cobranças por você.

Essa é uma grande comodidade tanto para empresa como para o cliente, podendo até mesmo impactar positivamente na sua experiência e se tornando um consumidor fidelizado.

6 vantagens de utilizar um sistema de cobrança recorrente

Na era digital, a opção por pagamentos através de assinaturas tem se tornado cada vez mais uma escolha primordial na vida do cliente.

Isso se deve a grande praticidade que a cobrança recorrente oferece, fazendo com que esse consumidor não se esqueça de pagar os débitos e a empresa acaba sofrendo uma menor inadimplência, podendo até mesmo cancelar o cadastro por falta de pagamento caso o cartão não registre.

No entanto, esse não é o único benefício em se contratar um sistema de cobrança recorrente. Veja as 6 principais vantagens do serviço.

1. Maior previsibilidade financeira

Ao utilizar o sistema de cobrança recorrente, sua empresa consegue saber o orçamento disponível em um determinado período do mês.

Dessa forma, você consegue potencializar o planejamento mensal do negócio, obtendo uma maior liberdade para tomadas de decisão mais assertivas e que podem impactar até mesmo a gestão de estoque, caso tenha um empreendimento de vendas.

2. Redução da inadimplência

Como adiantamos anteriormente, realizar o pagamento periódico dos clientes de forma automática, reduz as chances da empresa sofrer com inadimplência, uma vez que não ficará 100% nas mãos do cliente se lembrar e optar por fazer o pagamento a sua empresa.

Dessa forma, a plataforma de pagamento recorrente estará sempre atualizando a lista de inadimplentes para o período e fazendo retentativas automáticas para conseguir capturar os valores em aberto.

3. Sem necessidade de aluguel de máquina de cartão

O sistema de cobrança recorrente também significa uma maior economia para o seu empreendimento. Ao automatizar esse serviço, você não precisa mais gastar com taxas e aluguéis das máquinas de transação mais tradicionais.

Esse valor pode ser revertido em melhorias no serviço e em também em uma melhor experiência do cliente com a marca, garantindo que ele mantenha o pagamento recorrente.

4. Transparência

Ao optar por plataformas de pagamento recorrente, você garante que o cliente tenha todas as informações sobre o pagamento já no momento da adesão do serviço, desde o valor a ser debitado até a data limite da assinatura antes de uma possível renovação, caso haja.

Dessa forma, você garante que o consumidor tenha mais confiança em realizar as transferências para a empresa, ciente de que também pode ter acesso a um espaço de atendimento para resolver principais dúvidas e problemas que possam vir a existir durante o período de assinatura.

5. Maior comodidade e fidelidade por parte do consumidor

Utilizando um sistema de cobrança recorrente, seu cliente consegue saber que o valor vai continuar o mesmo até que se tenha um reajuste anunciado com antecedência por você.

Desse modo, além de gerar a comodidade em não precisar enviar os dados de pagamento ao consumidor todos os meses, você ainda garante a fidelidade pela confiança passada com o valor fixo por mês dos serviços.

Essa fidelidade também faz com que ele faça uma boa divulgação da sua empresa para conhecidos, podendo assim chamar ainda mais clientes.

6. Menor chance de cancelamentos

Apesar de o boleto bancário ainda ser um meio de pagamento bastante procurado e utilizado pelos brasileiros, sua empresa pode correr o risco dele não ser compensado ou ainda que o cliente opte pelo cancelamento dos serviços, o que faz com que o empreendimento tenha gastos extras.

Sendo assim, ao optar por um sistema de cobrança recorrente, o débito é feito imediatamente pelo cartão de débito ou crédito, fazendo com que os serviços permaneçam vigentes para o consumidor e a empresa também não precise passar pelo período da compensação bancária.

Conheça o cel_cash

O cel_cash é uma das empresas líderes do mercado de pagamento recorrente. Visando um menor custo para o empreendedor, nós garantimos máxima segurança na proteção de dados e comodidade para quem quer garantir melhores investimentos futuros.

Preencha nosso formulário abaixo para entrar em contato com um especialista e entender melhor os motivos que fazem a nossa plataforma de cobrança recorrente ser a melhor opção para o seu negócio.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time