6 dicas para melhorar a cobrança nas escolas

Compartilhar

|

Saiba como melhorar o método de cobrança em sua escola. Aproveite!

Um fator comum que assombra gestores de instituições de ensino é a inadimplência. Pequenas ou grandes empresas que oferecem serviços por contratos periódicos não possuem certeza sobre o que ocorrerá em sua instituição no mês seguinte.

Devido a uma série de acontecimentos variados, o pagamento da escola sempre é considerado como o que pode ser atrasado, ou adiado para o próximo mês no balanço da renda familiar. Ao passar por necessidades, contas como aluguel, água, alimentação e cartão de crédito são priorizados, enquanto as demais despesas são deixadas em segundo plano.

Pensando nisso, o cel_cash separou 6 dicas para melhorar o método de cobrança da sua escola e reduzir dessa forma o número de inadimplentes. Veja a seguir como ter maior previsibilidade financeira na gestão da instituição:

1. Privilegie bons pagadores

A maioria das pessoas gostam de se sentir reconhecidas e destacadas de forma positiva. Para melhorar a forma de se relacionar com os clientes de sua instituição, recompense de modo positivo os clientes que estão com as contas em dia, ao invés de expor os que não estão.

Promova sorteios e descontos envolvendo os clientes que estão com as mensalidades dentro do prazo, ofereça prêmios e reconhecimento, incentivando dessa forma que continuem em dia, e estimulando os que não estão a ficarem.

2. Implemente regras

É importante como empresa, que a instituição tenha seu departamento financeiro bem estruturado, atuando diante das inadimplências de maneira cautelosa.
Ao realizar a matrícula, a instituição deve estabelecer quais são as regras de pagamento e pode exigir um fiador como garantia, devendo o documento ser assinado pelo responsável. A instituição pode realizar pesquisas sobre o cliente, verificando junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) o seu histórico, se há dívidas pendentes no nome do cliente, ou algum outro débito.

Ainda no momento da matrícula é interessante deixar algumas cláusulas contratuais referentes ao modo de cobrança explicitadas, para que não hajam dúvidas futuras. É importante fazer também, um acordo sobre quebras contratuais, valores envolvidos, multas e entre outros.

3. Renegocie as dívidas

Pode ocorrer de os pais não conseguirem pagar corretamente a instituição devido ao acúmulo de dívidas. Em casos assim, é preferencial para instituição optar pela renegociação da dívida com os pais, oferecendo opções de parcelamento. É uma oportunidade de estar reforçando a importância de investir na educação dos filhos, destacando que o aprendizado abre portas no futuro. Em últimos casos, informe a possibilidade do impedimento da renovação da matrícula do aluno no ano seguinte, caso o pagamento não seja efetuado.

Com a renegociação bem sucedida, a instituição receberá, ainda que de forma parcelada, o valor devido e terá dinheiro em caixa. Já os pais terão a oportunidade de pagar sua dívida de modo confortável, conforme a situação financeira que possuem no momento e conseguirão manter seu filho na instituição.

4. Visualize de forma fácil quem está inadimplente

Uma instituição que possui um controle financeiro burocrático e ineficiente tem dificuldade em acompanhar de forma rápida e objetiva as questões da empresa. Nesse cenário, a situação pode se complicar muito, pois ficará difícil abordar os inadimplentes e fazer as cobranças de forma correta. Situações como essa podem acarretar no fechamento da empresa.

Adotar um sistema eficiente que registre as informações de pagamento de cada aluno é uma solução de controle. Através de um recurso como esse, sua instituição passará a ter agilidade necessária para identificar problemas e identificar a melhor forma de abordar o responsável pelo aluno, melhorando assim o método de cobrança.

5. Adquira um sistema de gestão escolar

Independente de qual seja o segmento, um sistema de gestão escolar facilita muito o trabalho dos donos e diretores. No caso de instituições de ensino, que possuem em mãos pessoas que vão se desenvolver a partir de seu direcionamento, é interessante poder contar com a ajuda de sistemas gestores para auxiliar a administração e poupar tempo para focar em projetos da sua escola.

A integração entre sistemas de gerenciamento e sistemas de pagamento se tornou cada vez mais comum em escolas, academias, clubes, estacionamentos, entre outros segmentos. Essa combinação proporcionou mais espaço a um novo modelo de cobrança: o pagamento recorrente.

Atente-se aos detalhes para oferecer um bom serviço. Adquira um sistema confiável para que você possa dedicar mais tempo ao seu negócio sem se preocupar com outras complicações.

Confira nosso post com dicas dos 10 melhores sistemas para sua escola clicando aqui!

6. Ofereça métodos de pagamento práticos

Muitas vezes o pagamento a instituição é comprometido devido a falta de praticidade em efetuá-lo. Manter métodos tradicionais de pagamento nos quais pais devem comparecer a escola para abater o débito em muitos casos, é a razão de atrasos e esquecimentos. Para melhorar a cobrança nas escolas é interessante que o método de pagamento se adeque a necessidades da rotina de seu cliente.

Facilite o pagamento para os pais. É simples evitar problemas como os citados anteriormente, adotando por exemplo, o modelo de pagamento recorrente para sua escola. Ao optar pela recorrência sua escola se enquadrará em um série de benefícios. Através desse modelo de cobrança, os pais não precisarão ir a escola para pagar as mensalidades, pois o débito será feito de forma automática em seu cartão de crédito.

Entenda mais sobre o débito recorrente clicando aqui e assine nossa newsletter para se manter sempre por dentro desse assunto!

Como adotar um sistema de pagamento recorrente?

Para aderir a um sistema de pagamento recorrente é necessário contratar uma empresa especializada nesse tipo de software. O cel_cash, é um sistema de pagamento recorrente que proporciona vários benefícios e facilidades para a sua escola, e além de todas essas vantagens, é integrado com as principais operadoras: Cielo e Bin.

O cel_cash é fácil de usar e você pode cadastrar um cliente e uma cobrança em 2 minutos. Após a contratação do cel_cash, basta fazer a integração com o sistema de sua escola para ter todas as informações de maneira simples no mesmo lugar.

Solicite o contato do nosso time de especialistas e confira todos os benefícios que o cel_cash pode oferecer para sua escola!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time