6 dicas para melhorar a cobrança nas academias

Compartilhar

|

cobrança nas academias

Veja os benefícios que a cobrança recorrente pode oferecer para a sua academia!

O estilo de vida saudável tem conquistado cada vez mais espaço no dia-a-dia do brasileiro, por esse motivo é visível o crescimento voltado para o movimento fitness. A preocupação com a alimentação e a prática de exercícios físicos, gerou um aumento significativo no número de academias que tem aberto as portas. Devido a crescente expansão, o segmento se tornou muito competitivo, exigindo diferenciais para prosperar.

Ao iniciar um negócio nesse segmento é interessante ter em mente que, academias são empresas e precisam ser tratadas dessa forma. Por esse motivo é muito importante fazer planejamentos estratégicos e estar atento aos métodos de cobrança utilizados. Formas de cobrança ineficientes intensificam o problema já que muitas vezes são encontradas brechas contratuais que prejudicam a empresa.

Tendo em vista essa dificuldade, o cel_cash preparou esse post para dizer que o que define o sucesso de sua academia é a maneira de se relacionar e lidar com os desafios.

Atitudes simples podem melhorar a forma de cobrança nas academias e tornar o cenário mais vantajoso para você e seus clientes. Confira a seguir 6 dicas pensadas para melhorar o seu negócio!

1. Privilegie bons pagadores

Para se relacionar de forma positiva com os clientes de sua academia, recompense os que estão com o pagamento em dia. A maioria das pessoas gostam de se sentir reconhecidas, então aproveite essa oportunidade e privilegie bons pagadores. Nunca exponha quem não está em dia!

Ofereça incentivos como descontos para os clientes que estão com as mensalidades em dia. Dessa maneira, você estará estimulando aqueles que estão com o pagamento em atraso a quitar a dívida para poder ter direito a esse benefício.

2. Implemente regras

É importante que o departamento financeiro de sua academia seja bem estruturado, e saiba agir diante dos inadimplentes de forma cautelosa.

No ato da contratação dos serviços de sua academia, é necessário deixar claro as regras de pagamento. O contrato deve ser assinado por ambas as partes, contratante e contratado. Pesquisas sobre o cliente podem ser feitas, verificando junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) o seu histórico, em relação à dívidas pendentes, e débitos anteriores.

É interessante também, deixar algumas cláusulas contratuais referentes ao modo de cobrança destacadas, para que não deixem dúvidas, prevenindo assim desconfortos futuros. Adote ainda no contrato especificações sobre quebras contratuais, multas, valores envolvidos, entre outros.

3. Renegocie as dívidas

Podem acontecer situações em que o cliente não conseguirá pagar corretamente a mensalidade da academia devido a problemas eventuais. Nesses casos é preferencial optar pela renegociação da dívida, oferecendo opções de parcelamento.

Uma negociação bem sucedida proporcionará a instituição receber, ainda que aos poucos, o valor devido, mantendo assim o fluxo de caixa. Já os clientes terão a oportunidade de pagar sua dívida de maneira confortável, segundo a condição financeira que possuem no momento e conseguirão continuar utilizando os serviços.

Leia também: Ordem de pagamento: entenda o que é e quando usar

4. Visualize de forma fácil quem está inadimplente

Uma empresa muito burocratizada e de controle financeiro ineficiente, possui dificuldade em acompanhar de forma clara e rápida como está a saúde financeira de seu negócio. Dessa forma, a situação poderá se complicar bastante, visto que ficará difícil identificar os pagamentos atrasados e fazer as cobranças de forma correta. Situações como essas podem provocar o fechamento da empresa.

A utilização de um sistema que registre as informações de pagamento de cada cliente de modo eficiente e fácil é uma solução para o controle. Através de um recurso como esse, sua empresa passará a ter agilidade necessária para identificar problemas e melhorar dessa forma o método de cobrança.

5. Adquira um sistema de gestão para academias

Um sistema de gestão facilita muito a rotina de trabalho da empresa, independente de qual seja o segmento escolhido. No caso de academia, onde há um grande fluxo de pessoas, manter a ordem pode ser complicado se não há nenhum tipo de colaboração automatizada. Um sistema de gestão pode auxiliar a ter o controle necessário para que você dedique tempo a outros projetos para o seu negócio.

integração entre sistemas de gerenciamento e sistemas de pagamento se torna cada vez mais comum em academias, escolasestacionamentosclubesassociações de proteção veicular, entre outros segmentos. Essa combinação proporciona cada vez mais espaço a um novo modelo de cobrança: o pagamento recorrente.

Confira nosso post com dicas dos 10 melhores sistemas de gestão para sua academia clicando aqui!

6. Ofereça métodos de pagamento práticos

Diversas vezes o pagamento é comprometido pela falta de praticidade em efetuá-lo. Manter métodos de pagamento tradicionais nos quais o cliente deve comparecer ao estabelecimento para completar o pagamento em muitos casos, é a razão de atrasos e esquecimentos. Para melhorar a cobrança nas academias é importante que o método de pagamento se adeque as necessidades e rotina de seu cliente.

Facilite o pagamento para o consumidor. Você pode evitar problemas como os anteriormente citados, adotando por exemplo, o modelo de pagamento recorrente para sua academia.

Ao optar pela recorrência sua empresa será muito beneficiada. Esse modelo de cobrança, proporciona ao cliente comodidade, dessa forma, ele não precisará ir ao estabelecimento para pagar as mensalidades, pois o débito será feito de forma automática em seu cartão de crédito. Como a transação é realizada de forma automatizada, o aluno não precisará informar os dados do cartão para quitar cada mensalidade. O único valor debitado será referente a cada mensalidade, de modo individual durante todo o período contratado e na data combinada para realizar a operação.

Entenda mais sobre o débito recorrente em academias clicando aqui e assine nossa newsletter para se manter sempre por dentro desse assunto!

Cadastre-se e fique por dentro das últimas novidades sobre Recorrência

Como adotar um sistema de pagamento recorrente?

Para adotar a um sistema de cobrança recorrente é necessário contratar uma empresa especialista nesse tipo de software. O cel_cash, é um sistema de pagamento recorrente que oferece várias facilidades e benefícios para seu negócio, e além de tudo, é integrado com as principais operadoras: Cielo e Bin.

Após a contratação do cel_cash, é necessário apenas integrá-lo com o sistema de sua academia para ter todas as informações de maneira simples no mesmo lugar. O cel_cash é fácil de usar e você pode cadastrar um cliente e uma cobrança em 2 minutos.

Aproveite essas dicas e melhore a forma de se relacionar com os seus clientes, tornando a sua empresa mais atrativa. Não deixe passar a oportunidade de melhorar o seu negócio!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time