6 dicas para melhorar a cobrança em clubes de lazer

A cobrança é um obstáculo para o seu clube de lazer? Descubra como contornar esse problema!

por Lays Xavier

Para se manter no mercado é importante ter em mente quais são os anseios de seus clientes. Por muito tempo, o interesse nas formas de pagamento que melhor atendiam aos consumidores não eram consideradas.

Entender qual a preferência de pessoas que frequentam os clubes de lazer não se limita apenas em atrações ou em piscinas. O interesse das pessoas é cada vez mais em se sentir seguro e confortável nos lugares e em clubes isso não seria diferente.

Proporcionar experiências únicas e agradáveis é o que tem atraído os consumidores a escolher um clube de lazer, mas não pense que a busca por boas experiências se limita ao que o clube oferece.

Como sobreviver no mercado e oferecer diferenciais para o seu cliente?

O modelo de pagamento adotado pela sua empresa influencia de forma direta na decisão de compra do consumidor. Sabendo disso, separamos 6 dicas de práticas de cobrança que podem se tornar diferenciais em seu negócio, deixando-o mais atrativo para o seu cliente.

1. Privilegie bons pagadores

Cultive um bom relacionamento com os clientes de seu clube de lazer, oferecendo recompensas para aqueles que estão com os pagamentos em dia. As pessoas gostam de ser reconhecidas positivamente pelos seus feitos, então aproveite essa oportunidade e privilegie os bons pagadores, oferecendo descontos ou brindes como convites para a entrada no seu clube para que os clientes se sintam valorizados.

Está ação possui o objetivo de cativar os clientes que estão com os pagamentos em dia e estimular os que estão em atraso com os pagamentos, a quitar as pendências para participar dos benefícios oferecidos.

Os devedores nunca devem ser expostos por causa de sua dívida, se atente a isso para não ocasionar situações constrangedoras.

2. Implemente regras

É muito importante que a gestão financeira de seu clube de lazer seja organizada, estruturada, e que seu departamento financeiro saiba agir de forma cautelosa diante dos inadimplentes. Não torne a cobrança vergonhosa para o seu cliente. Faça de forma habilidosa que as cláusulas estabelecidas em contrato sejam respeitadas.

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Elabore no contrato cláusulas referentes ao modo de cobrança de seu clube de lazer especificando as ações a serem tomadas em caso de quebras de contrato, multas e valores envolvidos para que não restem dúvidas, se prevenindo assim de incômodos futuros.

A contratação dos serviços de lazer exige que as regras de pagamento sejam claras. O contrato deve ser disponibilizado e assinado por ambas as partes, contratante e contratado.

Para se prevenir em relação a desconfortos de forma mais efetiva, é possível fazer análises junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor) para saber o histórico de dívidas pendentes e débitos anteriores do seu cliente.

3. Renegocie as dívidas

Pelo fato de imprevistos acontecerem, algumas situações podem ocorrer impossibilitando os clientes de conseguir pagar corretamente a mensalidade pelos serviços de seu clube de lazer. Por esse motivo, é importante estar atento as necessidades de seus clientes.

Ofereça para o cliente a oportunidade de renegociação da dívida, usando por exemplo, um parcelamento que seja adequado para a situação financeira do cliente naquele momento.

Tenha sempre em mente que uma negociação bem sucedida oferece benefício a todas as partes envolvidas. Neste caso, o cliente poderá pagar a dívida de forma confortável, mantendo o seu nome limpo, enquanto você receberá o valor do débito mantendo o fluxo de caixa.  

4. Visualize de forma fácil quem está inadimplente

Uma empresa burocrática que possui controle financeiro lento e ineficiente, encontra dificuldade em visualizar de forma clara e objetiva a saúde financeira de seu negócio. Essa situação afeta de forma direta em seu empreendimento.

Problemas internos podem surgir, pois a identificação dos pagamentos atrasados e realização de novas cobranças, serão realizadas de forma desorganizada e possivelmente ineficaz. A falta de percepção em situações assim, podem levar a falência de seu clube de forma gradual.

Existem sistemas criados tendo como principal intuito o registro de informações do pagamento de cada cliente, tornando o controle de sua empresa fácil e eficiente. Este tipo de recurso torna sua empresa mais eficaz na identificação e solução de problemas de várias disfunções em relação ao método de cobrança.

5. Adquira um sistema de gestão para clubes de lazer

Sistemas de gestão otimizam a rotina de uma empresa. No caso de clubes de lazer que possuem uma grande quantidade de clientes e um fluxo constante no estabelecimento, o controle manual de todos os processos é complicado.  

Pense na dificuldade de gerenciar todo o movimento do seu clube através de planilhas intercaladas e anotações em cadernos!

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Um sistema de gestão permite que você dedique o seu tempo para outras tarefas de seu clube de lazer.

O sistema de gestão oferece também a possibilidade de integração com sistemas que possuem outras finalidades como, por exemplo, pagamento. A união de informações entre os sistemas de uma empresa, gera uma maior praticidade, controle e eficiência das rotinas.

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Empresas dos segmentos de academias, escolas e estacionamentos, estão aproveitando a oportunidade criada pela integração entre os sistemas de gestão e pagamento, utilizando cada vez mais um novo modelo de cobrança: o pagamento recorrente.

6. Ofereça métodos de pagamento práticos

Métodos de pagamento tradicionais que exigem ações diversas do cliente, como ir à casas lotéricas para pagar o boleto ou visitar o estabelecimento unicamente para efetuar o pagamento pode vir a se tornar um motivo para que o cliente atrase o pagamento por falta de disponibilidade ou esquecimento.

Muitos pagamentos são prejudicados pela falta de praticidade em efetuá-los. Sabendo disso, com o intuito de melhorar a cobrança em clubes de lazer é interessante que os métodos de pagamento se adequem as necessidades e a rotina de seu cliente.

Você pode evitar problemas como os citados anteriormente, aderindo por exemplo, o modelo de pagamento recorrente para o seu clube de lazer. Facilite ao máximo a realização do pagamento para o seu cliente.

A contratação de cotas nos clubes em geral é feita de maneira parcelada, fazendo com que os clientes ocupem grande parte do limite de seus cartões. Cotas anuais, por exemplo, exigem que o cliente espere 12 meses para que o limite de seu cartão esteja completamente disponível.

Com a cobrança recorrente, o limite ocupado em seu cartão será unicamente o valor de cada mensalidade e não como acontece tradicionalmente no parcelamento, ocupando todo o limite e liberando-o de forma gradativa conforme pagamentos.

Ao escolher trabalhar com a recorrência, sua empresa participará de muitas vantagens. Esse modelo de cobrança oferece comodidade ao seu cliente. Por esse motivo, ele não terá a necessidade de ir a casa lotérica para pagar as mensalidades, já que o débito será realizado de forma automática em seu cartão de crédito.

Com a automatização do processo de pagamento, os dados do cliente não serão exigidos a cada transação, ou seja, só será necessário informá-los uma vez. O valor cobrado na data previamente combinada será referente a mensalidade daquele mês apenas, e o processo se repetirá todos os meses durante o período de contrato.

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Como adotar um sistema de pagamento recorrente?

É necessário contratar uma empresa especializada em cobrança recorrente para adotar esse tipo de software. O Galax Pay é um sistema de pagamento recorrente que oferece diversas vantagens e facilidades para clube de assinaturas e além de tudo, é integrado com as operadoras Cielo e Bin.

Ao contratar o Galax Pay, é necessário integrá-lo com o sistema de gestão do seu clube de lazer para ter todas as informações de modo simples no mesmo lugar. Empresas que não possuem um sistema de gestão, podem fazer o cadastro direto no sistema Galax Pay para gerar a cobrança no dia estabelecido, pelo período predeterminado.

Imagine-se cadastrando um cliente e uma cobrança em 2 minutos? Com o Galax Pay você pode.

Melhore a forma de se relacionar com seus clientes, automatizando os métodos de cobrança do seu clube de lazer e torne a experiência com o seu clube mais atrativa. Não deixe passar essa oportunidade!

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Sobre o autor
Lays Xavier
Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando o curso de Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos. Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.
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