6 dicas para melhorar a cobrança em clubes de assinaturas

A cobrança é um obstáculo para o seu clube de assinaturas? Descubra como contornar esse problema!

O modelo de negócio dos clubes de assinaturas consiste na contratação dos serviços oferecidos através de planos que serão escolhidos pelo consumidor que receberá por um determinado período um produto sem precisar sair de casa.

Muitos consumidores estão sendo atraídos por esse modelo de negócio devido a facilidade e comodidade proporcionadas. É uma oportunidade de conhecer novos produtos, pagando valores mensais e fixos.

Por ser um negócio em expansão, cada dia mais surgem no mercado empresas que oferecem serviços muito semelhantes, e por esse motivo, a concorrência entre clubes de assinaturas é cada vez maior.

 

Como sobreviver no mercado e oferecer diferenciais para o seu cliente?

O modelo de pagamento adotado pela sua empresa possui influência direta na decisão de compra do consumidor. Por esse motivo, separamos 6 dicas de práticas de cobrança que podem se tornar diferenciais em seu negócio, deixando-o mais atrativo para o seu cliente.

 

1. Privilegie bons pagadores

Tenha um bom relacionamento com os clientes de seu clube de assinaturas, recompensando aqueles que estão com os pagamentos em dia. As pessoas gostam de ser reconhecidas por seus feitos de forma positiva, então aproveite essa oportunidade e privilegie os bons pagadores, oferecendo descontos ou brindes para que se sintam valorizados.

Está ação tem como objetivo manter o interesse dos clientes que estão com os pagamentos em dia e estimular os que estão em atraso com os pagamentos, a quitar as dívidas para participar dos benefícios oferecidos.

Deve ser ressaltado que os devedores nunca devem ser expostos por causa de sua dívida.

 

2. Implemente regras

É muito importante que a parte financeira de seu clube de assinaturas seja organizada e estruturada, sabendo agir de forma cuidadosa diante dos inadimplentes. Não faça a cobrança se tornar vergonhosa para o seu cliente. No entanto, faça de forma habilidosa que as cláusulas estabelecidas em contrato sejam respeitadas.

Elabore condições contratuais referentes ao modo de cobrança de seu clube de benefícios, cláusulas sobre quebras de contrato, multas e valores envolvidos para que não restem dúvidas, prevenindo dessa forma, incômodos futuros.

Para a contratação dos serviços de seu clube de assinaturas, é crucial deixar as regras de pagamento claras. O contrato deve ser disponibilizado e assinado por ambas as partes, contratante e contratado.

Para uma maior precaução em relação a futuros desconfortos, é possível fazer uma análise junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor) para saber o histórico de dívidas pendentes e débitos anteriores do seu consumidor.

 

3. Renegocie as dívidas

Imprevistos acontecem e devido a isso, podem acontecer situações nas quais os clientes não conseguirão pagar corretamente a mensalidade pelos serviços de seu clube de assinatura. Nesse caso, ofereça para o cliente a oportunidade de renegociação da dívida, como por exemplo, um parcelamento que seja confortável para a situação financeira do cliente naquele momento.

Tenha sempre em mente que uma negociação bem sucedida é aquela em que todas as partes ganham. Neste caso, o cliente poderá pagar a dívida de forma confortável, mantendo o seu nome limpo, enquanto você receberá o valor do débito mantendo o fluxo de caixa.  

 

4. Visualize de forma fácil quem está inadimplente

Uma empresa muito burocrática e de controle financeiro lento e ineficiente, possui dificuldade em visualizar de forma clara e objetiva a saúde financeira de seu negócio. Essa situação influencia de forma direta em seu empreendimento.

Complicações internas podem surgir, já que identificação dos pagamentos atrasados e realização de novas cobranças, serão realizadas de forma desorganizada. A dificuldade em perceber situações como essas, podem provocar a falência de seu clube a curto, médio ou longo prazo.

Existem sistemas direcionados ao registro de informações do pagamento de cada cliente, tornando o controle de sua empresa fácil e eficiente. Recursos como este, tornam sua empresa mais eficaz na identificação e solução de problemas de grande parte das disfunções em relação ao método de cobrança.

 

5. Adquira um sistema de gestão para clube de assinaturas

Sistemas de gestão otimizam a rotina de uma empresa. No caso de clubes de assinaturas que muitas vezes prestam serviços para outras cidades além da sede, o acompanhamento de todos os processos sem automatização se torna mais lento e complicado.

Pense na dificuldade de gerenciar uma empresa através de planilhas intercaladas e anotações manuais em cadernos!

Um sistema de gestão permite que você dedique o seu tempo para outras tarefas de seu clube de assinaturas.

O sistema de gestão ainda oferece a possibilidade de integração com sistemas que exercem outras funções como, por exemplo, pagamento. A união de informações entre os sistemas de uma empresa, visa uma maior praticidade, controle e eficiência das rotinas.

Empresas dos segmentos de academias, escolas, estacionamentos e clubes de lazer, estão aproveitando a oportunidade gerada pela integração de sistemas de gestão e pagamento, e utilizam cada vez mais um novo modelo de cobrança: o pagamento recorrente.

 

6. Ofereça métodos de pagamento práticos

Muitos pagamentos são prejudicados pela falta de praticidade em efetuá-los. Métodos de pagamento tradicionais que exigem que o cliente vá a casa lotéricas para pagar o boleto e isso pode vir a se tornar um motivo para que o cliente atrase o pagamento por falta de disponibilidade ou esquecimento.

Para melhorar a cobrança em clubes de assinaturas é interessante que os métodos de pagamento se adequem as necessidades e a rotina de seu cliente.

Você pode evitar problemas como os citados anteriormente, aderindo por exemplo, o modelo de pagamento recorrente para o seu clube de assinaturas. Facilite ao máximo a realização do pagamento para o seu cliente.

Ao escolher trabalhar com a recorrência sua empresa será muito beneficiada. Esse modelo de cobrança oferece comodidade ao seu cliente. Por essa razão, ele não terá a necessidade de ir a casa lotérica para pagar as mensalidades, já que o débito será realizado de forma automática em seu cartão de crédito.

Com a automatização do processo de pagamento, os dados do cliente não serão exigidos a cada transação, ou seja, só será necessário informá-los uma vez. O valor debitado na data previamente combinada será referente a mensalidade daquele mês apenas, e o processo se repetirá todos os meses durante todo o período de contrato.

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Como adotar um sistema de pagamento recorrente?

É necessário contratar uma empresa especialista em cobrança recorrente para aderir a esse tipo de software. O Galax Pay é um sistema de pagamento recorrente que oferece diversas vantagens e facilidades para clube de assinaturas e além de tudo, é integrado com as operadoras Cielo e Bin.

Ao contratar o Galax Pay, é necessário apenas integrá-lo com o sistema de gestão do seu clube de assinaturas para ter todas as informações de modo simples no mesmo lugar. Caso sua empresa não possua um sistema de gestão, é possível fazer o cadastro direto no sistema Galax Pay para gerar a cobrança no dia estabelecido, pelo período predeterminado.

Imagine-se cadastrando um cliente e uma cobrança em 2 minutos! Com o Galax Pay você pode.

Melhore a forma de se relacionar com seus clientes, automatizando os métodos de cobrança do seu clube de assinaturas e deixe sua empresa mais atrativa. Não deixe passar essa oportunidade!

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