5 segmentos que mais se beneficiam com o sistema de cobrança recorrente

Você sabe quais são os segmentos que mais se beneficiam com a cobrança recorrente? Confira neste artigo!

por Time Galax Pay
5 segmentos que mais se beneficiam com o sistema de cobrança recorrente

O modelo de cobrança recorrente é um dos mais comuns na internet, sendo facilmente relacionado com as plataformas de streaming como Netflix e Spotify. Contudo, o sistema de pagamento recorrente é muito benéfico para outros modelos de negócio.

Apesar de popular com esses serviços de streaming, o pagamento recorrente é adotado tanto por lojas físicas, quanto por lojas online. É possível encontrá-lo em SaaS (Software as a Service), assim como em estacionamentos.

E quais são os segmentos que mais se beneficiam das plataformas de pagamento recorrente? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o assunto!

Antes de tudo, o que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente se trata da cobrança automática por um produto ou serviço que é entregue/realizado de maneira contínua. Pode ser posto em prática por meio de planos, mensalidades ou pelo modelo de assinatura.

Através do pagamento periódico, você mantém o recebimento do seu produto ou serviço periodicamente.

Ex: o cliente assina um plano da Netflix no dia 5 do mês. Todo mês essa assinatura é renovada quando o cliente realiza o pagamento mensal.

A cobrança recorrente pode ser realizada através de:

  • Boleto bancário, enviado para o cliente todo mês;

  • Cartão de crédito, numa data específica e com prazo determinado. Não consome a fatura total do cartão;

  • Débito automático em conta bancária, debitando o dinheiro da conta do cliente numa data pré-definida.

Quais são os benefícios das plataformas de pagamento recorrente?

  • Permite uma receita previsível ao negócio;

  • Automatiza a cobrança do cliente;

  • Garante maior fidelização do cliente;

  • Reduz a chance de inadimplência.

Quais são os segmentos que mais se beneficiam do sistema de cobrança recorrente?

Conquistar novos clientes pode ter um custo até cinco vezes maior do que reter um cliente atual.” (Fonte: Forbes)

O uso do pagamento recorrente em sua loja virtual é bem mais vantajoso que a venda pontual e até mesmo em relação à venda parcelada. Ela consegue ser benéfica tanto para sua loja virtual, quanto para o cliente que pode organizar melhor os gastos.

E isso é visto em variados segmentos dentro da economia da recorrência, um termo popularizado pela Zuora em 2007. E quais são esses segmentos?

Clubes de assinatura

O modelo de assinatura é um dos mais comuns no sistema de cobrança recorrente e seu maior expoente são os clubes de assinatura. Em 2018, o segmento chegou ao faturamento de R$ 1 bilhão.

E quais são as categorias que podem ser encontradas nesse segmento?

  • Clube de livros;

  • Clube de vinhos;

  • Clube de filmes;

  • Clube de produtos especiais.

Através da plataforma de pagamento, esses clubes disponibilizam a assinatura na internet. A cobrança recorrente funciona aqui por manter o cliente interessado no serviço.

Ex: todo mês é enviado um livro diferente pelo clube de livros, o que faz o cliente permanecer com a assinatura. Com a recorrência do cliente, o clube é capaz de trazer novos livros.

Software as a Service (SaaS)

Outro segmento beneficiado pelo pagamento recorrente é o de Software as a Service ou SaaS. Se trata da venda de um software que automatiza a execução de alguma tarefa, ou seja, é a venda de um Software como Serviço.

Seu grande diferencial é que não precisa ser instalado ou de uma licença para ser usado. Ele funciona na nuvem, não num computador, e por isso utiliza constantemente dos recursos da empresa que o fabricou.

Por isso é ideal adotar um sistema de cobrança recorrente na plataforma de pagamento. Ao adotar planos e mensalidades, a empresa mais facilmente consegue realizar a manutenção do serviço.

Educação

O pagamento recorrente por instituições de ensino já é bastante comum – afinal, os alunos são cobrados mensalmente por boleto. Contudo, tem sido mais adotado o pagamento recorrente por cartão de crédito, que ajuda a reduzir a inadimplência.

E não só instituições de ensino com aulas presenciais, o Ensino a Distância também adota a recorrência. Por exemplo, cursinhos para o ENEM que costumam durar um ano inteiro, que utilizam da recorrência para fidelizar seus alunos.

Seguros e planos de saúde

Seguros de vida e planos de saúde são uma das melhores oportunidades para o modelo de recorrência. Afinal, a necessidade de se precaver em relação ao futuro faz com que os clientes continuem pagando periodicamente.

Alguns exemplos dentro desse segmento são planos de saúde gerais, planos dentários, planos funerários e outros. No nicho de seguros, é possível apontar os seguros de vida.

Estacionamento

Plataformas de pagamento recorrente são muito utilizadas no gerenciamento de estacionamentos. O pagamento recorrente permite automatizar o processo de cobrança e facilita a gestão financeira do estabelecimento, que costuma receber muitos clientes.

Dessa forma, evita inadimplência, facilita a cobrança e retém clientes. Por esses motivos que a cobrança recorrente é tão benéfica a esse segmento.

Você faz parte de algum desses modelos de negócio?

Se a resposta for sim, então é necessário lhe dizer: você precisa do sistema de cobrança recorrente. Uma boa plataforma de pagamento com recorrência é capaz de:

  • Permitir uma melhor gestão financeira;

  • Diminuir falhas por erro humano;

  • Automatizar todo um processo de cobrança;

  • Garantir uma renda previsível.

Para lidar com todos os clientes e cobranças, geradas periodicamente, você precisa de uma plataforma como a do Galax Pay. Ela lhe garante todas as formas de pagamento, traz um contrato digital gratuito e um sistema para gestão de clientes e cobranças.

Também possui notificações personalizadas e link de pagamento, o que permite uma maior fidelização do cliente!

A resposta para seu negócio é o sistema de cobrança recorrente!

Diferentes modelos de negócio adotam o sistema de cobrança recorrente por um claro motivo: previsibilidade financeira. Vendas avulsas são imprevisíveis e o parcelamento consome muito da fatura do cliente.

Agora, com o sistema de cobrança recorrente, é possível oferecer grande valor ao cliente, enquanto mantém ganhos constantes. Inscreva abaixo e veja com nossos especialistas as soluções para pagamento recorrente do Galax Pay!PROMO-CARTAO

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay

Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!

Outros posts feitos por Time Galax Pay

Deixe seu comentário