5 dicas para escolher a melhor plataforma de pagamento recorrente

Você sabe como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente para sua empresa? Confira algumas dicas a seguir!

por Time Galax Pay
5 dicas para escolher a melhor plataforma de pagamento recorrente

O pagamento recorrente é uma modalidade de cobrança que tem crescido cada vez mais no mercado. Seja no modelo de assinatura ou por mensalidades, tem sido mais interessante para as lojas virtuais terem uma plataforma de pagamento recorrente.

Ela pode ser vista em clubes de assinatura para academia, escolas, serviços de telecomunicações (como TV a cabo), etc. A demanda financeira atual desses serviços requer por uma plataforma de pagamentos recorrentes moderna.

Mas não só isso, requer a melhor plataforma de pagamento recorrente. É pensando nisso que aqui vão algumas dicas para escolher a melhor opção!

Antes de tudo, o que é a plataforma de pagamento recorrente?

Para conseguir gerenciar cobranças no longo prazo, é necessário que você possua uma gestão automática.”

O pagamento ou cobrança recorrente se trata de uma modalidade de pagamento que é utilizada na contratação de serviços contínuos. Apresenta uma cláusula de renovação automática, que permite o uso do serviço sem interrupção.

Ex: o cliente contrata o serviço no dia 25. Num pagamento mensal, todo dia 25 a cobrança será realizada em boleto, na fatura do cartão ou por débito automático.

A plataforma de pagamento recorrente é o ambiente onde você gerencia a cobrança recorrente dos seus clientes. Ela pode funcionar:

  • Via API, tendo um sistema integrado ao site da empresa que permite o pagamento online pelo cliente na plataforma da loja virtual;

  • Como sistema de gestão apenas, não tendo uma interface acessível ao cliente final.

Quais as vantagens de receber pagamento recorrente?

Para o modelo de assinatura ou de mensalidades, é possível observar as seguintes vantagens:

  • Gestão de cobrança automatizada;

  • Maior controle de inadimplência;

  • Emissão de boletos registrados automatizada;

  • Notificações automáticas para o cliente.

Isso são alguns dos elementos que deve considerar antes de escolher uma plataforma para receber pagamento recorrente. Aqui vão algumas dicas que lhe ajudarão nisso!

Como escolher a melhor plataforma de pagamento recorrente?

Há muitas coisas que uma plataforma para pagamentos recorrentes deve oferecer para ser completa e ter um bom custo-benefício. É pensando nessas coisas que elaboramos as dicas a seguir!

Escolha a plataforma para pagamentos recorrentes mais adequada

A primeira dica é definir a necessidade da sua loja virtual. Se você busca uma solução de gestão, é mais interessante contar com um sistema interno. Nesse caso, seu foco é gerir as cobranças recorrentes, não oferecer uma interface ao cliente.

Já com uma plataforma de pagamento recorrente via API, você busca um sistema especializado que ofereça o pagamento online ao cliente na loja virtual. Se essa é sua necessidade, você deve se preocupar também com:

  • Meio de pagamento oferecido, que deve ser o mais amplo possível (diversas bandeiras de cartões, boleto, débito em conta, Pix, etc);

  • Gateway de pagamento confiável, que permite a negociação de taxas com as operadoras de cartões;

  • Responsividade, pois deve oferecer acesso mobile.

Opte por um sistema fácil de configurar

Um sistema de cobrança recorrente deve ser flexível, completo e fácil de configurar. Ele deve garantir o gerenciamento das transações, atribuição de clientes para assinaturas e a criação de cobranças da maneira mais prática possível.

Quanto a ser flexível, deve garantir a personalização da plataforma para a demanda que sua loja virtual tiver. Deve suportar o número ilimitado de pagamentos do número ilimitado de clientes em ilimitadas opções de assinatura.

E todo esse espaço deve ser oferecido com possibilidade de alterações. Por exemplo:

  • Cancelamentos por clientes;

  • Mudança do modelo de mensalidade para modelo de assinatura;

  • Alteração do valor da assinatura;

  • Modificação da periodicidade de cobrança;

  • Alteração do meio de pagamento e mais.

Como dito anteriormente, deve ser completo, mas ainda simples!

Confira as taxas que são cobradas para contratação da plataforma

As taxas cobradas pelo serviço de pagamento recorrente são relevantes para você, principalmente se for uma empresa pequena. Alguns planos trazem uma pequena porcentagem mensal e taxas cobradas por transações.

Contudo, é importante que busque flexibilidade nas taxas por transações. Através de um gateway de pagamento, é possível negociar as taxas diretamente com as operadoras, o que permite valores mais saudáveis ao negócio.

Conte com uma plataforma para receber pagamento recorrente que garanta segurança nas operações

Um sistema antifraude e com outras medidas de segurança é algo essencial para você desenrolar transações financeiras. Dessa forma, você é capaz de detectar possíveis fraudes e minimizar prejuízos com estornos.

Também é importante observar se há uma boa criptografia de dados, que permite a transferência segura de informações financeiras sem roubos ou vazamentos. Isso garante a confiança do seu cliente e a manutenção da sua credibilidade.

Analise se há um bom suporte técnico

O suporte técnico da sua plataforma de pagamento recorrente deve ser ágil e eficaz na resolução de problemas, sejam eles rotineiros ou eventuais. O suporte deve garantir a usabilidade da plataforma e o uso irrestrito de todos os seus recursos.

Dessa forma, você pode usar sem medo a plataforma, sabendo que qualquer problema será rapidamente resolvido.

Qual é a melhor plataforma de pagamento recorrente para você?

A opção mais completa e de melhor custo-benefício é a plataforma do Galax Pay, que atende a todas estas premissas apresentadas aqui. Traz um API personalizável, diferentes formas de pagamento, acesso via mobile e praticidade no uso.

Além disso, funciona com gateway de pagamento, que permite a negociação das taxas diretamente com as operadoras de cartões. Por fim, garante outras vantagens como:

  • Gestão completa de clientes e cobranças, com conta digital e contrato digital;

  • Notificações personalizadas;

  • Relatórios para gestão financeira.

Garanta a melhor opção para pagamento recorrente

Garantir a melhor plataforma de pagamento recorrente é a melhor opção para sua loja virtual. Dessa forma, você é capaz de garantir o melhor preço, melhores recursos para pagamento recorrente e maior segurança.

Esses três pontos são essenciais numa plataforma de pagamento recorrente, permitindo agilidade e segurança em todo o pagamento. Inscreva-se abaixo e deixe que um de nossos especialistas vá até você!

Receba o contato de um especialista

Autor

Time Galax Pay

Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!

Outros posts feitos por Time Galax Pay

Deixe seu comentário