4 passos para começar o controle financeiro

Confira 4 dicas importantíssimas para começar o controle financeiro da sua empresa com o pé direito.

por Cake Erp

O controle financeiro é crucial ao administrar um negócio, independente do tamanho. Sem um gerenciamento adequado dos pagamentos e recebimentos, sua empresa nunca alcançará o nível de sucesso de que é capaz.

Em alguns setores que operam com margens muito apertadas, a falta de controles pode levá-los à falência em pouco tempo. Se você tiver a sorte de estar em um negócio com margens altas, talvez não feche as portas, mas definitivamente corre o risco de perder muito dinheiro.

Felizmente, você pode executar algumas etapas para garantir que as finanças da sua empresa estejam em excelente forma. Confira 4 passos essenciais para começar!

Eduque-se

Uma das primeiras coisas que você deve fazer para começar a ter um controle financeiro é educar-se sobre os vários aspectos envolvidos nessa atividade.

Para iniciantes, é essencial aprender a ler as demonstrações financeiras. Esta é uma declaração importante que mostra tudo sobre o seu dinheiro - de onde se originou, por quantos lugares passou e onde está.

As demonstrações financeiras contêm 3 detalhes essenciais - demonstração do fluxo de caixa, demonstração de resultados e balanço patrimonial.

A demonstração do fluxo de caixa analisa atividades operacionais, investimentos e entradas / saídas financeiras.

O balanço patrimonial fornece informações relacionadas aos ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa.

A demonstração do resultado reflete a receita auferida dentro de um período específico.

Entendendo esses relatórios, você entenderá melhor como, de fato, sua empresa está se saindo.

Um erro muito comum cometido pelos empresários é atentar-se somente ao lucro. No entanto, existe a possibilidade de uma empresa ter muitas vendas, ser lucrativa e, mesmo assim, ter problemas de caixa.

Assim, para gerenciar melhor seu negócio e ter um maior controle financeiro é essencial ter uma contabilidade bem feita e, acima de tudo, saber ler os relatórios gerenciais.

Elabore um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para alcançar um maior controle financeiro. Nele, são controladas todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, os empresários conseguem ter uma visão global das finanças de sua empresa.

Com o fluxo de caixa atualizado é possível, por exemplo, verificar que nas próximas três semanas a empresa estará com sobra de caixa. Logo, nesse meio tempo é possível investir em uma aplicação financeira de curto prazo, para o dinheiro não ficar parado.

Da mesma forma, é possível identificar que dentro de um mês a empresa terá que pagar uma dívida alta e, de acordo com as entradas e saídas planejadas, não haverá dinheiro suficiente em caixa. Assim, há tempo hábil para buscar soluções para esse problema, tais como um empréstimo de capital de giro, antecipação de recebíveis ou renegociação da dívida para outra data.

Ou seja, o fluxo de caixa agrega muito mais poder de gestão às suas finanças. Obviamente que imprevistos podem acontecer, como a inadimplência de clientes. No entanto, isso também pode ser mensurado com base no histórico da empresa e adicionado ao fluxo de caixa.

Mesmo que haja variações, os gestores estarão muito mais seguros sobre os eventos financeiros futuros e deixarão de agir "no escuro".

Além de tudo isso, o fluxo de caixa ajuda a sua empresa a ter um controle eficiente de todas as suas dívidas. Dessa forma, você não corre o risco de esquecer algum pagamento e, assim, incorrer em multas e juros. Dessa forma, podemos dizer que o fluxo de caixa é um dos pilares do controle financeiro.

Mantenha as despesas sob controle

É importante que os empreendedores fiquem firmes no propósito de manter suas despesas sob controle, sem prejudicar a satisfação do cliente. Isso vale, especialmente, para pequenas empresas.

Todo negócio incorre em dois tipos de custos - fixos e variáveis. Embora os custos fixos devam ser suportados, independentemente de sua empresa ganhar dinheiro ou não, há margem para economias em custos variáveis.

Por exemplo, em vez de comprar licença de softwares, que em alguns casos são extremamente caros, você poderia investir em soluções na nuvem.

Dessa forma, além de não ter custo de licenciamento, você também não precisa se preocupar com atualizações e manutenção, desafoga sua equipe de TI e tudo isso por apenas pequenas quantias mensais.

Utilize uma solução de gerenciamento de pagamentos

Receba o contato de um especialista

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas, e que afetam diretamente o seu controle financeiro, é a inadimplência. Por isso, é muito importante buscar métodos para diminuir sua ocorrência. Uma das formas mais eficazes de alcançar esse objetivo é automatizar o pagamento dos clientes.

Nesse sentido, a Galax Pay oferece uma série de soluções que ajudam as empresas a controlar suas finanças e a reduzir a inadimplência. Confira as opções:

  • Débito automático no cartão de crédito: Se você usa Spotify, Netflix, Deezer ou algum aplicativo semelhante, você sabe bem como isso funciona. Mensalmente, em uma determinada data, o valor referente à mensalidade desses serviços é debitado em sua fatura, automaticamente.

    Com o Galax Pay, sua empresa pode usar essa solução tanto para serviços de assinatura mensal, quanto para parcelamento da dívida, o que é ótimo para o cliente, pois essa opção não consome o limite de seu cartão de crédito. As parcelas são cobradas de forma individual, mês após mês.

  • Boleto Bancário: A emissão de boletos é um processo que demanda muito trabalho nas empresas, principalmente quando emitidos em grandes quantidades. Geralmente, é preciso enviar arquivos de remessa e retorno para os bancos para acompanhar as emissões e quitações de boletos.

    O Galax Pay simplifica esse processo, automatizando diversas atividades. Você pode, por exemplo, programar a emissão de boletos para clientes recorrentes.

  • Débito em conta corrente: Oferecer diferentes métodos de pagamento é uma forma eficiente de conquistar seu cliente. Atualmente, muitas pessoas prezam pela praticidade e buscam opções que gerem o mínimo de trabalho possível.

    A opção de débito em conta corrente, nesse sentido é uma ótima solução, tanto para o cliente quanto para a sua empresa. Utilizando essa opção, diminui consideravelmente as chances de inadimplência.

Como você pode ver, as soluções da Galax Pay visam a facilitar os recebimentos de sua empresa e, ao mesmo tempo, ajudam a reduzir o índice de inadimplência e de atrasos de pagamento.

E melhor ainda: manter suas despesas sob controle!

 

Autor

Cake Erp
Guest Post
O Cake é um produto desenvolvido pela NL Informática, uma empresa nacional que há mais de 36 anos vem construindo uma das mais sólidas carteiras de clientes na área de softwares de suporte à gestão. Oferecemos soluções de gestão online, baseados no conceito SaaS, o que significa que, em vez de efetuar pagamentos elevados, pontuais e únicos, você efetua pequenos pagamentos mensais, semestrais e anu
Outros posts feitos por Cake Erp
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa