4 maneiras de identificar um boleto falso

Confira agora 4 dicas para não cair no golpe do boleto falso!

por Lays Xavier
4 maneiras de identificar um boleto falso

Boletos bancários são uma das formas de pagamento mais utilizadas, e isso tem despertado a atenção de fraudadores. O golpe ocorre de maneiras variadas, podendo ser através de ataques virtuais que modificam o código de barras original, ou envio de e-mails semelhantes aos dos prestadores de serviços, contendo dados que encaminham o dinheiro para uma conta fantasma gerenciada pelos fraudadores.

Ao observar esse problema, o Galax Pay preparou este post para ajudar você a se precaver e não cair em nenhum golpe. Um dos golpes mais comuns que podem afetar empresas ou empreendedores, são golpes de boletos falsos de renovação de domínio de sites.

Veja a seguir 4 maneiras de identificar um boleto falso!

1. Confira números e valores

Observe se os números indicados no boleto são reais. Fique atento ao valor indicado no campo valor documento, o número da Agência e o Código do Cedente. Caso esses números estejam alterados, entre em contato com sua prestadora de serviços imediatamente para a verificação.

Confira também os três algarismos iniciais pois estes números identificam o banco que emitiu o boleto. Essa identificação segue uma tabela da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

como%20identificar%20boleto%20falso%201.

2. Fique atento ao código de barras

O código de barras é único e representa o código numérico, ou seja, digitar aquela sequência de números equivale a representação gráfica do pagamento envolvido. Código de barras apagados ou com lacunas, devem receber atenção, pois isso é um meio de levá-lo a digitar a combinação que encaminhará o valor pago para uma conta não desejada.

como%20identificar%20boleto%20falso%202.

3. Proteja seus dados

Não forneça seus dados de modo equivocado. Ao entrar em um site, confira a indicação de segurança do seu navegador. Verifique se o site está indicado como seguro, ou seja, que possui Certificado Digital SSL, assegurando que qualquer informação sua trocada com aquele domínio estará protegida.

Veja um exemplo abaixo:

image(137).png

É de extrema importância que você não tenha o costume de fornecer informações confidenciais a sites desconhecidos, faça uso de senhas fáceis ou acesse informações sigilosas em computadores públicos.

4. Entre em contato com sua prestadora de serviço

Ao contratar algum serviço, certifique-se junto ao prestador sobre as taxas, datas de vencimento e métodos da cobrança. Caso a cobrança chegue por boleto via e-mail, verifique qual o endereço que enviou e se é o utilizado pela sua prestadora.

E claro, realize os demais processos de validação do boleto indicados acima para não cair em nenhum golpe virtual.

Observe as informações no seu boleto e se atente ao que foi contratado, para que não haja desentendimentos. Em caso de dúvida por cobranças fora do tempo, valores alterados e endereço de envio duvidoso, entre em contato com a sua prestadora de serviço.

O Galax Pay é especialista em emissão de boletos bancários e identificou que essas são as características mais exploradas por fraudadores que geram boletos falsos.

Por aqui já alertamos nossos clientes, compartilhe este post com seus amigos para que eles não caiam no golpe do boleto falso. wink_smile.png

Autor

Lays Xavier

Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Cursando Publicidade e Propaganda, vive atrás de referências na busca de produzir conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos.
Engajada em cursos online, sabe que o conteúdo nasce do conhecimento e por isso, está constantemente atrás de novas oportunidades para adquiri-lo.

Outros posts feitos por Lays Xavier

Deixe seu comentário