Como evitar golpes financeiros na internet

Compartilhar

|

Cuidado! Os golpes online estão cada vez mais comuns! Saiba como evitar os golpes financeiros pela internet e descubra como obter crédito online sem dores de cabeça.

Para evitar golpes online, você precisa ter cuidado com os sites que visita e os dados que fornece.

Quer obter um empréstimo online, mas anda com medo de golpes financeiros? Pois todo esse receio é realmente justificável.

Durante a pandemia do Coronavírus, o número de golpes financeiros cresceu exponencialmente. Especialmente com casos de dados confidenciais.

Mas esse não é o único tipo de golpe online, e todos eles podem trazer prejuízos e dores de cabeça. Para ajudar você a evitá-los, apresentamos tudo sobre o assunto logo abaixo. Continue lendo!

Principais golpes

Vários golpes podem acontecer online, e novos surgem a cada dia. Por isso, é essencial ter sempre cuidado com seus dados e com a empresa com a qual você está negociando.

Um dos dados comuns, por exemplo, é o de compras online “fake”. Ou seja, em que o usuário faz a compra, mas nunca recebe os produtos. É algo que acontece quando a loja de compras é falsa.

Outro golpe online é o do empréstimo consignado, com taxas baixas que chamam a atenção. Os criminosos então cobram uma taxa inicial para liberar o crédito, o que nunca acontece.

Também existem golpes pelas redes sociais, como no Facebook e WhatsApp. Nesses casos, o consumidor visualiza uma promoção tentadora e, ao acessá-la, precisa preencher seus dados. Então, os criminosos usam esses dados, por exemplo, para obter empréstimos no nome da vítima.

Esse tipo de golpe, que obtém os dados do usuário, também costuma acontecer por e-mail. Aliás, ele ainda é bastante comum por telefone, em que os criminosos geralmente solicitam os dados do cartão de crédito do usuário. É um outro cuidado que você deve tomar: não informe seus dados pessoais a ninguém. Nem mesmo se a pessoa se identificar como atendente do seu banco.

Por e-mail, também há os casos de boleto falso. Neles, o cliente recebe um boleto para pagamento condizente com algo que ele comprou, por exemplo. Porém, o boleto foi falsificado e o valor pago vai para a conta do criminoso, em vez de para a loja.

Como se precaver desses golpes

Para evitar cair em um golpe online, é muito importante ter alguns cuidados. Inclusive na hora de fazer um empréstimo online.

Claro, muitas empresas são confiáveis e idôneas. Mas criminosos também aproveitam o ambiente da internet para fazer vítimas. É essencial saber diferenciar bons negócios daqueles fraudulentos.

Segurança do site

A primeira dica para se prevenir dos golpes online é ter atenção ao site que você está utilizando. Ele é seguro?

Para ter a certeza que sim, você pode verificar os certificados de segurança do portal. Normalmente, eles ficam no fim da página.

Também vale a pena conferir a linguagem do site, sua ortografia. Se perceber muitos erros de Português, desconfie! Os sites criminosos não costumam ter tanto cuidado com a Língua Portuguesa, e essa será uma indicação para você ter atenção.

Aliás, mesmo que o site pareça “real”, confira! Muitos sites se parecem muito com o de bancos conhecidos, mas são “cópias” usadas para enganar os consumidores. Esses sites plagiados são muito comuns, por exemplo, em golpes de leilões online de carros.

Reputação da empresa

É fundamental ter a certeza de que a empresa com a qual você está fazendo negócio é confiável. Então, pesquise pela opinião de outros consumidores sobre ela.

Nas redes sociais e no Google você terá acesso a comentários sobre a empresa. Inclusive, poderá conferir se há denúncias de golpes e fraudes pelo negócio.

Obtenha o crédito que você precisa apenas se confiar na financeira. Confira tudo sobre ela, para ter mais segurança de não cair em golpes.

Valores adiantados

O pagamento de um empréstimo só pode começar depois que você receber o crédito em conta. Nunca antes disso.

Muitos empréstimos fraudulentos fazem o pedido de pagamento antecipado. Ou seja, o usuário deve começar a pagar antes mesmo de receber o crédito.

Se a oferta de crédito incluir essa regra, não faça o empréstimo. Pode ser uma cobrança mínima, de uma taxa única. Não faça o pagamento.

Esse tipo de condição é sinal de golpe. Mesmo que as condições de oferta do crédito sejam muito atrativas, procure por outra opção. Confiável e que não cobre valores antecipados.

Busque empresas seguras e confiáveis

Como explicamos, é fundamental pesquisar bem sobre a empresa em que você vai obter o empréstimo.

Para isso, você pode contar com o auxílio de ferramentas online, como a do Juros Baixos. O Juros Baixos conta com um comparador de empréstimo, para você fazer a simulação de empréstimo.

Basta apresentar algumas informações, como o valor desejado de crédito, e você terá acesso a várias ofertas de empréstimo. Assim, será mais simples conferir opções confiáveis e compará-las, para contratar a mais interessante.

Outro recurso para você usar é a página de cartões do Juros BaixosNela, você pode visualizar inúmeras opções de crédito e selecionar a que combina melhor com seu perfil.

A internet pode facilitar muito o dia a dia, inclusive na hora de obter crédito. Afinal, com ela você não precisa passar horas em negociação no telefone, nem ir a uma agência bancária.

Online, você consegue comparar opções de crédito, avaliar suas taxas e até fazer a contratação rápida dos valores.

Porém, toda essa facilidade também atraiu criminosos para o meio online. Eles se aproveitam da impessoalidade do atendimento e aplicam golpes que podem gerar prejuízos e muitas dores de cabeça.

Para se proteger de problemas assim, você pode tomar cuidados básicos. Como pesquisar bem pela empresa de crédito e navegar apenas por um site seguro.

Outra dica é sempre desconfiar se a oferta parecer boa demais. Conhece o ditado “Quando a esmola é demais o santo desconfia”?

Pois é: se as taxas forem baixas demais, se as condições forem muito diferentes das de outros bancos, tenha cuidado. Esse tipo de estratégia, de ofertas tentadoras costuma ser usada por criminosos, para atrair os consumidores.

Claro que uma empresa idônea precisa ter boas ofertas. Mas ao verificar essas boas condições, confira se o negócio é mesmo confiável, e se você está navegando pelo site certo.

Com atenção e um bom planejamento financeiro, para conseguir pagar o crédito, obter seus valores online será cômodo e prático.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time