4 Estratégias obrigatórias para empresas SaaS

Fazer só o “dever de casa” não basta, é necessário usar táticas específicas para o segmento.

por Michael Alexsander

O SaaS chegou para ficar e fidelizar. Com tradução livre software como serviço do inglês Software as a Service, esse modelo de negócio consiste no formato de comercialização de softwares por assinaturas.

Tudo que é tendência no cenário econômico chama atenção dos empreendedores, a hi-tech do momento é o modelo SaaS, com mercado em crescimento em todo o mundo, fazendo com que empreendimentos online tornem o espaço cada vez mais concorrido.

Assim sendo, o sucesso da nova empresa SaaS depende da sua capacidade de adquirir novos clientes de forma rápida e com baixo custo, além de conseguir retê-los no longo prazo aumentando seu LTV (valor do ciclo de vida do cliente, do inglês Lifetime Value).

Por isso, o Galax Pay irá te ajudar a se posicionar nesse mercado para conquistar mais vendas e clientes. Conheça agora 4 estratégias de marketing para empresas SaaS que irão te fazer faturar alto.

Estratégia 1: Deixe sua persona testar gratuitamente

Oferecer amostra grátis é uma ação bastante comum no varejo físico, bem antiga e que continua funcionando, tão certo que o mundo virtual adotou a prática.

O teste gratuito é estratégico na aquisição e engajamento de novos usuário de SaaS. Dar um produto ou serviço gratuito é a estratégia mais disseminada e amplamente aceitas nesse mercado.

Justamente por esse motivo, da ampla disseminação, que a estratégia passa ser quase obrigatória para engajar o usuário. O mercado já está viciado em testar novos softwares e aplicativos antes de comprar.

As propostas são inúmeras: teste gratuito, avalie por tempo limitado, modelo freemium, versão limitada gratuita, e outros. Você verá isso em vários displays distribuídos na internet. Quando quiser um produto SaaS, provavelmente verá uma opção de avaliação gratuita em algum lugar.

PwpA7EYVfZpj4p1x5aFk4SCNmsJNZbHGGMT_XdNW

Print do sitedo Galax Imob - Gestor para Imobiliárias.

Se você tem um SaaS, oferecer seu produto gratuitamente é uma estratégia obrigatória para adquirir mais clientes e vender mais. Tenha muita atenção nesse ponto, só isso não basta, tenha uma estratégia completa de marketing digital.

Estratégia 2: Eduque seu mercado com conteúdo rico

Entenda os principais problemas, desafios e sonhos do seu cliente, para enquadrar os recursos do seu produto justamente na solução que alivia essas necessidades. Crie e-books, vídeos, planilhas, calculadoras, modelos, infográficos, guias interativos, webinars, entre outros conteúdos interessantes, que sejam verdadeiramente valiosos para sua persona e que se alinham às principais necessidades de seus clientes.

Em troca desse rico material exija um e-mail de inscrição para que o usuário consiga acessá-lo ou baixar o arquivo. Através desse contato você irá nutri-lo, educando-o com pequenas doses de informação até ele retribuir essa atenção adquirindo seus produtos.

Essa estratégia atrai tráfego para o seu site e coleta informações de pessoas que estão interessadas no seu produto. Utilize esta lista de leads e faça campanhas de e-mail marketing direcionadas e poderosas!

Estratégia 3: Automatize a nutrição dos leads

Oferecer material rico periodicamente através de um blog é uma excelente maneira de atrair diretamente as personas para que se relacionem com você. Adapte a escrita a ponto de engajar sua persona e melhorar o tráfego do seu blog. O objetivo é dar ainda mais valor ao seu público-alvo, entregando conteúdos que realmente os interesse.

O blog nesse caso serve como depósito de conteúdo, mas de nada adianta se não for consumido. Aqui entra o e-mail marketing, o mais importante canal de nutrição de leads da atualidade.

Para automatizar seu e-mail marketing, crie um fluxo composto por vários e-mails focados em apenas uma persona com conteúdo que a enriqueça e torne o dia dela mais feliz. Através de softwares, que inclusive também são SaaS, é possível programar envios sequenciais, acompanhar interações e criar bifurcações para engajar de maneira diferente, dependendo do comportamento e do perfil do contato.

Uma dica do Galax Pay para fazer essa automatização é o egoi, vale a pena testar.

Estratégia 4: Faça upsell

O termo Upsell não tem uma tradução literal para o português, mas podemos entender como vender a mais ou vender novamente,completar a venda ou venda complementar e por último, upgrade na venda. Não interprete, de forma alguma, como venda casada, pois não é.

O Upsell é uma estratégia de vendas com foco único no cliente, tendo como obrigação melhorar a experiência do comprador com a sua marca, produto ou serviço, e por consequência, aumentar seu ticket médio e seu faturamento.

Um upsell consiste, essencialmente, em melhorar a compra inicial do seu cliente. É como se você criasse uma oportunidade para a pessoa adquirir um item mais completo do que aquele que ela já tinha escolhido.

Veja o exemplo: Você vai ao mercadinho comprar café. Vê um pacote de 250g que custa 5 reais e decide levá-lo. Mas antes de sair, o vendedor te interrompe para oferecer um pacote de 500g que custa 8 reais.

Você percebe que vale a pena gastar um pouco a mais para comprar o dobro? Então você opta pela opção mais cara, pois existe de fato, maior custo-benefício. Isso é um upsell! Em resumo, consiste em aumentar o valor final da compra, gerando vantagens para o comprador.

Para levar sua empresa SaaS ao sucesso, é necessário usar táticas específicas e eficazes para o segmento. A proposta de valor que sua empresa oferece deve ser o norte para sua estratégia.

Como dica final, lembre-se: gere valor para o usuário antes dele comprar de você e o faça feliz antes mesmo dele virar cliente. Sucesso e bons negócios

Autor

Michael Alexsander
Growth
Growth Hacker com foco no crescimento do cliente. No sangue corre axé e funk, mas o colar preto é do forró. Bacharel em Administração e MBA Executivo em Gestão de Custos pela PUC-MG. Empreendedor Serial e Educador Financeiro revoltado com a cultura financeira "burra" do Brasil. Ator com DRT e Scalper da Bolsa de Valores.
Outros posts feitos por Michael Alexsander
Comentários:
Onde estamos
Rua Platina, 1375, 2º andar, Bairro Prado, Belo Horizonte / MG
Ver no Mapa