3 principais características de uma excelente API de Boletos

Compartilhar

|

Fique por dentro de todas as características necessárias para que uma API de Boletos te ajude a otimizar as cobranças automáticas em sua empresa.

integração via API já é uma realidade na maioria dos negócios. Ela é uma ferramenta que permite otimizar a venda de produtos ou serviços, pelas mais diversas formas de pagamento. Uma dessas formas é a API de boletos.

E por que boleto bancário? Segundo estudo realizado pelo Sebrae, a aceitação do boleto bancário entre consumidores digitais é de 75%, estando apenas atrás do cartão de crédito (89%). Por isso é importante oferecer essa forma de pagamento.

Assim como é importante contar com uma excelente API para gerar boleto. Conheça mais sobre API de pagamento e quais são as características que deve buscar numa para boletos!

O que é uma API de pagamento?

“Empresas digitais ganham em agilidade e eficiência quando facilitam a comunicação financeira usando da API de pagamento.”

API de pagamento (Application Programming Interface) se trata de uma solução digital para serviços financeiros. Através da programação, traz instruções padronizadas que permitem uma interface de acesso a um sistema online.

Basicamente, é uma plataforma de comunicação entre diversos serviços financeiros. A função das APIs é criar interfaces entre esses serviços, permitindo uma integração e comunicação sistêmica no ambiente virtual.

Para que serve uma API?

Uma API existe para identificar as atividades essenciais para um pagamento online e integrá-las num único sistema. Com isso, é possível automatizar processos financeiros, como pagamento e recebimento de valores.

Ex: numa compra com boleto, é a API que possibilita a comunicação rápida com o banco para obter o boleto registrado.
API, através da codificação de parâmetros para pagamento online, serve como ponte entre aplicações.

E como funciona a API para gerar boleto?

Uma API de pagamento pode ser utilizada para diversas formas de pagamento e uma das principais é o boleto bancário. A API de boletos permite a emissão de boleto registrado, de maneira prática e rápida para um negócio digital.

Não traz apenas isso, também garante um gerenciador de boletos, o que permite uma melhor gestão de cobranças. Isso é algo importante para modelos de pagamento como o pagamento recorrente.

Por fim, uma API de boletos garante que todo o processo financeiro com o cliente ocorra de maneira automática. Essa é a ideia por trás da integração via API, conectando diversos serviços financeiros para funcionamento automático em plataforma.

Para quem é recomendada a API de boletos?

“A gestão de cobranças por boleto é facilitada pela API, que permite um total controle de contas e recebimentos.”

Basicamente, a API de boletos é recomendada para qualquer empresa que deseja a integração de serviços num sistema, de forma a facilitar a rotina financeira. É a API que permite gerar boleto online e ter um gerenciador de boletos ao mesmo tempo.

Através desse sistema, você pode:

  • Gerar boleto online;
  • Gerir as cobranças pendentes e finalizadas dos clientes;
  • Organizar cobranças no modelo de pagamento recorrente;
  • Obter relatórios e métricas de venda para tomada de decisão da empresa.

Tudo isso é disponibilizado de maneira prática e rápida para o seu negócio digital. Contudo, como encontrar a melhor API para gerar boleto online?

As 3 principais características de uma excelente API de boletos

Agora que sabe o que é uma API de pagamentos – e como funciona uma API para gerar boleto – é momento de responder outra pergunta: como encontrar uma excelente API de boletos?
Para lhe ajudar nisso, há 3 características que uma API deve ter para ser vantajosa para você. Veja agora quais são!

Automatização dos processos

A característica mais óbvia da API de boletos é a automatização. Isso permite a otimização de atividades como:

  • Realização de cobranças;
  • Identificação e baixa de pagamento do boleto bancário;
  • Notificação de cobrança para atrasos;
  • Emissão de 2ª via do boleto.

Através da API de boletos, lhe deve ser garantido que todos esses processos ocorram de maneira automática após cadastro do cliente no sistema. No sistema, você deve ter:

  • Envio e emissão automática de boleto registrado;
  • Notificações automáticas em caso de atraso;
  • Baixa automática do boleto após o pagamento.

Segurança dos processos

A segurança é um fator essencial para que o consumidor prossiga com a compra por boleto. Se o gerenciador de boletos garante a segurança dos dados do cliente em cada compra, mais facilmente ele retorna a comprar.

A autenticação na API através do protocolo HTTPS garante isso, pois é visível ao cliente. Ter um certificado SSL permite que todos os dados sejam criptografados e que o cliente realize a compra sem receio!

Redução de custos no sistema de pagamento

Com a adoção de uma API de boletos, você deve sentir uma redução de custos visível nas suas contas. Para começar, os gastos são mínimos no desenvolvimento da integração via API e não há mensalidade.

Além disso, você não paga por boleto emitido, paga apenas por boleto quitado. Dessa forma, você só é cobrado pela emissão quando já ocorreu o pagamento por parte do cliente!

Leia também: Como protestar um boleto? Veja o passo a passo!

Com quem contar para uma excelente API de boletos?

A melhor opção é o cel_cash, que integra um sistema de pagamento ao sistema de gestão das cobranças. Através dessa união, é possível automatizar todos os processos e agilizar o registro de boletos.

Além disso, é possível gerir bem suas cobranças, com envio automático de boletos, gestão dos pagamentos e notificações automáticas em caso de atraso. Não há quantidade mínima de boletos para emissão!

Então, se você busca uma excelente API de boletos, conte com os serviços do cel_cash. Solicite abaixo o contato dos nossos especialistas para entender nossas soluções digitais!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time