3 novas tecnologias para beneficiar a sua empresa

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Veja novos negócios que podem auxiliar a sua empresa.

desenvolvimento tecnológico está constantemente impactando nossas vidas. No setor corporativo, isso não seria diferente. Hoje é possível contar com diversas ferramentas que vieram para facilitar os processos internos da empresa, otimizar o tempo da equipe, reduzir gastos e melhorar a comodidade dos clientes. Acompanhar essa modernização é importante para não ficar atrás da concorrência.

Listamos 3 tecnologias para você ficar de olho: PIX, blockchain e chatbot. Siga a leitura para saber um pouco mais sobre cada uma e as suas vantagens.

1. PIX

pagamento instantâneochamado de PIX, chegou para que as transferências financeiras possam ser realizadas em questão de segundos, a qualquer momento do dia. Entrando em vigência a partir de outubro de 2020, o PIX permite fazer transações para outros bancos, cobrando taxas mais baixas do que das TEDs.

Para transferir dinheiro de uma conta para outra, será necessário apenas ter uma conta em um banco ou uma instituição de pagamentos, como o cel_cash. A transferência pode ser realizada a partir de algum dado, como o CPF ou CNPJ de quem vai receber, ou a partir da geração de um QR Code.

SPI, ou Sistema de Pagamento Instantâneo, que é onde o PIX está inserido, se trata de uma base em que são cadastrados todos os bancos tradicionais ou digitais e bandeiras de cartão, entre outras instituições financeiras. A partir da integração entre os bancos nesse sistema, são possíveis as transferências instantâneas. O SPI foi desenvolvido pelo Bacen, o Banco Central do Brasil.

Para as empresas, o PIX apresenta um grande avanço na área das finanças, permitindo maior agilidade tanto no que diz respeito ao recebimento do pagamento de clientes, quanto em relação ao pagamento de fornecedores, por exemplo. Além disso, como as taxas das transações são menores do que as das outras opções bancárias, a economia poderá ser percebida ao fim do mês.

O PIX é uma nova modalidade de transação, sendo opcional, não obrigatória. Porém, certamente é uma boa opção ao tornar os processos de pagamentos menos burocráticos. Os boletos podem ser substituídos por QR codes, e, após o pagamento, o dinheiro entra na conta rapidamente, não havendo mais a demora de até 3 dias. Entre algumas das vantagens do PIX, além da agilidade na liquidação, está também a automatização dos processos e os relatórios de pagamento. O PIX é uma tecnologia que oferece a possibilidade de facilitar o envio das cobranças aos clientes, e, ainda, diminuindo erros nas operações.

2. Blockchain

Lançado em 2009, o blockchain é uma tecnologia descentralizada que foi desenvolvida a partir de uma insatisfação com o sistema monetário vigente. Sua idealização veio da necessidade de transações financeiras mais seguras e rápidas. Junto a ele, foi criada também uma moeda digital e universal chamada Bitcoin (BTC). Você provavelmente já ouviu falar sobre as criptomoedas em relação ao setor de investimentos, mas você sabia que o blockchain também pode ser usado no dia-a-dia corporativo?

Para saber quais são essas aplicações do blockchain, precisamos antes entender como ele funciona. Um ponto importante é a descentralização. Isso significa que não há uma autoridade superior controlando esse sistema. A rede é formada por inúmeros computadores que trabalham de forma simultânea conferindo as transações. Para que uma transação seja consolidada, é necessário que mais da metade dos participantes da rede a validem.

A partir desse momento, ela é imutável, de forma que o sistema do blockchain é extremamente seguro. Não é possível fraudar ou adulterar uma transação, visto que para isso acontecer seria necessário invadir mais da metade dos milhares de computadores do sistema. Não há no controle do blockchain uma autoridade central, suscetível a falhas técnicas ou ataques. Ele está distribuído entre todos os computadores da rede.

Seu funcionamento também garante que as transações aconteçam em poucos minutos, podendo ser processadas a qualquer hora do dia, entre qualquer país. Essa facilidade nas transferências financeiras visa combater a demora e a burocracia das transações até então. Por isso, muitos estabelecimentos inclusive já aceitam o pagamento em criptomoedas.

Porém, não é só em relação às transações monetárias que o blockchain pode ser um bom aliado. As empresas podem fazer uso da segurança e agilidade dele para outras atividades. Por ser um sistema de computação distribuída, essa tecnologia pode assegurar registros privados e imutáveis. As possibilidades de uso do blockchain são variadas e as empresas podem usar a criatividade para encontrar a melhor forma de aproveitar isso.

Por exemplo, para o setor jurídico, ossmart contractsdo blockchain facilitam a assinatura e autenticação de documentos, sem a necessidade de instituições intermediárias, de modo a agilizar esse processo burocrático. Os documentos são armazenados de forma segura, além de também serem reduzidos problemas causados por erro humano.

Já na área da saúde, o blockchain pode ser utilizado para a troca de informações entre hospitais ou entre diferentes setores de um mesmo hospital. Imagine redes de hospitais que podem salvar os dados do atendimento dos pacientes no blockchain, tornando possível que seu histórico de saúde possa ser compartilhado e acessado pelos profissionais a qualquer momento, facilitando todo o acompanhamento do seu quadro e diagnósticos ao longo da vida.

Em relação à logística, grandes redes de supermercado já podem usar o blockchain para fazer acompanhamento de estoque e rastrear seus produtos, seguindo a cadeia de produção dos alimentos. Todo o setor do varejo também pode contar com o blockchain para acompanhar entregas, de modo que a rede facilita a comunicação entre vendedor, transportadora e entregador, registrando o caminho do produto.

3. Chatbot

Se você já entrou em contato com o chat de alguma empresa, é muito provável que já tenha tido seu problema resolvido por um robô. Os chatbots são ferramentas que identificam e respondem a solicitação do cliente, a partir de respostas programadas previamente ou de inteligência artificial. Esses softwares se baseiam em tecnologias como a NLP (Processamento de Linguagem Natural) para que a conversa se assemelhe ao atendimento humano o máximo possível.

Sabemos que a demora no atendimento é uma reclamação muito comum entre clientes e pode ferir a reputação de uma empresa. Quando existe uma sobrecarga de solicitações e o time de atendimento não está conseguindo atender a todas, é inevitável que filas de espera sejam formadas, tanto no chat online quanto no telefone. Por isso, uma das vantagens do chatbot é que suas respostas são instantâneas e não deixam ninguém esperando. Além disso, ele está disponível o dia inteiro, não funcionando apenas no horário comercial.

No caso de lojas online, por exemplo, muitas vezes a maioria dos problemas dos clientes são simples e podem ser resolvidos pelo chatbot. Clientes entram em contato para tirar dúvidas sobre as formas de pagamento, perguntar sobre uma confirmação de compra ou o rastreio de seu pedido. É possível mapear quais são as solicitações mais frequentes e programar o chatbot para lidar sozinho com esses casos.

Dessa forma, os atendentes humanos conseguem direcionar a atenção a situações mais complexas que exigem sua intervenção e que não poderiam ser resolvidas pelo chatbot. Enquanto isso, os robôs lidam com as solicitações mais comuns, desafogando a fila. Esse tipo de tecnologia é de extrema importância principalmente para serviços com alta demanda no atendimento.

chatbot reduz gastos, otimiza o trabalho da equipe e colabora com a experiência do cliente.

Gostou dessas dicas? Acompanhe o blog do cel_cashe encontre sempre informações úteis para sua empresa.

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